sábado, 6 de junho de 2009

GILMAR E SEUS CAPANGAS OCUPAM VAGAS DE DEFICIENTES EM ESTACIONAMENTO DE UNIVERSIDADE

Graças ao bravo e audaz repórter Leandro Fortes - titular do blog Brasília, eu vi , pudemos conhecer o trabalho das estudantes de jornalismo Sacha Brasil e Maria Scodeler, publicado no Campus, o jornal-laboratório da Universidade de Brasília. Após tocaiar durante um mês os dois Ômegas oficiais que conduzem Gilmar Mendes pra lá e pra cá, as jornalistas constataram que o desrespeito à sinalização e aos deficientes físicos usuários das vagas especiais do estacionamento da UnB é rotina na vida do magistrado-empresário e presidente do STF.
Clique aqui para ler a matéria do Campus. E acostume-se a visitar o blog do Leandro.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

SOLUÇÃO DA CHARADA ANTERIOR: COMO O SECRETÁRIO-LOBISTA DE SERRA RESOLVEU SEUS PROBLEMAS DE “COMUNICAÇÃO”

Justamente agora que o sabujíssimo Gilberto Dimenstein ocupa a democrática tribuna da Folha Online para felicitar os professores paulistas pelo “fracasso” de sua greve, este Cloaca News aproveita a oportunidade para destrinçar mais algumas tramóias do Excelentíssimo Sr. Paulo Renato Souza, Secretário da Educação do governo Zé Chirico. As esclarecedoras (e estarrecedoras) informações, trazidas à luz pelo trabalho incansável de nossa destemida colaboradora NaMaria, permitirão aos leitores formar uma vaga idéia do tipo de gente que pretende tomar de assalto a Presidência da República, em 2010. A pergunta básica é: como Roger Ferreira e seu sócio da Fator F, e mais a equipe que trabalha diretamente com Paulo Renato (os jornalistas Diana Medeiros, Fernanda Canto, Luciana Souza, Manuela Salu Miranda Sá, Maria Teresa Pinheiro Moraes e Ronaldo Tenório), foram contratados pela Secretaria da Educação paulista para o trabalho de assessoria de imprensa? Como sabemos, existem algumas formas de contratação pelo Estado: por concurso público; ou por exercer cargo de confiança do Secretário, Governador...; ou licitação (no caso de pessoa jurídica); ou contratação por dispensa de licitação; ou contratação por notório saber (trabalho pontual, temporário, breve e específico, mais raro). Em qual das categorias está o Roger? Nenhuma. Em quaisquer dos casos acima haveria documentação e publicação no Diário Oficial. No caso de Roger Ferreira ou da Fator F, lamentamos informar: nada consta.
. Um conhecido axioma nos faz relembrar que “o bandido sempre volta ao local do crime”. Competentíssimos que são, Roger e seu sócio Émerson Figueiredo conhecem bem o caminho das pedras: o primeiro foi Secretário de Comunicação do governo de São Paulo entre março de 2004 e março de 2006, e Émerson Secretário-adjunto de Comunicação do governo paulista entre março de 2004 e março de 2006. Ao que tudo indica, foi exatamente pelas portas da mesma Secretaria de Comunicação - SECOM - que voltaram à ativa na Educação. O atual Secretário de Comunicação é Bruno Caetano. Em sua pasta, vemos pelo Diário Oficial que três agências de publicidade ganharam concorrência de muitos milhões, em 2008, e lá continuam até hoje, graças aos famosos aditivos - já foram feitos quatro (vide abaixo, com links e valores). Tudo isso pode durar 5 anos, sem maiores burocracias. Eis as empresas: Adag, Contexto e Lua Branca. Para as três há recursos do Gabinete da Secretaria de Educação, mas dentro da Secretaria de Comunicação - SECOM.
.
Como assim? – você perguntará.
. Vamos resumir e simplificar os códigos criptografados da Secretaria da Educação: cada coisa tem um valor e cada valor fica em um lugar. Se quero comprar bananas nanicas, mas sou da Educação e não tenho verba para bananas nanicas em meu gabinete, posso recorrer ao gabinete da Saúde que tenha esta verba guardada para eu comprar bananas nanicas. O receptáculo da grana é identificado com um código: UGE. Significado das letrinhas: Unidade Gestora Executora.
As agências possuem cada uma quatro UGE 080101, sendo que a Contexto tem cinco. Este código é ligado à Secretaria da Educação, como se verá mais abaixo, nos contratos. Não esqueça: UGE 080101 - esta denominação permite tal tipo de pagamento; nisto está embutido o assessor de imprensa, equipe, publicidade em geral e que tais. São estes os UGE, no mesmo contrato das três agências publicitárias, dentro das respectivas pastas, de acordo com o site da Secretaria da Fazenda de São Paulo:
080101 - Secretaria da Educação - Gabinete do Secretário
260101 - Secretaria do Meio Ambiente - Gab. do Secretário
450102 - Secretaria de Comunicação - SECOM - Unidade de Marketing
130101 - Secretaria de Agricultura e Abastecimento - Gab. Secretário e Assessorias
200101 - Secretaria da Fazenda - Gab. do Secretário e Assessorias
090101 - Secretaria da Saúde - Gab. do Secretário e Assessorias
.
Ou seja: o dinheiro da Secretaria de Educação está na SECOM, e esta paga os gastos da primeira com publicidade, propaganda, assessoria de imprensa, equipe... E, de dentro da SECOM, o dinheiro chega, de alguma maneira, na conta bancária de Roger Ferreira e briosa equipe. É assim que ele é pago. Seu nome não aparece em página alguma do Diário Oficial - apenas na badalação dos jornais mundanos. Estamos enganados, Excelentíssimo Secretário e Conselheiro Paulo Renato? Para ver com alguns detalhes os contratos das agências de publicidade, tais como foram publicados no Diário Oficial, clique aqui. A propósito, existem curiosas coincidências no site da empresa APPM, gerida por um certo Antônio de Pádua Prado Júnior, vulgo Paeco. Mas isto são outros 500…

