sábado, 28 de agosto de 2010

DILMA: PRESIDENTE OU PRESIDENTA?


.
Por Urariano Mota
.
.
Olhem só a que nível chega o reacionarismo, ou, o que é igual ou pior, a prestação de serviço a um patrão reacionário.
Na Folha de S. Paulo deste sábado:

“Petista é vendida como "presidenta" em comícios e ‘presidente’ na TV
ANA FLOR
DE SÃO PAULO
‘Afinal, ela vai ser presidente ou presidenta?’, perguntou Rosane dos Santos, ao deixar um comício em São Paulo, na última semana. A militante se referia ao título que a candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff, teria caso eleita. A confusão tem origem no uso, desde o início do ano, nos discursos da candidata, do presidente e de outros aliados, do termo ‘presidenta’. A alteração do gênero da palavra, que na ortografia não tem versão feminina, foi uma forma de reforçar o fato de Dilma ser mulher....”
.
Não bastasse o viés (santa palavra do jargão) enviesado, o primeiro parágrafo é uma exibição redundante da mais rotunda ignorância. Ignorância da própria língua: “A alteração do gênero da palavra, que na ortografia não tem versão feminina...”
A repórter poderia dizer “A variante do gênero da palavra, que no léxico ...”, ou mesmo “A alteração do gênero da palavra, que no vocabulário corrente”, mas ortografia? Pelo amor de todas as flores, não. Ortografia, vale recordar, cuida das regras da escrita correta das palavras e dos pontos de acentuação, segundo a gramática normativa. Comete um erro ortográfico, por exemplo, alguém que escreva “estupideis” em lugar de “estupidez”. Ou “confuzão” em “lugar de “confusão”.
No caso, se erro houvesse (e não há) em “presidenta”, seria de significado ou semântica, porque “presidenta” se encontra há muito dicionarizada. Mas pra que se importar com tais ninharias, quando o objetivo é jogar “ortografia” no ventilador?
Seria bom que os redatores obedientes dessem uma olhada nos dicionários antes do atendimento ao estalo dos dedos do patrão. Como aqui:
No Dicionário Aurélio:
Presidenta – S.f. 1. Mulher que preside. 2. Mulher de um presidente.
No Dicionário Houaiss:
Presidenta
Acepções
■ substantivo feminino
1 mulher que se elege para a presidência de um país
Ex.: a p. da Nicarágua
2 mulher que exerce o cargo de presidente de uma instituição
Ex.: a p. da Academia de Letras
3 mulher que preside (algo)
Ex.: a p. da sessão do congresso
4 Estatística: pouco usado.
esposa do presidente
.
Mas pra que discutir contra a força do tacape, não é? O que importa mesmo é: Dilma, presidenta. Ou Dilma, presidente. Ou, se quiserem, a primeira mulher do Brasil na presidência. Para que suportem, ou não, uma presidenta nos próximos quatro anos.

NO AR, WILLIAM WAACK MANDA DILMA CALAR A BOCA

Em seu momento Boris Casoy, o ventríloquo e apresentador do Jornal da Globo, William Waack, deu uma ordem peremptória à futura Presidenta Dilma Rousseff, sem perceber o vazamento do áudio. Aconteceu na edição de anteontem, 26, do noticioso mais inútil da TV brasileira. 
.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

APÓS RECEBER PRÊMIO, BLOGUEIRO É SOCORRIDO NA SANTA CASA

.
Estupefato e perplexo com a escolha, por aclamação, de seu humilde blog sujo para receber o Troféu Barão de Itararé, durante o I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, o titular deste Cloaca News teve que ser atendido às pressas no Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo. Ainda com o crachá do evento, em que era possível ler seu nome de batismo – Sr. Cloaca - , o blogueiro foi prontamente atendido naquele famoso nosocômio paulistano, onde recebeu o oxigênio que lhe faltou durante a solenidade de entrega da honrosa láurea.
De volta ao seu QG, em Porto Alegre, o Sr. Cloaca mandou avisar que já respira sem o auxílio de aparelhos, e que retornará à sua faina nas próximas horas.
.













O jornalista e blogueiro Paulo Henrique Amorim, do Conversa Afiada, entrega o Troféu Barão de Itararé ao Sr. Cloaca, que ficou sem ar.
.
FOTOS: C. Kunze