quinta-feira, 12 de novembro de 2009

REPÓRTER DA GLOBO REINVENTA O JORNALISMO

. . . . .
Uma nova modalidade de reporcagem acaba de ser introduzida na imprensa televisiva brasileira, por obra da jornalista cuiabana Delis Ortiz, 46. Na noite desta quarta-feira, em pleno Jornal Nacional, o mais influente noticioso do país, a "repórter especial" da Rede Globo foi ouvir dos senadores o que seu chefe mandou que ela ouvisse sobre o blecaute da véspera, visto que, segundo ela mesma, "o apagão invadiu a pauta política". Depois de registrar as "cobranças" do demo José Carlos Aleluia e do tucano Arthur Virgílio, o mais inútil parlamentar brasileiro, Delis interpelou o senador Aloizio Mercadante, à guisa de "contraponto". Antes, porém, que o bigode do petista entrasse em cena, a Sra. Ortiz tascou o seguinte: - O líder do PT no Senado, senador Aloizio Mercadante, reconheceu que falta investimento e culpou o mau tempo pelo apagão. Ato contínuo, temos em quadro o próprio Mercadante que, olhando para a lente da verdade, sentencia:
- Não há risco de oferta de energia, ninguém vai ter que fazer racionamento, não vai faltar energia. O Brasil está preparado para crescer com oferta abundante de energia. Na seqüência, o governador Zé Chirico e o Ministro Tarso Genro completam o relato, e nada de Aloizio Mercadante reconhecer que faltou investimento ou culpar o mau tempo pelo blecaute, como antecipara Delis.
. Clique aqui e testemunhe o nascimento de uma nova era no Jornalismo, em que, antes de ouvir o entrevistado, o repórter diz o que o entrevistado vai dizer e o entrevistado não diz o que o entrevistador disse que ele diria.
Entendeu?

42 comentários:

ZEPOVO disse...

Continuam apostando no mito de que o povo brasileiro não tem cultura é ignorante e pode ser manipulado. Assim fazem porque foi assim que "deram certo" e agora que as coisas mudaram não sabem fazer diferente.

alexandre disse...

tipo se colar colou. realmente podemos dizer que o JN de ontem foi o funeral da credibilidade de Delis ortiz. Há muito tempo já troquei pelo jornal da Record,mas em dias como o de ontem é JN na cabeça por razões óbvias. O JN é sempre o epicentro do golpe. riiiidíííículoooooo!!

alexandre disse...

hoje no bom dia brasil ,deu-se um milagre. Em meio á cobertura sempre golpista da Globo, a Míriam leitão iniciou seu comentário. Garantiu que a culpa é do governoe que ouviu os "maiores especialistas" e blablabla. Só que ,não mais que de repente , ela disse que o apagão de agora é bem diferente do de 2001.e explicou o óbvio. em resumo,blecaute é uma coisa ,racionamento é outra.MILAGRE!!!! foi o que me ocorreu. Ela disse a verdade e pulou fora do discurso Kameliano do momento. acho que ela cansou de apanhar na internet.

Anônimo disse...

Ela usa um hábito de monje capucino?
Que roupa heim?

Soldadonofront disse...

Caro Cloaca,

Então teriam inventado a figura do reporter vidente?

Brummm..

Marcão disse...

Quero insistir mais uma vez: na quarta-feira (11/11) o Jornal do SBT á noite mostra imagens do dia anterior (10/11), mostrando com “exclusividade” o momento quando há o “blecaute” na cidade de São Paulo, através de um helicóptero:

http://www.youtube.com/watch?v=0H1Q72elbN4

Pergunto: alguém que assiste o Jornal do SBT á noite, ele têm esse costume de usar um helicóptero nesse horário? No momento em que houve o blecaute, por que Globo, Record, Band não estavam com helicópteros também? Se fosse a Globo que estivesse com o helicóptero no ar, teríamos suspeitas? Insisto: acho muito, mas muito estranho o SBT ter dado essas imagens com “exclusividade”...

Anônimo disse...

Cloaca o Gesner a mando do Serra já demitiu 137 funcionários da Sabesp incluindo até quem tem soropositivo (HIV), a ordem é demitir 300 até o fim do ano.Que lado humano do nosso governador, que se considera o melhor ministro da saúde do mundo mandar demitir funcionário com HIV.

Reinaldo disse...

Grande Cloaca,
Os homis endoidaram de vez, bateu o desespero antecipado da mídia com a derrota do seu candidato, e no final do jornal simulando um blecaute é demais. Estou lançando campanha desligue a sua tv durante o horário dos jornais nacionais , que você estará contribuindo contra os futuros apagões, e diminuindo as emissões de CO² no seu cérebro .

Amanda disse...

Ah! Vai para o Boimate News!
Posso publicar lá? Eu cito a fonte...
Abraços

Valeriobrl disse...

