domingo, 8 de fevereiro de 2009

SALDÃO DA RBS: COMPRE UM TELEJORNAL E LEVE A REDE INTEIRA

Negociação de mídia do conglomerado gaúcho com anunciante inclui "reportagens" em TV, rádios e jornais Conforme este Cloaca News já demonstrou em 06/12 último (clique aqui para reler), o grupo RBS é useiro e vezeiro em praticar o jornalismo-michê para quem se dispuser a pagar por uma reportagem-boquete. Agora, o maior grupo de comunicação do Sul do país - e um dos quatro maiores do Brasil - inova ao lançar um inacreditável pacotão, envolvendo praticamente todos os seus veículos, eletrônicos e impressos. Se, antes, vendiam o espaço editorial "apenas" do Jornal do Almoço, pela RBS TV (afiliada da Globo), agora resolveram verticalizar a bandalheira. Há uma semana, um importante evento no interior gaúcho, ligado a um expressivo setor da indústria brasileira, fechou um inédito contrato para exibição de "matérias jornalísticas", por um precinho promocional. Na baciada, estão incluídas reportagens nos programas da própria RBS TV (Jornal do Almoço, Bom dia Rio Grande, RBS Notícias e Teledomingo), da TVCOM (canal em UHF do grupo), da Rádio Gaúcha e nas páginas dos tabloide Zero Hora e O Pioneiro, de Caxias do Sul. O acordo prevê um determinado número de "inserções", com a participação dos apresentadores, colunistas e comentaristas - entre os últimos, destaque para o comentarista político e vendedor de salames Lasier Martins. Pela sua importância econômica e magnitude, o evento em si já justificaria uma ampla cobertura jornalística, principalmente pela imprensa regional, tanto que os grupos de mídia concorrentes assim o fizeram - sem cobrar por isso. Mas, na hegemônica RBS, ou paga-se ou nada. Assim, para que a maioria do povo do Rio Grande do Sul tomasse conhecimento de um de seus eventos mais emblemáticos, foi necessário pingar 300 mil reais na conta dos Al Capones gaúchos da notícia. Parte deste "investimento" você pode conferir clicando aqui.
300 mil reais!!!

13 comentários:

Anônimo disse...

Escandaloso, não!
Phillip Meyer em seu livro, acusa o desaparecimento dos jornais americanos em consequência da queda de qualidade do jornalismo que praticam, de apurações mal feitas, e pautas sem criatividade. Afirma ainda que as corporações vivem de influências, não de informações, e isso está diretamente relacionado à rentabilidade. "Perdem leitores para os blogs".
Nessas denúncias que você nos honra com a verdade, reforça de fato, o colapso da grande mídia.
É necessário e muito bom este seu trabalho, cloaqueiro.
Parabéns.
Branca.

Sueli - Porto Alegre disse...

Eles tão fazendo o pé de meia!Mais 10 anos e tudo será comida de traças...

Abraço no blog ( tá bom assim Querida Teresinha?)

Carlos Marques disse...

Como é possível falar em democracia com tamanha concentração dos meios de ocmunicação?

Será possível que algum dia será tornada verdade a determinação de que tais meios são CONCESSÃO, e não privilégios para formação de impérios?

Dialógico disse...

Por isso a importância da participação da população, quando a Conferência Nacional de Comunicação for decretada, no sentido de acompanhar o calendário, observar a data da realização das regionais, fazer parte destas e, até, ser eleito[a] delegado[a] para a etapa estadual e/ou nacional.
A gente precisa compreender que a Comunicação É O PROBLEMA político da nossa era, na qual o poder político-econômico tenta se manter hegemônico [vide blindagem midiática da Yeda e Fogaça], ou, quando perde o poder político, se desespera e parte pra baixaria [vide o que se faz com o Gov. Lula].
Tanto o meu blog, quanto às páginas do FNDC e do Conselho Federal de Psicologia trazem notícias da Conferência.

Tozco disse...

Esto es de cauzar engullos !!!

Anônimo disse...

Antes de mais nada, há anos brigo por 2 coisas:
1 - CPI dessa mídia prostituta, q sobrevive fazendo Ball-Kat ou se preferir em portugues, Bola Gato mesmo, nos patroes das FIESP´s + FIERJ´S + FIERG´s da vida ...
2 - Código de ética e conduta, como o tem médicos, arqitetos, etc. Nao um cógido do faz de conta, mas algo q os ponham em responsabilidade c/ o tal jornalismo q praticam. E fim de lorota.


