sábado, 15 de novembro de 2008

ZUMBIDO ESCRITO, FALADO, TELEVISIONADO

Considerada por um de seus colegas metidos a cronista como "a abelha-rainha do jornalismo político" que "passa o dia depurando sua colméia de informações", resultando em algo "de um melífluo sabor para seus leitores", a jornalista Rosane de Oliveira atua em todos os meios do grupo RBS (para quem não vive no RS e chegou agora, leia postagem mais abaixo).
Além de apresentadora em uma das rádios do império e comentarista em um canal local de TV, a vespinha é editora de Política do tablóide Zero Hora e titular de uma afamada coluna no mesmo jornal - a "Página 10". É nessa famígera página - raramente a 10 - que a Real Apis Mellifera do Jornalismo de Esgoto guasca tenta legitimar o noticiário "político" que ela própria se encarregou de produzir. Na verdade, desde que ela herdou o nobre espaço de um certo Barrionuevo, há pouco tempo, quase nada se viu de mudança por ali. Por isso mesmo, vale pinçar o que escreveu o cineasta Giba Assis Brasil, a propósito da Página 10 de outrora: "...a coluna ...é um grande mural, onde são pendurados recados de procedência muitas vezes duvidosa, mas para destinatários quase sempre evidentes". Se mudança houve, foi apenas na ordem dos insetos. Pois a nossa abelhinha - "tão isenta, tão eqüidistante", no dizer de outro cronista babão da mesma casa - já mal consegue refrear seu ímpeto servil. Em sua coluna impressa de hoje, ela se apressa em satanizar o movimento grevista dos professores gaúchos, garantindo que a "intenção" do CPERS/Sindicato "é mesmo criar desconforto para forçar a sociedade a valorizar a função de professor". Sobre o decreto fascista da tucana amiga Yeda Crusius que, além de instituir o dedo-durismo, corta o ponto e a efetividade dos grevistas, nem uma doce gota de opinião. E sobre o ato da tresloucada governadora, que cria gratificações de 7 mil reais para alguns Secretários (inclusive a da Educação), nossa Hymenoptera depuradora conseguiu apenas ficar "chocada" com a "falta de sensibilidade política" do governo estadual ao enviar projeto tão "polêmico" em momento tão "inoportuno". Você, que vive em outro Estado: há algum jornalista-própolis resinando as páginas do seu diário local? Quer trocar?

3 comentários:

Anônimo disse...

Há tempos La Vieja aguardava reforços. Vejam aqui, aqui, aqui, aqui e aqui, algumas pequenas amostras do que ela pensa tanto sobre a garimpeira da verdade quanto sobre seus patrões.

Bem-vindos.

Anônimo disse...

Aqui em São Luis existe diversos deles, principalmente aqueles capitaneados pelo grupo de comunicação do senador José Sarney.

Um deles é conhecido como um fofoqueiro de plantão apelidado de blogoiola, pois seu sítio não passa e um antro de intrigas, mexericos e disse me disses.

Mais detalhes meu amigo W em meu blogue. Um abraço!!!

Cloaca News disse...

Sempre fomos fãs de La Vieja Bruja. Estranhávamos que ela andasse sumida. Muito bom vê-la novamente, firme e forte.