quinta-feira, 4 de junho de 2009

DESAFIAMOS O SECRETÁRIO-LOBISTA DE SERRA

Excelentíssimo Senhor Paulo Renato Souza, Secretário da Educação do Estado de São Paulo: diga-nos, por favor, em que dia e em qual página do Diário Oficial paulista foi publicada a contratação, pela Vossa pasta, dos serviços de assessoria de imprensa e "planejamento estratégico de comunicação" da empresa Fator F, aquela de que tratamos duas postagens abaixo. E nos informe, por gentileza, quanto custa ao contribuinte esses "serviços", de onde sai o dinheiro que os remunera e qual a vigência do contrato.
Vossa Excelência não precisa vir até este Cloaca News para prestar tão singelos esclarecimentos. Mais prático será convocar algum repórter da Folha de S.Paulo ao seu gabinete e demonstrar a lisura das tratativas, não é?
Ou será que Vossa Excelência deseja que nós aqui nos incumbamos de tal mister?
Até amanhã, Secretário!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

SECRETÁRIO-LOBISTA DE SERRA RECEBE DINHEIRO DE AUTARQUIAS PAULISTAS

Veja aqui mais algumas fontes pagadoras de Paulo Renato Souza ..
.
Você já sabe que, além de exercer o cargo de Secretário da Educação no governo de Zé Chirico, o deputado federal licenciado e ex-ministro de FHC ocupa-se, também, de seu escritório de lobby, a PRS Consultores, que ensina o caminho das pedras a várias editoras de livros didáticos. Já sabe, igualmente, que, além de ser vizinho de porta de uma das empresas do grupo Santillana - um dos gigantes dos livros didáticos no Brasil - , Paulo Renato senta-se numa das cadeiras do Conselho Consultivo deste conglomerado espanhol. O tucano deve mesmo ser muito bom conselheiro, e só a gente aqui não sabia disso. Agora, sabemos.
Paulo Renato é membro do Conselho Administrativo da CPOS - Companhia Paulista de Obras e Serviços, uma empresa de economia mista, vinculada à Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, responsável pelas soluções de engenharia elaboradas para os órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado de São Paulo. O cargo é remunerado, conforme o Estatuto Social da organização (veja no site). E, caso você esteja achando que este Cloaca News está pegando no pé do pobre Paulo Renato, dê uma espiadinha na terceira coluna desta ata, publicada no Diário Oficial. Ocorre que estamos tratando de um homem muito dinâmico, cheio de energia. Vai daí que acabamos encontrando o incansável Secretário da Educação também no Conselho de Administração da EMAE - Empresa Metropolitana de Águas e Energia - outra autarquia que sabe reconhecer, em espécie, o valor de um bom conselho. Para conferir mais uma eletrizante ata, clique aqui. Com tantos afazeres, é provável que o tucano não encontre tempo de responder a este Requerimento de Informação feito pelo deputado estadual Rui Falcão, na Assembléia Legislativa paulista.
.
(com a colaboração de NaMaria)

