quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Eles não perdem por esperar…

Com apenas cinco dias de vida, este humilde blog contabiliza, até o momento em que estas linhas estão sendo escritas, quase 500 visitantes únicos. Como dissemos na postagem inaugural, nosso domínio dos recursos e das ferramentas de edição teria que ser aprimorado aos poucos e que, por isso mesmo, você que nos lê teria que nos dar um crédito.
Estes primeiros cinco dias já nos ensinaram muita coisa. E, mais importante: nos deram a noção da enorme responsabilidade que assumimos ao lidar com a informação ou com a crítica da própria. Não somos – nem nunca tivemos a pretensão de sê-lo – algo do gênero Observatório da Imprensa, organismo que admiramos e freqüentamos, a despeito do tucanismo explícito exibido pelo seu mentor.
A bem da verdade, nosso propósito é apenas o de denunciar, ridicularizar e – por que não? – esculhambar o que já se convencionou chamar de Jornalismo de Esgoto e, por tabela, os profissionais dedicados a tal prática fedorentina. Temos, todavia, alguns preceitos. Avacalhar, sim, mas jamais nos aproximarmos da torpeza de um Mainardi ou de um Azevedo, por exemplo (a propósito: os tubérculos deles já estão assando no forno do Cloaca News...).
Nosso blog está sediado em Porto Alegre, mas nossa aspiração é federal. O Jornalismo de Esgoto espraia-se do Caburaí ao Chuí, da Contamana à Ponta do Seixas. E justamente por não possuirmos o dom da ubiqüidade é que, neste momento, fazemos esta convocação geral. Precisamos de sua colaboração para atacar os ratões da imprensa venal de todo o país. Queremos o seu testemunho, a sua opinião e as suas impressões sobre o Jornalismo de Esgoto que corre a céu aberto aí na sua região.
Entre nossos quase 500 leitores destes primeiros dias, já encontramos amigos de toda a parte do país, até mesmo de uma remota localidade amazônica não identificada pelo nosso sistema de monitoramento. Incrível mesmo é saber que estão nos lendo na Rússia, no Japão e até – pasme – na Bósnia e no Egito.
Então, ficamos assim. Você passa a fazer parte de nosso time de olheiros. Não importa se o veículo é grande ou pequeno. Se é rádio, TV ou jornal. Sentiu aquele indefectível odor no ar (ou nas páginas)? Escreva-nos. Se preferir um conversa reservada e não quiser se expor, use o nosso endereço eletrônico: cloacanews@gmail.com
Vamos botar essa matula pra correr! Roto-rooter neles!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro amigo deste blogue Cloaca News é com grande entusiasmo que contamos com mais um colega para denunciar estes escroques do jornalismo de esgoto como bem você cita na sua matéria. A PIG conta com um grande aparato a todo seu favor, não obastante nós incodamos o bastante a ponto de nos quererem calar, ora nos caluniando com mentiras e distorções, ora nos acionando na justiça onde contam de grande influência e lobby.
Portanto meu amigo, seguimos em frente que um dia chegaremos lá. Parabéns pelo blogue, ja é leitura diária pra mim. Um abraço!

Cloaca News disse...

Bem-vindo, John. Obrigado pelas palavras de incentivo!