sexta-feira, 17 de abril de 2009

TORTURADOR

Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra
.
Antes que a Folha de S.Paulo resolva reescrever a História à sua maneira, convém relembrar que, entre setembro de 1970 e janeiro de 1974, Ustra comandou o DOI-CODI de São Paulo, central de torturas precedida pela OBAN - Operação Bandeirante, que utilizava em sua logística veículos gentilmente cedidos pela famiglia Frias. Para rememorar o episódio da condenação judicial do facínora, ocorrida há poucos meses, clique aqui.

QUEM VENCEU O DEBATE

.
Evento realizado em Porto Alegre na noite de ontem, por iniciativa do blog Jornalismo B, reuniu cerca de 60 pessoas na livraria-café Letras & Cia. O mote “Bloguismo e jornalismo: um novo caminho ou mais do mesmo?” foi explanado por Marco Aurélio Weissheimer (do RS Urgente), Adriano Santos (da equipe do Cel3uma) e Roger Lerina (Segundo Caderno de Zero Hora).
Você poderá ler a narração "ao vivo" do certame clicando aqui. E poderá ver algumas imagens da reunião aqui. Não houve derramamento de sangue. Pelo contrário, a discussão desenvolveu-se em elevado clima de civilidade, sem altercações. Primeiro a chegar e um dos últimos a sair, este cloaqueiro manteve a incógnita acerca de sua identidade civil e teve o privilégio de testemunhar o início de uma bem-vinda aglutinação da blogosfera independente em defesa da qualidade da informação. A verdadeira campeã da noite, pois, foi a cidadania.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

A DIFERENÇA ENTRE ZERO HORA E UMA LATA DE TITICA

Não faz muito tempo, um filme publicitário do tablóide Zero Hora que anunciava a edição do dia seguinte terminava com o logotipo do jornalzinho cercado por uma pequena nuvem de insetos. Eram moscas. Hoje, o comercial é outro. Tiraram as varejeiras de cena. Mas, a gazetinha da RBS não mudou nada. Tomemos como exemplo a edição deste dia 16 de abril. Na página 8, de "Política", encontramos escondida uma sensacional "reportagem" sobre o milionário escândalo trazido à tona pela Polícia Federal, e que insiste em bater à porta da governadora tucana Yeda Crusius. Poderíamos escrever "clique aqui" e remeter você que nos lê diretamente à cena do crime. Ocorre que o texto da "matéria" é tão esclarecedor e tão rico que resolvemos copiá-lo na íntegra.
.
GOVERNO DO ESTADO
Silêncio sobre Solidária
O Palácio Piratini evitou se manifestar ontem sobre o indiciamento da empresária Neide Bernardes em quatro inquéritos da Operação Solidária e a convicção de agentes federais de que ela e outros investigados teriam Walna Vilarins Meneses, assessora da governadora Yeda Crusius, como “elemento de ligação” com o governo.
Zero Hora deixou recados na caixa postal do assessor de imprensa do Piratini, Joabel Pereira, mas não obteve retorno. Também pediu contato com o secretário da Transparência, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, mas não houve resposta. Durante todo o dia o telefone de Walna foi atendido por uma funcionária do Piratini, que sustentou que ela estava em reunião.
O líder da bancada do PSDB na Assembleia, Adilson Troca, disse que o Piratini não deve se envolver no caso:
– Não temos conhecimento de que Walna esteja sendo investigada. Essa senhora chamada Neide é a investigada, e foi pego um contato dela com Walna. Walna faz parte do governo e cabe a ela buscar essas informações. O governo não deve se envolver nisso.
.
Viu só, que maravilha o poder de síntese dos editores? E o que dizer do último parágrafo, com a fala do deputado tucano? Você entendeu? Então, vamos explicar: Walna Vilarins Meneses é o braço direito de Yeda Crusius, e é apontada pela Polícia Federal como elo do governo com a corrupção. Nas palavras do Sr. Troca, "Walna faz parte do governo", mas "o governo não deve se envolver nisso". E acabou a reportagem. Sem assinatura. Sequer um pedido de desculpas pelo mau cheiro exalado. Ah, sim, a diferença entre o tablóide da RBS e uma lata cheia de troçulhos? Está na cara. É a lata.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

O JORNALISMO-BOQUETE DO CARCAMANO

Não contente com a missão que lhe foi confiada - de avacalhar o Governo Lula -, o biógrafo oficial da ditadura e ex-assistente do lendário fofoqueiro Ibrahim Sued deu agora para outras práticas despundonorosas. Os jornalões que o acoitam estão aí, para quem quiser ver.