Esse tal jornalismo cadelinha no cio, q vive de mentiras e a falsear as notícias de acordo c/ os interesses dos anunciantes enrabadores, tem q tem limites.

LIberdade de expressao jamais foi ou será libertinagem jornalística. Ou a coisa assume de vez ser puteiro midiático, ou vamos direto ás tratativas c/ essa gangue de Lacerdas q nos infesta.


3 exemplos de pistoleiros midiáticos:

Fernandinho 45 - é o caipira metido a pop q, ao voltar dos EUA, trouxe 1 problema a mais p/ seu jornal panfleto: se vc chuta a boca do dito, castra Obama ... nao há escapatória.

Noblatblabla - por causa de sua esposa estar entalada até os ossos no escandalo do seu Raul 33milhoezihos Jungman, fica pianinho, nao fala nadica de nada contra o PPS. Já, contra Lula + PT + MST + Via Campesina + CUT ... os demoniza o qto pode.

Josinhas 25 - o filho da puta q escreveu "DEUS NOS LIVRE DO PT", dias antes do 1ro turno Lula x Picolé de Peroba é o próprio nazi-fascista plantado na Rolha de Sumpaulo. Usou e abusou de carro e outras "facilidades" qdo foi ao PR fazer matéria (leia-se desancar a porrada) sobre MST. Hoje, posa de "intelectual" (sic) da direitona. Odeia as figuras do PT e vive tentando vender o congresso como casa da mae dele mesmo - puteiro. Generaliza q lá só tem pilantras e bandidos e, prá varias, só poe nomes nos bois ... se sao petistas ou da base alianda. Serrassuga é santo prá essa cafajeste midiático. Dirceu é o oposto, o diabo na Terra.

Nem vou falar de Arnaldo jabá + Maisnérdi + Mirian Pururuca, etc ...

Enfim, nossa mídia tem tabela:

1 - aqilo na mao ... X.
2 - mao naqilo ... X + 10.
3 - aqilo na boca ... Y.
4 - boca naqilo ... Y + 15.
5aqilo naailo ... leva o jornal todo.

Tá feia a coisa - prá nós.

Inté,
murilo

olhosdosertão disse...

É o retrato da midia golpista desta país. Eles sabem que não valem mais nada. Estão perdidos.
http://olhosdosertao.blogspot.com/

Anônimo disse...

Prezado cidadão cloaqueiro, boa tarde e parabéns pelo excelente blog.

Impressionante a matéria. Mas, como disse o Anônimo (11:41hs do dia 08/2) acima, eles já estão perdendo público, porque "não se pode enganar todos o tempo todo" e as pessoas estão despertando para este câncer que aflige nosso país, que é a mídia corporativa e bandida que faz transbordar os esgotos. Seu papel, com o blog, e o dos leitores é divulgar, propagar a verdade que está ai, flutuando no esgoto que esta gentalha produz todos os dias.

Parabéns e sucesso na sua empreitada, que tem o meu apoio.

Haroldo Cantanhede (nenhum parentesco com agentes do caos e da febre amarela)

Cloaca News disse...

Muito obrigado, Haroldo! Abraços!

trombeta disse...

Não esqueçamos também que a globo/RBS detém o monopólio da transmissão do campeonato brasileiro e de alguns outros certames. Ontem, p.e. pra ver o Inter dar mais uma surra no freguês Grêmio só pagando (paypervew). Os caras botam os jogos quase em horário de boate (22:00) e o pobre trabalhador brasileiro não pode assistir pois tem que pegar cedo no batente no dia seguinte, os que vão aos jogos no estádio numa cidade como SP chegam em casa as 3 da madrugada. É tudo pensando na bufunfa!!!

Teresinha Carpes disse...

Tá ótimo querida Sueli,tava com saudades dos teus comentários...Abs no Blog,e em especial em você.

Leandro Silva Abreu disse...

Sr. Cloaca, você não sabe o quanto ri da expressão "reportagem-boquete". Coisa de estar dirigindo, me lembrar da coisa e gargalhar. No mais, lamentável a notícia.

Pablo López Guelli disse...

Sr. Cloaca,

Belo comentário, como habitual.

abs,
Pablo