segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Três letrinhas sinistríssimas

Tente imaginar a soma dos poderes destruidores dos seguintes impérios: Globo + Abril + Folha + Estadão. Agora, eleve o resultado ao quadrado. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o produto dessa macabra aritmética atende pelo nome de RBS - Rede Brasil Sul de Comunicação. Com 60 empresas e quase 6 mil funcionários, o conglomerado absorve hoje quase 70 por cento dos investimentos publicitários desses dois estados. Se no Rio Grande do Sul o grupo ainda encontra alguns tímidos e inexpressivos concorrentes, em Santa Catarina não tem para ninguém; na área de jornais, por exemplo, o monopólio da informação é absoluto. A propósito, veja o que escreveu Nivaldo Manzano, em memorável artigo a respeito dessa organização: "Distinguida com concessões públicas e generosidades durante a ditadura militar, em troca de sua adesão ao regime, a RBS conquistou ao longo do tempo tal poder de influência sobre a opinião pública da região Sul do País que se acreditava um verdadeiro partido político, o partido da família Sirotsky. Entre seus muitos feitos na política, o Partido Sirotsky fez de um de seus ex-funcionários governador do Rio Grande do Sul (Antônio Britto) e de outro, porta-voz do Palácio do Planalto (Alexandre Garcia). Mas até hoje nenhum Sirotsky assumiu a política na primeira pessoa. Fiel à sua estratégia de amealhar fortuna mediante o aumento do poder de influir sobre a sua audiência, o clã sempre preferiu mandar em quem manda, com o que se poupou do desgaste eventual de quem se submete ao crivo das urnas. "Para que ser ministro, se disponho do poder de nomeá-los?" - argumentava o mago das comunicações Assis Chateaubriand, dos Diários Associados. Foi assim até o momento em que o Partido Sirotsky - com o lema "Rio Grande Vencedor" -, tendo como candidato à reeleição o então governador Antônio Brito -, perdeu para Olívio Dutra, o candidato petista da Frente Popular. Não estranha que o ressentimento tenha incubado o desejo de sentir o cheiro de sangue." Deste umbroso império midiático trataremos amiúde aqui no Cloaca News. Histórias tenebrosas, personagens hediondos, colunistas sórdidos e comentaristas velhacos desfilarão por este sodalício. Seja forte!!!

8 comentários:

Jens disse...

Manda bala.
Já é um dos meus favoritos.

Cloaca News disse...

Obrigado pela preferência, Jens! Depois explique essa história dos saltimbancos...
Abraços do blog!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Se a ZH tivesse apoiado o Olívio -- que acha que atividade empresarial é gananciosa e nunca se empenhou para manter a Ford no RS -- perderia quase todos seus leitores/consumidores.

Marcelo Cougo disse...

Tô dentro, oooooooooooops!!

vamos juntos lutar pela transformação. Um abraço!

Marcelo Cougo

Cloaca News disse...

Ilustre Maia: estava acostumado a vê-lo no Diário Gauche, mas não estranho sua presença por aqui. Vai ser divertido...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Parabéns pela Cloaca. Critica com estilo é fundamental.

Cloaca News disse...

VIXE, Maria!!! O Maia nos elogiando!!! Onde foi que erramos???

Anônimo disse...

Vai se foder invejoso, voce quer é o poder da rbs pra tambem se promover as suas ideologias de bosta, puxa saco do lula, se muda de país, então