terça-feira, 2 de junho de 2009

A INCRÍVEL HISTÓRIA DO ASSESSOR TUCANO QUE SAIU DA PARADA PINTO PARA SER VIZINHO DO SECRETÁRIO LOBISTA

.
Você já ouviu falar em Fator F? Para os biólogos, trata-se de um elemento genético extracromossomal identificado em Escherichia coli, um bacilo pertencente à família das Enterobacteriaceae, cujo habitat natural é o lúmen intestinal dos seres humanos e de outros animais de sangue quente. Segundo os cientistas, o bicho possui múltiplos flagelos dispostos em volta da célula. No nosso caso, aqui, trataremos de outro flagelo, este de sangue frio, muito frio.
Eis o nosso Fator F, a prodigiosa empresa de "inteligência em comunicação" criada pelo hiperativo Roger Ferreira, aquele mesmo que foi assessor-chefe de comunicação de Geraldo Alckmin, e também assessor da presidência do banco paulista Nossa Caixa. Lembra do escândalo da Nossa Caixa? Aquele que desviava o dinheiro do contribuinte para financiar a revista Primeira Leitura, de Reinaldo Azevedo, entre outras benfeitorias! Pois é. O Roger Ferreira, grande Roger Ferreira! Hoje o Roger está à frente da Fator F, junto com seus sócios brilhantes. E adivinha só quem cuida da "inteligência da comunicação" da Secretaria da Educação paulista??? Pois é...: a firma do Roger Ferreira, que ele criou logo depois de ser afastado do governo estadual por causa da bandalheira na Nossa Caixa (cá entre nós, ele levou muito a sério esse pronome "nossa"...). Com toda a humildade que o caracteriza, inicialmente ele abriu seu negócio láááááá na Vila Nova Cachoeirinha, zona norte da capital paulista, plena periferia da Paulicéia (confira aqui o curioso logradouro onde se meteu o Roger). O capital inicial era uma, digamos, merrequinha. Coisa simbólica. Mas, veja você como o trabalho bem feito dignifica: há menos de quatro meses a Fator F alterou seu capital para R$ 250 mil, como se vê aqui (na metade da segunda coluna, a partir da esquerda). E o endereço ganhou súbita nobreza, como se verá aqui (role a tela para baixo, para visualizar o mapa). Se você não está familizarizado com a planta da cidade, saiba que a pouquíssimos metros da Fator F está a sede da PRS Consultores, do lobista e secretário da Educação paulista Paulo Renato Souza. Ou vice-versa - a ordem dos fatores não altera coisa alguma. E não nos pergunte, por favor, como foi que o Sr. Ferreira conseguiu o contrato com a Secretaria da Educação. Bem que pediram explicações na Assembléia Legislativa (leia aqui), mas, sabe como são essas coisas. O fato é que o rapaz deve ser bom, muito bom, bom mesmo. Do contrário, o prefeito demo Gilberto Kassab, de quem Roger fez a campanha, não aceitaria pagar à Fator F a módica quantia de R$ 230 mil a título de "assessoria de imprensa" no mês de maio, como você poderá conferir aqui.
.
(COM A COLABORAÇÃO DE NAMARIA)

segunda-feira, 1 de junho de 2009

UM CALHORDA CHAMADO NOBLAT

. .
Perdão, leitores, mas, neste momento em que irmãos de várias nações, inclusive da nossa, experimentam a pior das dores pelo desaparecimento do avião da Air France e equipes de busca esquadrinham o Atlântico atrás de vestígios do Airbus, um jornalista sórdido tenta politizar a tragédia, arrastando o presidente Lula para o epicentro do noticiário sobre o acontecimento. Coisa de gente reles, baixa e que não merece outra coisa senão o nosso mais veemente repúdio. Por isso mesmo, assinamos embaixo das recentes postagens do blog Amigos do Presidente Lula (leia aqui e aqui).

