domingo, 20 de dezembro de 2009

CINE CLOACA (SEM CORTES)

. O vídeo que você vai ver abaixo é uma produção do Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social, e foi uma de suas contribuições à 1ª Conferência Nacional de Comunicação - Confecom. Com fino humor e muita ironia, a obra faz um retrato da concentração dos meios de comunicação que observamos em nosso país.
Para contar a história, o diretor Pedro Ekman escolheu "remontar" o antológico e imortal curta-metragem "Ilha das Flores", do gaúcho Jorge Furtado. Para quem não sabe, "Ilha das Flores" foi considerado pelos críticos europeus "um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século XX". Este Cloaca News vai mais longe: trata-se de um dos mais importantes filmes da História da Humanidade em todos os tempos, incluindo na lista todas as metragens. Não por acaso, este blog já o exibiu aqui. Caso você ainda não tenha assistido à obra-prima de Furtado - e esteja com uns minutinhos sobrando neste domingão - aceite nossa sugestão e veja-o antes de iniciar a sessão abaixo. .

A dica deste vídeo foi surrupiada do blog Viva Babel.

22 comentários:

marise disse...

Arrebentou, seu Cloaca!
Cumprimentos!

Anônimo disse...

Excelente !
Cumpre lembrar que os direitos humanos são irrenunciáveis, logo, continuaremos lutando por eles.

Rato disse...

Simplesmente fantástico!!

Índio Kalapalo disse...

Desde o início dos anos 90, a direita e as igrejas abocanhavam todas as possibilidades do dial intitulando-se emissoras comunitárias. Quando foi possível batalhar pela concessão, poucas entidades bem intencionadas apresentaram a papelada necessária e raras conseguiram instalar sua rádio. Enquanto isso, floresceram as rádios de proselitismo político e religioso. Existe enorme dificuldade quando se trata de administrar o comunitário e de pregar o pluralismo cultural, além de garantir o sustento da emissora e das pessoas que trabalham nela.
É claro que está na hora de rever as concessões das emissoras de rádio e televisão convencionais e mudar todo o processo, privilegiando o público em vez do privado. Aliás, já passou da hora.

Adir disse...

Sem cortes e comentários

Kassab confirma aumento da passagem
de ônibus para R$ 2,70 em 2010
Aumento de R$ 0,40 deve começar a valer na cidade em janeiro de 2010.
Bem feito para os bovinos paulistanos!!!

Anônimo disse...

Por favor,
Desenha prá mim o que quer dizer "Um blog carbono quase neutro".
Grata.

Clara disse...

Parabens, que maravilha de filme

Toszco disse...

Alerta para o sr, Adir: Nem todo paulistano votou no kassab e nem todo paulistano é bovino.

Quanto aos direitos, foram todos convertidos em esquerdos!

Mirian disse...

Muchas gracias!! Adorei!

Anônimo disse...

Seu cloaca, sei que e ste espaço não é o ideal mas este incêndio na CEEE não é suspeito? Quem administra o local, quais "trâmites" podem estar relacionados à este edifício?

Anônimo disse...

Contra Marta(xa), até Kassab servia!

Lucimar Justino disse...

Show de bola!!!

Anônimo disse...

"Até Kassab servia" para quem, cara pálida?
E, a propósito, falar "Marta(xa)" parece coisa daqueles caras que votaram no Collor e agora escrevem "Lulla".

Mamita Phia disse...

Adoro um blog carbono quase neutro. hahahahhahaha aquilo é um repolho sinhô Cloaca?
Qual será a vinheta de amanhã? Mal posso esperar.
hahahhahahhahahha, repolho... hahahahhaha

Luís CPPrudente disse...

Parabéns por divulgar esta "ilha das flores" de 2009.

E Cloaca neles, até que a comunicação seja um direito para todos e não somente para os que fazem as reporcagens do PIG.

arquitetonica disse...

Este curta é realmente uma bomba, que deveria estar sendo passado antes de todo e qualquer longa em nossas salas de cinema, e não só. Temos que divulgar e fazer chegar ao maior número de pessoas. Mas o triste é pensar que, muitas pessoas, ainda que o vejam, não irão compreender a real dimensão de sua mensagem. Precisamos mais Educação para o nosso povo. Só assim poderemos levantar nossas vozes e lutar pelos nossos direitos!!!
Obrigado

José Lopes disse...

Vergonha!STJ suspende condenação de Daniel Dantas na Satiagraha
Medida tem alcance ilimitado, ou seja, bloqueia qualquer ato relativo à operação, inclusive ação penal

Fausto Macedo - O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu toda a Operação Satiagraha, polêmica investigação contra o banqueiro Daniel Valentes Dantas, do Grupo Opportunity. A medida tem alcance ilimitado, ou seja, bloqueia qualquer ato relativo à Satiagraha, inclusive a ação penal que culminou na condenação de Dantas a 10 anos de prisão por crime de corrupção ativa - sentença imposta pelo juiz Fausto De Sanctis, em novembro de 2008, e que era alvo de apelação da defesa junto ao Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3).


Veja também:

Cronologia da Operação Satiagraha

As prisões de Daniel Dantas

Os alvos da Operação Satiagraha



Está suspenso também o processo principal da Satiagraha, aquele em que Dantas foi denunciado pela Procuradoria da República por crimes financeiros, evasão e lavagem de dinheiro - a acusação teve base no controvertido inquérito da Polícia Federal, inicialmente dirigido pelo delegado Protógenes Queiroz, depois restaurado pelo delegado Ricardo Saadi, chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros da PF.

Unknown disse...

parabéns!! filme de grande qualidade e impressionantemente didático...

Anônimo disse...

"Ilha das Flores"(que de flores, só o nome) é um belíssimo documentário. E este estilo que ele inaugurou, é muito foda. Uma das melhores maneiras de se levar com clareza, informação à população comum.

Anônimo disse...

Excelente vídeo. Deve ser divulgado o máximo possível.

Anônimo disse...

A Marina Silva ficou bem no papel da diarista...kkk

Anônimo disse...

Deveria passar no horário nobre, dentro de um desses programas de partidos políticos de esquerda.O Zé Mané principalmente paulista perceberia o quanto é manipulado.

Grande Video!!!!