sábado, 8 de maio de 2010

NOVOS ARES NA INTERNET - APRESENTAMOS O SUL 21


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Acabou-se o mistério. Na próxima segunda-feira, 10 de maio, por volta das 21 horas, entrará “no ar” o portal Sul 21, um jornal virtual diferente de tudo o que você já viu.
Como já anotou Marco Weissheimer, do RS Urgente, “os conceitos básicos que orientarão a linha editorial e o posicionamento do Sul 21 são os seguintes: foco predominante em temas políticos (entendendo a Política aí com “P” maiúsculo); qualidade da informação; busca de rigor na análise; postura crítica frente às desigualdades; permanente busca de diálogo, pluralidade e interatividade. O Sul 21 será um veículo de comunicação baseado em novas mídias colaborativas da Internet 2.0. O foco do jornal será a discussão sobre questões relevantes para o desenvolvimento da sociedade no Século 21, especialmente política e cultura, através de um olhar crítico em relação aos significados trabalhados pela mídia tradicional. Disputará qualidade e referência política, a partir de uma abordagem com humor, inteligência e colaboração”.
Como se vê, não é pouca coisa. A propósito, o próprio Weissheimer é um dos repórteres especiais do portal. O outro é ninguém menos que Elmar Bones, em cuja ficha corrida consta ter sido um dos fundadores do antológico Coojornal.
Não pretendemos aqui estragar as surpresas. Mas podemos adiantar que o Sul 21 conseguiu formar uma invejável seleção de craques, entre jornalistas, articulistas, intelectuais, blogueiros, humoristas e profissionais da imagem. O comando estará a cargo de Vera Spolidoro, jornalista de raro tino, que também assinará uma coluna.
Aí, você já deve estar perguntando aos seus botões: “tá, mas eu também poderei colaborar?”. Poderá, sim. O endereço para correspondência está logo abaixo, no final desta postagem. “Tá, mas vai estar no Twitter, no Facebook e no Orkut?” – você continuará indagando. Sim, sim e sim, responderemos. Aliás, o Twitter do Sul 21 já está fervendo aqui.
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Saia na frente e marque o Sul 21 em seus favoritos. E anote o endereço para correspondência: redacao@sul21.com.br

sexta-feira, 7 de maio de 2010

segunda-feira, 3 de maio de 2010

COMO FUNCIONA O ESQUEMA DA “IMPRENSA” PARA LIMPAR A BARRA DE JOSÉ SERRA

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Por Daniel Lopes, do blog Index
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G1, ClicRBS e os repórteres que escutam demais
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Não é com muita frequência que a grande mídia atualiza a seção Erramos, então assuntem: o G1 soltou nota dizendo que “errou ao informar” que Serra “fez uma comparação entre fumantes e ateus”.
Na verdade, essa é a segunda versão da nota. A primeira, que peguei enquanto esboçava este post, dizia que o portal “reproduziu incorretamente” a fala do pré-candidato. Provavelmente, corrigiram a nota de correção porque enfim decidiram que, “Fala?! Que fala? Mas se não houve fala nenhuma, bleh!”.
Se o repórter errou mesmo, foi, como dizem aqui na sinuca, um erro muito doido. O que Serra teria dito, digo, não teria dito, é o seguinte:

."A pessoa que fuma sabe que o cigarro vai fazer mal, mas continua assim mesmo. Depois, adoece e mesmo assim continua fumando. Assim é uma pessoa sem Deus. Sabe que Ele está ali, mas não o procura".

A suposta fala causou alguns protestos entre “pessoas sem Deus” na blogosfera e no Twitter.
A nota do G1 diz agora que a reportagem “já foi corrigida”. Na nova versão, a transcrição acima não foi retificada, foi simplesmente extirpada. Ou melhor, substituída. Idem na página do ClicRBS. Não existem mais nos textos as palavras "pessoa", "adoece", "fumando" ou "procura". É a ficção orwelliana fazendo escola no jornalismo brasileiro.
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JORNALISMO PARA IDIOTAS: A notícia no ClicRBS, antes (esq.) e depois da alteração
.Ou os repórteres a serviço do G1-ClicRBS-Jornal de Santa Catarina andam fumando muito durante o trabalho (já que teriam imaginado uma fala para o pré-candidato e colocado 37 palavras em sua boca) ou a pressão vinda dos tucanos para que a reportagem fosse alterada foi muito doida. Não há terceira alternativa.

CANDIDATA DA RBS AO SENADO PLAGIA CAMPANHA DE ANGELA MERKEL

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Certamente, quem vive no Rio Grande do Sul já deve ter visto o pomposo filme publicitário assinado pelo Partido Progressista (PP), no qual a candidata do Partido da RBS ao Senado, Ana Amélia Lemos, prega a “boa política”.
A obra é boa e original. O problema é que parte que é original não é boa, e a parte boa não é original. Na verdade, trata-se de cópia descarada de uma campanha de TV, produzida em 2005, pela Christlich Demockratische UnionCDU (União Democrata-Cristã) para a atual Chanceler da Alemanha, Angela Dorothea Merkel.
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A jornalista Ana Amélia, ex-Miss Lagoa Vermelha e estrela do clássico do cinema gaudério “Não Aperta Aparício”, deverá soltar nota, nas próximas horas, informando que “plágio é quando alguém teve a nossa idéia primeiro”.