CIDADE GAÚCHA PROMOVE FESTIVAL DA MENTIRA (não, não é o Encontro dos Jornalões)

Na próxima sexta-feira, 17, terá início o Festival da Mentira, em Nova Bréscia, pequeno município do interior gaúcho, a 160 km de Porto Alegre. O evento, em sua 15ª edição, promete "um carro zero" para o mais convincente contador de lorota e "uma moto" para o vice. Representantes da mídia corporativa lamentaram que alguns de seus principais colaboradores tivessem suas incrições recusadas. A alegação dos organizadores do certame para a negativa foi a de que "seria uma covardia", e que não teria graça, afinal, trata-se de uma competição apenas para amadores. Para certificar-se de que Nova Bréscia existe,sim, clique aqui. E, se quiser concorrer ao carango, ligue para este número: 0_ _51- 3757-1122.

terça-feira, 14 de abril de 2009

BEM FEITO!!!

Leia aqui.

TUCANO VALENTÃO DO AMAZONAS É O SENADOR MAIS INÚTIL DA REPÚBLICA

A organização não-governamental Transparência Brasil divulgou, nesta segunda-feira, um interessante estudo sobre a produção legislativa do Senado Federal desde 2003. Entre outras coisas, o trabalho revela que 38% do que se produziu naquele sodalício nesse período - quase 22 mil propostas - dizia respeito a matérias de "baixo impacto", ou seja, proposituras irrelevantes e sem qualquer conexão com a vida real dos brasileiros - por exemplo: homenagens a pessoas e instituições, batismos de logradouros, pedidos de convocação de sessões solenes, datas comemorativas etc. O resultado do estudo mostra que o campeão nacional absoluto e disparado de baboseiras é o intrépido senador amazonense Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto, do PSDB. Entre moções de bater palmas e de assoar o nariz, Virgílio - também conhecido pelas cunhãs de algumas ribeiras nortistas como O Boto - emplacou nada menos que 867 "proposições".
. Para ler na íntegra, e sem intermediários, o relatório da Transparência Brasil, clique aqui. Para conhecer a vasta produção legislativa do parlamentar telecatch, clique aqui.
. Em tempo: temos dúvidas se o relatório inclui entre os feitos do tucano o voto que ele deu na CPMI da Pedofilia, em 2004, livrando a cara de seu amigo Omar Aziz (PFL),então vice-governador do Amazonas, investigado por suposto envolvimento com redes de exploração sexual infanto-juvenil.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

A MANCHETE DO ANO

.
A reporcagem* da Folha de S.Paulo pretendia demonstrar o caráter persecutório da Polícia Federal contra os impolutos e angelicais partidos da oposição ao Governo Lula. O título encontrado para encimar a tese é o que podemos chamar, verdadeiramente, de "fogo amigo". Clique aqui e veja se o beatíssimo deputado Rodrigo Maia terá razão em pedir direito de resposta.
.
* Reporcagem - Brilhante neologismo criado pelo Antônio Mello, titular do antenado Blog do Mello.

TABLÓIDE GAÚCHO: FHC DEFENDE LULA EM NOVA IORQUE

Notícia estapafúrdia publicada em jornalzinho da RBS dá indícios de que estão botando alguma substância estranha no café da Redação
.
A edição digital do papelucho Zero Hora estampou uma curiosa notícia neste domingo pascoal. Sob o título "Serra critica Lula nos EUA", o subtítulo arrematava: "Socialistas temem que José Serra vença disputa em primeiro turno". Vê-se, de saída, que a preocupação com o nexo não faz parte da rotina daquela gazeta. É o típico caso em que o apêndice caudal não apresenta qualquer relação com as bombachas. Mas, em se tratando de Zero Hora, vale tudo - inclusive um grotesco erro de Português logo na primeira palavra do texto. A nota refere-se a uma "palestra" proferida pelo tucano José Serra em um "evento de tributo à ex-primeira- dama Ruth Cardoso", ocorrido em Nova Iorque, a uma "plateia de americanos". Tudo a ver, não é mesmo? E, a julgar pela narrativa do tablóide, Serra foi tão "veemente" em sua peroração que o viúvo de Dona Ruth viu-se na obrigação de intervir em defesa do Presidente Lula. Clique aqui para conferir. E, por favor, volte para dizer se nós é que andamos bebendo demais.
.
Na foto: o imortal Sérgio Marcos Rangel Porto, aliás, Stanislaw Ponte Preta, autor do Samba do Crioulo Doido e do FEBEAPÁ, o Festival de Besteiras que Assola o País.