Imprensa venal reproduz nota oficial dos tucanos, deixa tudo por isso mesmo e enxovalha a dignidade do Jornalismo
.
No último dia 1º de julho, publicamos aqui que José Serra, governador de São Paulo, dera, de viva voz, em telefonema direto à FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), ordem para suspender a "sindicância" que ele próprio determinara, um mês antes, para apurar as "responsabilidades" sobre a compra de livros "didáticos" impróprios para crianças.
Até aquele momento, um seletíssimo grupo de senhoras graúdas daquela Fundação esforçava-se para atirar no colo de subalternos a "culpa" pela lambança. Serra, porém, sempre soube quem eram as verdadeiras responsáveis pelas "más escolhas" literárias daquela casa, e julgando que o assunto já estava morto na imprensa amiga, mandou dar fim à investigação fajuta.
No mesmo dia 1º de julho, o blog NaMaria News foi bem mais fundo no tema, e mostrou até fotos das Damas de Ouro de Zé Chirico e Paulo Renato. Duas semanas antes, o mesmo blog já trazia uma alentada e elucidativa postagem sobre o tema.
Com a divulgação, por este Cloaca News, do telefonema e da ordem suspensiva, o bicho pegou naquelas bandas. Moscas cloaquentas que sobrevoavam aquele sodalício educacional zumbiram em nossos ouvidos que houve um abespinhamento generalizado.
Com uma certa sensação de dever cumprido por ter denunciado a farsa tucana e apresentado as "culpadas" pelo episódio pornodidático, mantivemos, no entanto, nosso enrolômetro funcionando aqui na barra lateral. Queríamos ver até onde iria a promessa de "rigorosa apuração" feita publicamente pelo governo paulista.
Eis que, 51 dias depois - e não 30, como o prometido - a Secretaria de Educação, comandada por Paulo Renato Souza, distribui "nota" com o surpreendente desfecho do "inquérito".
No Estadão, teve até chamada na primeira página. Internamente, um primor de reporcagem sob este título: Sindicância culpa editora e consultora por livro ''impróprio''.
No G1, o portal das Organizações Globo, a coisa saiu assim: "SP multará consultora que escolheu livro com palavrão para alunos da 3ª série".
Neste ponto, contamos com sua paciência para dar uma olhadinha nos dois links indicados. Em seguida, compare os dois textos com este aqui, abrigado em uma "agência de pautas" chamada Maxpress: trata-se do press release oficial emitido pela Secretaria da Educação paulista. Curiosamente, a nota não está disponível nos websites da própria Secretaria nem da FDE.
Dois dos maiores e mais influentes veículos de informação de nosso país preferiram comer na mão do assessor-fantasma Roger Ferreira a dignificar o verdadeiro Jornalismo. Bovinamente, Estadão e Globo limitaram-se a reproduzir a versão oficial, sem sequer questionar das autoridades o nome dessa misteriosa "consultora". Sem dizer da rídícula, estapafúrdia e grotesca responsabilização da editora pela publicação de um livro - onde já se viu editora de livros publicar um livro???
Então, diante deste escárnio promovido pelo governo tucano de São Paulo - sob os auspícios da Imprensa de Esgoto - este Cloaca News reitera, peremptoriamente, a postagem do dia 1º de julho, assim como subscreve, orgulhosamente, a opinião do blog NaMaria News.
O enrolômetro do governador Zé Chirico e do secretário-lobista Paulo Renato Souza, por sua vez, continuará ativo. Pelo menos até que eles inventem uma história menos esfarrapada.