terça-feira, 26 de maio de 2009

GILMAR DÁ CRIA NO SUL

Polícia prende ladrões em flagrante, mas juiz gaúcho manda soltar todos eles por "falta de espaço" .
Uma quadrilha de 15 ladrões de caminhões, presa nesta segunda-feira pela polícia, livrou-se do xilindró graças ao benevolentíssimo juiz Paulo Augusto Oliveira Irion, da 4ª Vara Criminal de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. Entre os pilantras detidos, alguns já cumpriam pena por outros crimes.
Diante do pedido de prisão preventiva formulado pelos policiais, o magistrado tascou as seguintes linhas: "Diante das circunstâncias de os crimes narrados no expediente serem praticados sem violência ou grave ameaça à pessoa, somados ao fato da notória e presente situação calamitosa das casas prisionais do nosso Estado, inclusive com decisões de grau superior no sentido de não enviar novos presos, a não ser em caráter excepcionalíssimo, face às precaríssimas condições dos presídios, indefiro o pedido de segregação cautelar dos indiciados postulado pela autoridade policial." O grifo é nosso.

23 comentários:

Anônimo disse...

PQP!

Se 98 furtos não tem caráter excepcionalíssimo, o que caracteriza?
Resta pedido de reconsideração ao Poder Judiciário de Canoas.
Alonso.

Anônimo disse...

Muito bem empregado o título desse post.
Muitos ainda não têm noção da herança negativa que esse gilmar (com "m" minúsculo mesmo) deixará para o Brasil mesmo após a sua tardia saída da presidência da Suprema Corte.

Rafael Chaves

Anônimo disse...

Cloaca eu concordo com o juiz, veja bem:

- A situação das penitenciárias Gauchas é de CALAMIDADE TOTAL!

- Pode parecer estranho, mas penso que o juiz deseja, além de cumprir a Lei (que confere tratamento digno a todo e qualquer preso - em tese!), chamar a atenção para esta situação. E pelo visto conseguiu. Mais uma pra pendurar na conta da Usurpadora.

Anônimo disse...

Todas as penitenciárias do país estão em estado de calamidade, portanto na sua visão libera-se todos?
Intere$$ante sua colocação!
Alonso

Anônimo disse...

Espero, de fato, "ocaipira" que você sempre possa observar e opinar do alto de sua intelectualidade sócio/política.
Que jamais em tempo algum você esteja "do outro lado" e, que latrocínio seja apenas mais uma palavra em seu dicionário.
Branca.

Carlinhos Medeiros disse...

Faço minhas as palavras do Caipira. Os juízes estão tentando chamar a atenção dos poderes públicos para a situação calamitosa dos presídios do RS e do Brasil. Há quem ache que "bandido" merece tratamento pior. Eu não concordo. Sei que existem os que podem se recuperar, e a maneira como são tratados é um dos principais fatores para que isto ocorra.

Cé S. disse...

Concordo com o juiz. Um país cheio de petróleo como o Brasil não pode ter calabouços como prisões. Se NÓS aceitamos a realidade carcerária (e a responsabilidade é NOSSA), com todo seu horror digno de intervenção da ONU, pior para nós. Agora vamos sofrer as consequências. Palmas para o juiz pela sua responsabilidade.

Cé S. disse...

A coisa rendeu postagem no aNimOt. Os presidiários são os excluídos dos excluídos, e só os juízes estão vendo essa situação perversa.

Pedro Bueno disse...

Somente espero que além disso esse Juiz não aprenda a voar mais que Gilmar já faz. Não sei nem como ele faz para na hora dos julgamentos apresentar seus pareceres. Ele viaja mais que o Aécio para a Europa ou Rio. Talvez até mais que o Gabeira Purinho.

Anônimo disse...

perdao, outro assunto, mas atençao.
A sentença dada por um tribunal do RJ, da nosso inefavel Judiciário,
vedando as universidades fluminenses a adoção de cotas raciais. Atençao, entidades afro
do RJ e de SP, reagir á afronta
do retrocesso.

Anônimo disse...

De fato o Judiciário pode e deve obrigar o executivo a tomar uma atitude e readequar o sistema prisional a realidade. Mas para isso não precisava deixar solto os criminosos. Chamaria mais "atenção" do executivo se o juiz tivesse aceitado a prisão e colocado esses elementos num "conteiner" na praça principal que logo, logo apareceriam vagas...

Anônimo disse...

Já teve um caso lá no Mato Grosso, não lembro bem, onde a delegada, incomodada com o grande número de presos sem espaço na cadeia (atrás da delegacia), colocou alguns deles algemados em árvores na frente do estabelecimento...lembram??? Pois é...depois que a imprensa noticiou o fato, a cela foi aumentada...

