domingo, 4 de outubro de 2009

JUSTIÇA IMPEDE RBS DE EXPLORAR TRABALHO ESCRAVO EM COBERTURA DA OKTOBERFEST

.
.
.
Conglomerado da famiglia Sirotsky queria pagar por serviços jornalísticos com alguns “pratos de comida” .
.
.
O Grupo RBS, camorra midiática do sul do país, acaba de tomar um exemplar corretivo judicial e de ver uma de suas “promoções” ir para o beleléu, graças a uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina. Diz a nota publicada no site do Sindicato:
.
.“O juiz da 6ª Vara do Trabalho Paulo André Cardoso Botto Jacon concedeu liminar ao Sindicato dos Jornalistas proibindo que a RBS utilize os serviços de um homem e de uma mulher como repórteres na Oktoberfest, em Blumenau, pois o casal não tem formação em jornalismo. O mais grave ainda dessa situação é que a denúncia/ação do SJSC levou em conta a configuração de “trabalho escravo” já que os dois, o “Par da Oktoberfest”, não receberiam salários e teriam direito apenas a alimentação, devendo arcar com quaisquer outras despesas na festa por cerca de 60 dias.
Segundo o presidente Rubens Lunge, a ação envolveu diretamente colegas jornalistas que leram o anúncio sobre o fato e alertaram o Sindicato quanto às irregularidades trabalhistas. Caso a RBS descumpra a decisão judicial será multada em R$ 10 mil por dia”. . O concurso “Par da Oktoberfest” pretendia atrair pessoas que desejassem participar da cobertura “jornalística” da empresa durante o famoso evento etílico-cultural de Blumenau. Destacamos alguns tópicos do regulamento: 1. O Concurso Par da Oktoberfest, realizado pela Rádio Gaúcha S/A (Grupo RBS), tem por objetivo escolher dentre os interessados um casal que irá participar das atividades referentes à cobertura jornalística do evento Oktoberfest 2009, a ser realizada pelos veículos de comunicação do Grupo RBS (televisão, rádio, jornal e internet).
5. O candidato deverá ter disponibilidade para permanecer durante, aproximadamente, 60 (sessenta) dias, na Cidade de Blumenau, SC, arcando com a totalidade das despesas necessárias para sua permanência (hospedagem, transporte, lazer, alimentação, etc.), com exceção das despesas de almoço e jantar, a serem realizados em restaurante indicado pelo Grupo RBS, que irá suportar tais despesas.
8. O casal vencedor irá participar da produção e gravação de reportagens diárias para os veículos de rádio e televisão, do programa “Par da Oktoberfest”, bem como da redação de textos para os veículos de jornal e internet do Grupo RBS, a partir do dia 24 de setembro de 2009 até 26 de outubro de 2009, no período de oito horas diárias, com intervalo de duas horas, sendo que tal participação não configura, em hipótese alguma, relação de trabalho entre as partes.
15. O Grupo RBS não está obrigado a realizar as atividades previstas no presente regulamento referentes à cobertura do evento Oktoberfest, e/ou selecionar quaisquer candidatos como “Par da Oktoberfest” para participação nessa cobertura, podendo tais atividades serem canceladas a qualquer tempo, a exclusivo critério do Grupo RBS. Como se vê, os espertalhões do Grupo RBS queriam 'contratar' quem estivesse disposto a fazer “cobertura jornalística” gratuita para cinco de seus veículos, durante 33 dias, com carga horária de 56 horas semanais, em uma ação que poderia ser suspensa a qualquer momento, remunerando os “contemplados” com alguns pratos de chucrute.
.
Para saber como a RBS seduziu os incautos casais, clique aqui. Para ler a íntegra do regulamento, clique aqui. Para ler a sentença do juiz Paulo André, clique aqui.
.
Recentemente, para quem não sabe, o Ministério Público Federal ingressou com uma Ação Civil Pública, na Justiça Federal, questionando o oligopólio do Grupo RBS em Santa Catarina. Leia aqui.

18 comentários:

Lucas Santos disse...

Oposição ao Gov. Lula cai 17% na Câmara.

http://anti-tucano.blogspot.com/

Noiram disse...

Eu iria tomar de chope esse almoço e vomitar no ar em frente a uma câmera. Esses exploradores de trabalho humano iriam ver o que é bom.

Unknown disse...

Show de bola Cloaca, sou do RS e moro em Blumenau e sei bem o câncer que é este frankstein da mídia!!! Já tinha colegas que trabalhavam no RS e apelidavam esta arapuca de "rede baixos salários", só que agora eles não querem pagar nenhum!!!
E não esquece do apoio que esta corja está dando pro "prefeito galã" do DEM, cuja pauta não é recuperar a cidade, que inaugurou esta edição festa nos escombros daschuvas do ano passado, e sim privatizar o esgoto à qualquer custo! Assim fica fácil culpar a natureza, se você não faz nada de concreto pra prever e resolver os problemas. E fica atento que no desfile de inauguração hoje, cerca de 700 pessoas vão fazer protesto pelo abandono da prefeitura em abrigos, apesar do apoio do governo federal, que não foi maior por falta de documentação apenas. Cloaca você é o verdadeiro ombusdmann dessa corja, deveria receber uns pratos de comida pelo menos!!!