Ótimo post, ma as culpas chegam dos dois lados, onde os intelectuais de esquerda em lembrar que a morte do irmão Elton no tem culpados ainda.
Onde esta os intelectuais de esquerda para defender o MST contra esta tentativa de criminalizar?
No vamos a esquecer os sonhos do irmão Elton por uma sociedade mais libera et equalitaria.
Obrigado pelo post, adorei.

Anônimo disse...

Caro sr. Cloaca, esse é o tipo de jornalismo que dispensa o entrevistado.
O fato é que o PIG e a direita festiva estão assanhados com a desgraça do povo, para eles arrumar um discurso é melhor do que ter luz.
Outro que anda estranho é o Azenha com seu discurso de magistrado, sei não...
Abraços!

Marcus Vinicius disse...

Caro Sr. Cloaca (posso chamar assim?), cometi um erro em não citá-lo no Blog do PHA, sobre o tema "Repórter da Globo reinventa o Jornalismo", pois todo o crédito é seu !! minhas sinceras desculpas e parabéns por esta excelente observação postada hoje em seu Blog!

Anônimo disse...

NOJENTA! SEM CARÁTER!

Anônimo disse...

Melhor e mais digno seria se a tal Délis fosse rodar a bolsinha em alguma esquina do que ficar mentindo para o Brasil, será que ela acha que sou um babaca tal qual a minoria que ela representa?????? Sei não, acho que ela não é tão burra assim, pra mim aquilo alí é "pau mandado".

Anônimo disse...

O Bosta do mainardi deve ter ficado envergonhado com a membro da sua guangue..

Anônimo disse...

Bem, até pode ser que o governo, enfim, tenha alguma responsabilidade, mas temos um presidente que com certeza estará trabalhando para que tal problema não mais ocorra, ao contrário do que fez o "boca de sovaco" quando era presidente, simplesmente apagou tudo e pôs a culpa no Papa Bento.

Presidente Zé Pedágio Chirico disse...

Depois o PiG reclama de não ter audiência

Presidente Zé Pedágio Chirico disse...

Depois o PiG reclama de não ter audiência

Unknown disse...

vocês sabem de tudo de jornalismo mesmo, héin?

já ouviram falar de cruzamento de depoimentos? ou é mentira que o senador Mercadante, e o governo, deram entrevista culpando o mau tempo e citando a falta de investimento? Ou, ainda pior, apenas o que aparece na tv interessa ao senhores? O que Mercadante falou para a reporter fora da camera deve ser ignorado?

Realmente, o país é uma maravilha, nossos políticos são todos santos e quem está errada é a rede globo.

Blog ruim, post ruim, e comentarias ainda piores.

só desejo melhoras, e que um dia os senhores gastem mais tempo estudando do que fazendo política.

Edelmar disse...

Sempre que a grobo usa o termo 'especialistas', pode saber q vem baboseira. Agora se superaram de vez, dando declarações em nome do entrevistado, e em seguida mostrando o entrevistado falando o contrário. É lindo!

alexandre disse...

se o rodrigo feijão não fornecer o link onde o Mercadante falou isso,vai estar demonstrado: ele é um idiota. se ele mostrar,faço o MEA CULPA. por enquanto é só mais um bostinha da direita fascista que nem sabe o que é MEA CULPA.

Edelmar disse...

Ah, esse seu post foi reproduzido no blog do paulo henrique amorim

http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=22267

Luís CPPrudente disse...

O Rodrigo Feijon merece um prêmio especial por defender a repórter do PIG. Só ele sabe que antes de algumas entrevistas programadas como esta, a repórter faz um resumo do que o entrevistado fala e anota as suas principais ideias. Mas o que vale mesmo é a entrevista ser gravada com a fala do entrevistado e a repórter não quis mostrar isto, só quis apresentar o outro lado (outra visão), sem dar o direito do outro lado falar.

É a mesma coisa que eu convidar o Feijon para falar bem do PIG e na hora de colocar o Feijon para falar bem do PIG, eu resumo e mal resumido as defesas que ele fez do PIG, sem deixá-lo falar e encerro a entrevista dizendo que ouvi o Feijon e tudo pronto, do jeito que o PIG sempre faz!
Feijon, você é assessor especial do PIG para assuntos aleatórios e desconexos?

Mas que defesa você fez do PIG!
Por sinal defesas ordinárias!

Anônimo disse...

Como alguém disse tempos atrás, eu assisto o Jornal Nacional não para me informar, e sim para saber o que a Globo quer que eu pense.

@ZKOliva disse...

Grande Cloaca News !!!