Jean Scharlau disse...

César, discordo firmemente da decisão desse juiz(ainda que ele alegue o 'atenuante' de 'ordens superiores'). Que mandasse soltar da cadeia então os 15 mais antigos lá com o mesmo perfil, ou ainda melhor, 15 que tenham cometido crimes mais leves, para pôr esses aí trancados lá dentro. Deixar impunes é que não pode. Uma coisa errada não justifica outra mais errada ainda. E no dilema a opção correta deve ser pelo dano menor para a maioria. Que soltasse então quem já tivesse cumprido alguma pena.

E quais seriam as reais motivações desse juiz? Uma quadrilha que roubou 98 caminhões (e respectivas cargas) tem muita, mas muita grana. Estamos falando em milhões de reais. Roubo de caminhões e cargas é feito pela máfia nos EUA.

Anônimo disse...

É fácil para o juiz, não foi com a família dele.

Posso até perder a razão com uma opinião grosseira, mas aí vai:

Não me interessa a situação dos presídios. Não me interessa a condição sanitária ou de saúde de presos ou o que quer que seja voltado para o bem-estar deles. Em suma, que se fodam.

Assim como eu, eles compões a sociedade. Levo uma vida dura, mas honesta. Nunca desisti da minha integridade. Nunca ganhei dinheiro de forma desonesta. meu salário é para pagar as minhas contas, mas para mudar isso eu dou meu jeito para estudar. Seja de madrugada ou mesmo em finais-de-semana.

Fodam-se esses assassinos que destroem lares, sonhos e famílias. Fodam-se esses assassinos que matam friamente e no dia seguinte se enfurnam em uma igreja e saem falando sobre arrependimento e os ensinamentos de Jesus. Fodam-se.

Sinto muita falta da pena de morte no país da impunidade.

Lugar de ladrão é na cadeia!

Carlos

Anônimo disse...

Bem que a RBS poderia fazer uma matéria em contraponto ao caos nos presídios que seria a seguinte: O LUXO DOS PRÉDIOS E OS ALTÍSSIMOS SALÁRIOS DO JUDICIÁRIO X O CAOS DOS PRESÍDIOS!!!!!

trombeta disse...

A idéia do juiz tá correta mas não com a bandidagem que foi presa.
Se liberassem todos os pés de chinelos, ladrões de galinha, pobretada pega furtando uma margarina, maluco preso fumando um cigarrinho do capeta... teria mais lugar na casa de pedra pra encarcerar quem realmente merece.
Os ladrões pegos eram de extrema periculosidade, deixar essa súcia livre com a justificativa apresentada foi marquetismo do nobre magistrado.

Jairo Beraldo disse...

Tá explicado porque que o Tarso mandou arquivar o caso da D. Ivone!
Falta de espaço nas prisões para torturadores covardes do POVÃO,povão este que dá suporte ao governo federal.

Anônimo disse...

Entre uma das dezenas de cargas furtadas, neste ultimo lote apreendido, havia maçaricos e partes de caminhões (para venda em desmanches), eletroeletronicos e uma calibre 12, arma típica p/ enquadramento de carreteiros, reconhecidamente!!!!
Intere$$ante é que nem a posse deste "canhão" justificou a prisão...
A máfia de roubos de carga, desmanche de caminhões/carretas e o preparo de "cabritos" é corriqueiro...Até quando esta impunidade?
Nossos motoristas muitas vezes, quando saem vivos, tem o tendão perfurado com arame e são presos em árvores, na mata, para dar tempo a que esta valiosa carga e carreta chegue em galpões p/ desmanche e distribuição!
Branca.

Anônimo disse...

Interessante é que o alucinado do Políbio, durante parte da tarde noticiava em seus site que "quadrilha de 15 petistas foi solta".
O políbio já é quase ontológico no desrespeito, mas ele se pretende jornalista, deveria tratar seu site como local de trabalho, não um ringue de trotes.

Anônimo disse...

Votaram no Rigotto e na Yeda, assinam ZH, olham Jornal do Almoço.
Queriam o que ?
Que as prisões e as delegacias se construíssem sozinhas com os cocôs dos anjos e os policiais pagos com sonhos do Renner e suspiros da Yeda ?
A Aracruz passou antes no caixa, viu não ?

Anônimo disse...

Vc poderia confirmar uma notícia dada pela rádio gaúcha, lá pelas 13 horas de segunda, onde o governo federal disponibilizou mais de 40 milhões, desde 2005 para se aplicado em presídios no RGS?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Cuidado com esse comentário anônimo aí de cima. Não por ser anônimo. Eu apagaria.