RC disse...

Meus amigos, que exagero! O que importa não é o tamanho do chucrute, mas sim o prazer proporcionado!

Anônimo disse...

Bom, pelo menos foram humanos,dispensaram a circuncisão.

Paulo disse...

Ô pessoal vivaldino!

Grafiki disse...

o que me espanta é a passividade dos catarinenses em relação a esta empresa

Andrefil disse...

A putaria não tem limites ...

marcos disse...

Ou seja, o casal, além dé trabalhar pela bóia, ainda passaria fome ! É uma ética acima de qualquer suspeita, como os órgãos de comunicação da empresa !

Arthur Rotta disse...

Por que o MP do RS não segue o exemplo do MP de SC pela quebra do oligopolio?

Anônimo disse...

Arthur Rotta,

Tolinho! O MP/RS está meio sem tempo para essas filigranas de proteção aos direitos individuais e coletivos. Suas Excelências estão muito ocupadas gastando o subsídio, que lhe foi proporcionado pela governadora ré, legitimando a compra da casa da indigitada e tramando nos subterrâneos a dissolução de movimentos sociais. E, para complementar a atribulação dos representantes do parquet, agora, ainda por cima, precisam achar uma forma juridicamente aceita de absolver o miliciano que matou o sem-terra em São Gabriel.
E você, criatura insensível, fica aí cobrando que eles tenham tempo e coragem de enfrentar a RBS? Nunca, nunquinha mesmo. E se a RBS se zanga e resolve começar a fazer matérias insidiosas sobre relações pouco republicanas entre doutos representantes ministeriais e belas, e jovens, estagiárias? Contenha-se, Arthur. As coisas não podem ser assim tão radicais.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Conheço esta mafia midiatica, digo mais, como não é mais obrigado Diploma para Jornalista, eles acham que não precisa salario para o trabalhador.

Teresinha Carpes disse...

VIVA O RIO DE JANEIRO!!
VIVA O PRESIDENTE LULA!

Queria estar viva,no ano 2014,para reeleger o meu querido Lula e a Ministra Dilma de vice-Presidente,mesmo ela ganhando as eleições em 2010!

A CARA DE PAÚ DO NUZMAN:

O tal Nuzman,disse hoje,04-10-2009,que foi a propaganda que êle comandou naquela campanha publicitária do Rio de Janeiro,e as palavras do Presidente João Havelange dizendo(emocionado),que em 20016,ele estará com 100 anos!Sgundo Nuzman,estes dois fatos,foram promordiais,para que o Rio De Janeiro fosse escolhido!!É ter muita cara de paú,e o "Show da Mentira",que é o Fantástico,o Presidente Lula,só apareceu de longe,e sem áudio,não deram voz ao Presidente Lula!Além de parabenizar Lula e Dilma(que o governo Lula,não teria todo este êxito sem a Dilma)quero parabenizar o govenador do Rio de Janeiro,que foi o único,que disse;do orgulho dele ter um presidente,como o Lula!

Edelmar disse...

Ah, querem trabalhar por dinheiro agora? Tem gente que se acha...

Anônimo disse...

Pois é:
Juntando os NOBRES princípios dessa corja prbssiana, a cassação do diploma, o patrimonialismo brasileiro exacerbado pela ELITE catarinense (Helou, Bornhausen et caterva) com a depressão cultural política desse povo achacado ... o resultado seria um prato de chou-crut com lingüiça a cada dois dias em troca de uma cobertura de um espetáculo KITCH, no termo exato descrito por Umberto Eco "Apocalípticos e Integrados"
Vamos lá?
Salve glorioso MPE/SC
Nós, aqui mais ao sul, vamos peleando pelo FORA YEDA

>>>ELEKTROFOSSILE

fashionare disse...

EU GOSTO DO LULA,
GOSTO DA yEDA
GOSTO DA gLOBO
gOSTO DA rbs
E SE ELES PRECISAREM EU DOU PRÁ ELES TODA A MINHA ReSTITUIÇÃO DO MEU iMPOSTO DE rENDA!
o Lula não precisa confiscar é só ele pedir que eu dou!!!!

ah,tbm gosto do Fogaça
de pagar impostos e mais impostos, de ser funcionária pública da prefeitura e ter conta na Caixa(que honra!0fim de semana agente não tem dinheiro mas eu gosto!!!!!)
e de mesmo não podendo comprar uma casa prá morar,eu voto na yeda de novo pelo menos alguém neste estado tem uma casa linda prá morar à minhas custas!!!

Peroni disse...

Minha nossa senhora...

Tomás disse...

Bom... a RBS pode ter todos os defeitos, mas esse apoio incondicional ao governo LULA (ver Por Quem Botamos a Mão No Fogo) mostra aque vcs não tem critério nenhum.

Abraços.