Invariavelmente, no objetivo de defender a gestão do atual governo, o diálogo concentra-se naquilo que a mídia disse, naquilo que a mídia quis que parecesse ou naquilo que a mídia escondeu de todos. É a legítima campanha terceirizada mesmo, com direito a xixis da Míriam Apocalipse Leitão que, num apelo desesperado, disse que a oposição estava apática. Ora Miriam, só pode estar apática mesmo, com o país bombando desse jeito. E o êxito do atual governo aliado à terceirização da campanha política de José Serra para a turminha da Folha-Veja-Globo-Estadão, criou nestes veículos um Brasil totalmente virtual, caricato, dissociado como nunca do Brasil real (nunca antes na história desse país…). Brasil real que Zé Serra, claro, não quer discutir, isentando-se da parte mais difícil de uma campanha política, que é a formação da imagem do candidato, a exposição de suas idéias e a contraposição de diferentes modelos de gestão. Sem propostas reais, Zé Serra sabe que no corpo-a-corpo ele perde feio e só aparece para criticar o governo quando aviões caem e luzes se apagam ou para diminuir o efeito estufa por decreto, tentando pegar carona na Conferência do Clima, assim como tentou pegar carona na conquista das Olimpíadas. (Porque o Zé Serragem não assina uma lei terminando com a violência, né?)

Não deixa de ser lamentável que a fabricação de escândalos políticos e de atos administrativos débeis, de eficiência política totalmente dependente da credibilidade de leitores estúpidos, seja a única estratégia que resta a um partido que, se já representou algo para o Brasil, hoje é apenas uma sucursal da Veja.

Unknown disse...

Putz,

Um blog que se intitula "cloaca", se diz de notícias e não entende de jornalismo, comandado por um petista fanático, lido por quem tem inveja da grana dos Marinho... Ai ai, a tal democracia brasileira do não penso mas existo é que precisa de um apagão. Manda um raio aí São Pedro!

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

A Unica maneira de resolver isto são medidas tipo: 1 Governo reduz em 80% da receita para publicidade, cancelar todas as assinatura de Revistas.
2 - Todo Funcionario Publico de qualquer escalão e orgãos, so darão entrevista onde estiver duas ou mais orgão de imprensa.
resultado a maldida imprensa abre falencia.
e não farão reporcagem, por que tera a concorrente do lado.

Anônimo disse...

Ainda tem cara que defende o PIG, claro! E apanha igual ao PIG e sua turma!

Agora, interessante é a ideia de terceirização da campanha do Serrágio. Realmente é isso. Os caras são geniais: ora, se querem terceirizar tudo, então começam terceirizando inclusive a campanha política, a cargo do PIG, óbvio.

Não entendo uma coisa: como um defensor do PIG vem aqui, lê e vê o que o Sr. Cloaca aponta inteligentemente, e ainda nos chama de fanáticos, invejosos da grana dos Marinhos... eu heim! É cada figura que aparece.

Coitado,
já foi manipulado,
está dominado.
Coitado,
apenas copia o PIG,
não pensa!

Luís CPPrudente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís CPPrudente disse...

Isto mesmo cidadãos que apóiam o PIG! Podem ler e comentar a vontade no blog do seo Cloaca. Podem questionar e reclamar do seo Cloaca.

Não esqueçam, volte sempre e tomem contato com o mundo por aqui, sem a tapa do PIG!

alexandre disse...

Acabo de assistir a deliz Ortiz
pós-post -do-cloaca. Ela estava
exalando bílis,furibunda.
e nos presenteou com mais uma reporcagem sobre o apagão. se a de ontem pareceu apenas marota, a de hoje foi ostensivamente criminosa.
vale a pena procurar o link.
O mais engraçado foi um daqueles especialistas que o kamel tira do bolso do colete. Enquanto falava,mantinha um esgar canastrão como se dissesse "isso é conversa mole do governo.
Depois fizeram a previsível manipulação daquela frase da Dilma
dizendo que não haveria mais apagão.
até uma criança de tres anos sabe que a palavra apagão se refere ao racionamento e não a blecaute. Tanto que se diz " o Apagão de 2001".
Em 2001 nãO houve blecaute. houve o vergonhoso racionamento de fhc.
O blecaute foi em 99.
isso não é jornalismo. é lixo.
Que vergonha,dona Délis.
sei que nã estás sozinha. mas voce assinou esse pequeno estupro da verdade factual.

Teresinha Carpes disse...