GIGANTE DOS LIVROS DIDÁTICOS TEM SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DE SERRA COMO CONSELHEIRO

O deputado federal licenciado e atual Secretário da Educação do governo de José Serra, Paulo Renato Souza, não é apenas um mero lobista das editoras de livros didáticos em nosso país (como você viu na postagem anterior, o escritório de lobby do tucano ocupa o mesmo corredor no prédio em que está a sede da Avalia, uma das empresas do Grupo Santillana, cliente da PRS Consultores). Na verdade, as relações de Paulo Renato com o conglomerado espanhol da "indústria do conhecimento" são bem mais estreitas e transcendentais. Uma visitinha básica ao site da Fundação Santillana (a fundação/quem somos) basta para encontrarmos nosso personagem ocupando um assento no Conselho Consultivo da organização, ao lado de Fernando Henrique Cardoso, José Sarney, Cristovam Buarque e Nélida Piñon. No mesmo site, você também encontrará a notícia abaixo, demonstrando que o tucano é mesmo bom de serviço.
.
Oito mil professores da rede pública debatem em São Paulo a competência comunicativa na escola
.
São Paulo – 30/04/09 - Oito mil professores da rede estadual e municipal de São Paulo lotaram ontem o Ginásio do Ibirapuera na capital do estado para participarem do VII Congresso Internacional de Educação, realizado pela Fundação Santillana, com o patrocínio da editora Moderna e apoio das secretarias estadual e municipal da educação de São Paulo, da Unesco e da OEI – Organização Ibero-Americana para a Educação, Ciência e Cultura. O congresso foi organizado sob o tema “A Educação no Contexto das Múltiplas Linguagens”.O Secretário da Educação de São Paulo e ex-ministro da pasta, Paulo Renato de Souza, falou aos professores na cerimônia de abertura do evento. Paulo Renato afirmou que hoje o principal desafio da secretaria não é mais a expansão da rede pública escolar e sim assegurar a qualidade do ensino oferecido às crianças. “O objetivo agora é desenvolver o senso crítico nos alunos e a capacidade de aprender, um desafio que não terá êxito se os professores não o acolherem em sala de aula”, disse. Este foi a cerne do evento - discutir e propor aos docentes o uso de diferentes linguagens no processo ensino-aprendizado.

domingo, 31 de maio de 2009

SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DE SERRA É LOBISTA DE EDITORAS DE LIVROS DIDÁTICOS

.

Escritório do tucano é vizinho de porta de cliente controlado por gigante mundial do setor O deputado federal licenciado e atual Secretário da Educação do governo tucano de José Serra, Paulo Renato Souza, é também o feliz proprietário da PRS Consultores, empresa criada em 2003, especializada na “Indústria do Conhecimento”. No rol de clientes desse insuspeito empreendimento cultural, é possível identificar alguns gigantes do mercado brasileiro de livros didáticos, como as editoras Positivo, Moderna e Santillana. Esta última, por sinal, é um caso à parte, já que, além de controlar as operações da própria Editora Moderna, tem sob seu domínio as editoras Objetiva, Salamandra e Richmond, o Sistema Uno de Ensino e a empresa de avaliação educacional Avalia. Guarde este último nome: AVALIA. Agora, sente-se, por favor. Observe o endereço da Avalia: Avenida: São Gabriel, 201, conjuntos 1408, 1409 e 1410, no 14º andar do Edifício Garden Tower Business, no chiquérrimo bairro paulistano do Itaim Bibi. E veja onde funciona a difusora da "indústria do conhecimento" de Paulo Renato, ex-ministro da Educação de FHC: Av. São Gabriel, 201, conjunto 1406. Para começar a compreender o que está por trás do pornográfico relacionamento dos tucanos com essa pujante "indústria do conhecimento", sugerimos que você clique aqui e releia o artigo de Rui Falcão, publicado em 03/10/2007, no Blog do Favre. Já podemos adiantar aos leitores deste Cloaca News que temos mate na cuia. A semana promete.