Todos da grande mídia mentem!!!!Tenho nojo desta gente!Agora mesmo,o mau humorado Milton Cardoso,da Bandeirantes,está com os secretários da dona Yeda Crusius,que trabalham na CEEE(Companhia de Energia Elétrica)tão mentindo,sobre as obras que robusteceram a CEEE,só que êles não falam que todas as obras que energia elétrica,foram feitas na época do governador Olívio Dutra,cuja secretária de Minas e Energia era a Dilma Roussef,inclusive foram êles que iniciaram as uzinas Eólicas,que eram bem menores,mas já estam a tempos funcionando,e tem mais Olivio,por empréstimo ou do Banrisul,ou do BRde,uma fábrica de aparelhos,hélices e etc...Tão mentindo tanto esta gente da governadora,que o programa "Luz,prá todos",que é um programa do govêrno Federal,êles tão dizendo que é deles o programa!!Já mandei um torpedo,mas o Milton Cardoso,tá num restaurante(quem sabe vão alguém lá,para desmintir,esses senvergonhas????Vou ouvir,qual o nome do restaurante,que o Milton,faz o programa de lá,as quintas-feiras...

Teresinha Carpes disse...

Restaurante,que está agora o milton Cardoso:Sulina Grill,na 24 de Outubro número:1585(+ou-)Uma mentira atráz da outra,que o pessoal da Yeda estão dizendo!Estão só elogiando,"os bilhões"gastos por ela,na CEEe,nas cidades,que ela está!Uma pergunta:"De onde sai tanto dinheiro"é para vêr que mentira cabeluda,que estes senvergonhas estão estão fazendo,a Yeda~Crusius,já pediu um R$1,5 bilhões emprestado,porque os cofres,segundo ela estavam vazios,é para vêr,que esta grana toda vem do govêrno Federal!!!

Cristiana Castro disse...

Olha, seu Cloaca, sinceramente, ando um tanto dividida; sempre achei que o governo Lula deveria ter cassado, sumariamente, a concessão dessa p.... de TV Globo; depois achei que não pq a gente ia ficar sem o melhor Judas da Web. Nunca mais nada será tão " eticamente desalojado", qto esse grupo.

chapolim disse...

Pelo jeito bateu o desespero, o PIG vai ter de chafurdar em qualquer factóide pra faturar politicamente, mas estaremos atentos.....NO PASARÁN !

Anônimo disse...

Como de costume, dia após dia, as reporcagens no jornal do Bonner Simpson continua, para deleite dos amantes do PIG.

ALL disse...

PQ A IMPRENSA NÃO CHEGA NA ORIGEM DO APAGÃO?

Desde ontem, no início da tarde, todas as empresas jornalísticas do país sabem que o que desencadeou o apagão na noite da última terça-feira foi algum problema na linha de transmissão entre Foz do Iguaçu e São Paulo, mais precisamente no trecho que liga Ivaiporã (PR) a Itaberá (SP) e Itaberá a Tijuco Preto (SP).

Há rumores de que a situação naquele trecho é tão crítica - por falta de manutenção desde 1997 - que qualquer brisa pode causar um estrago enorme por lá.

Portanto, o que está faltando para uma dessas empresas alugarem um helicóptero e mandar uma equipe para o local, de preferência com um engenheiro eletricista especializado em redes de transmissão a bordo? O que falta é que aquela é uma das regiões mais pobres do estado, esquecida pelo poder público.

Lá não existe empreendimentos, patrocinadores, consumidores, nem imprensa. É uma espécie de 'apagão geográfico regional'. Chegar lá é difícil e custa caro. Esta é a grande reportagem que está a espera para ser feita. Quem sabe com um pouco de sorte não tenhamos notícias mais precisas sobre o estado de conservação daquele trecho e mais, o que exatamente aconteceu na noite da última terça-feira.

Faz quase quarenta e oito horas que os jornalistas especulam, testam hipóteses, ouvem especialistas (por telefone) e não fazem reportagem. Esse é o jornalismo que fazemos hoje no Brasil, minha gente, e pior, com a minha cumplicidade.

FONTE: http://maureliomello.blogspot.com/

Luís CPPrudente disse...

Ah tá! Então já chegaram no ponto certo do apagón, tem as digitais e o cheiro de enxofre do Zé Pedágio na parada!

O PIG não fará mais nenhuma menção ao apagón, porque o apagón já chegou no colo do Zé Pedágio!

Toma que o filho é teu, Zé Pedágio!

Angélica Matos disse...

Lula ironiza comentário de Caetano Veloso e é aplaudido --- Se vocês quiserem dar uma boa gargalhada, dêem um pulinho no blog: http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/ e vejam o Lula IRONIZANDO o CAItano.

Anônimo disse...

Hoje é dia do lançamento da
campanha: DIGA "NÃO" A CONSPIRAÇÃO!
O PIG está convidado a participar....

Rafael Baranda disse...

É o 1984 de George Orwell na tela da Globo. Duplipensar, a gente vê por aqui.

Anônimo disse...

A nobre Délis Ortiz deve entrar ao vivo em cima de um dos viadutos construídos pelo José Chirico para demonstrar que isto é seguro.

Mas vai logo, Délis, antes que ele caia sem a sua presença!


Cabuuuuuuuuuummmmmmmm!!!! Acabou de cair outro viaduto do Rouboanel do José Chirico!