sábado, 27 de março de 2010

O MASSACRE DO MORUMBI – IMAGENS ESTARRECEDORAS



Professor conta como sobreviveu ao ataque das tropas de José Serra
.
Do blog Eco-Subversivo
.
Nesta tarde de sexta-feira (26/03/2010) presenciei o horror que é a repressão policial a manifestações. Foi na Assembléia dos Professores Estaduais de São Paulo que ocorreu na frente do estádio do Morumbi, onde o intuito era chegar à frente do Palácio dos Bandeirantes (sede do governo estadual paulista). A movimentação da polícia militar (PM) era intensa e esta colocou barricadas nas ruas que levavam a sede do governo para impedir qualquer um de se aproximar do local.
Depois de tomar uma chuva intensa e após começar a assembléia, nós começamos a subir outra rua, mas havia uma barreira de policiais do choque para impedir todos de passarem. Em outra rua adjacente também estava formada outra barreira de policiais da Rocam, ou seja, eles cercaram todos os acessos. Ai que entra o maior erro que é do governo em não garantir o direito democrático de ir e vir dos cidadãos, mesmo em uma passeata. Era uma manifestação de professores, pacífica e não de vândalos. Onde está a democracia? É democrático impedir uma manifestação de chegar perto da sede de um governo?
Então começou haver uma aglomeração do lado da barreira do choque. A tensão estava no ar e muitos membros do sindicato estavam alertando todos para não haver qualquer confronto ou provocação. Mas a polícia ja parecia pré-disposta para o confronto. Eu estava chegando perto e sabia que qualquer pequeno motivo, ou seja, qualquer "palito" que fosse jogado contra a polícia seria o motivo para esses começarem com a violência.
Foi o que aconteceu, pois quando cheguei perto pude ver alguns policiais já descendo o cassetete em cima dos manifestantes e também já começaram a jogar bombas de gás lacrimogêneo e atirar balas de borracha. O estouro das bombas era ensurdecedor e o pior era o gás que intoxicava todos e fazia arder os olhos fortemente. Muitos se feriram gravemente com as balas de borracha, o que foi uma atitude covarde por parte da polícia. Teve até uma bomba, que não era de gás lacrimogêneo, que estourou perto de mim que estilhaçou para todo lado. Foi um absurdo ver professoras e professores de idade que estavam ali saírem correndo como se fossem marginais (…)
.
Mais vídeos aqui e aqui.

11 comentários:

Anônimo disse...

é triste q uma greve política, greve antes de negociação, que tem a adesão de quase ninguém na categoria possa virar motivo pra ação partidária tão descarada.

e depois não se sabe p q a dilma não passa do teto dos votos tradicionais do pt?

na era da internet, p q a apeosp não vai uma pesquisa, votação.. qq coisa pela net?

fica parecendo q a apeosp teria algum receio de não conseguir emplacar suas teses em outro modelo de sufrágio que não a velha, tradicional e manipulável assembléia.

o mais bizarro é que a assembléia é marcada em um espaço que só cabe os militantes/professores de sempre.

P q não é marcada assembléia no pacaembu? Vai que a categoria resolve aparecer...rs...

Tb é piada pronta o povo falando sucesso das passeatas na paulista qdo tava cheio de militantes/estudantes que não eram professores.

Se foi um sucesso, p q convocá-los pra fazerem número?

O poder subiu à cabeça do pt & cia pelo jeito.

Ou fazer greve antes da negociação ou pedir 30% de aumento é um prática comum, por exemplo, do inatacável sindicato dos metalúrgicos do abc?

Nem precisa responder. vc só escreve o q está na sua cartilha.

pelo jeito, vc vive dentro daquele mundo previsto pelo grasmci onde o soberano controla a cultura.

Airton disse...

Ok, Dona Reinalda, baseada em suas deduções, a polícia decidiu que aquelas pessoas mereciam ser recebidas com bombas e cassetetes, também decidiu que eles não tinham o legítimo direito de ir e vir !
Baseada em suas deduções, a polícia do Sr. Serra, rasgou a constituição e colocou fogo nos restos !

Vera L. de Oliveira disse...

Ô, dona RINALDA, vá procurar coisa melhor para fazer em vez de vir aqui escrever asneiras. Quanto o zé pedágio está lhe pagando, hein? Nossos alunos só estão participando da passeata, porque também não aguentam mais estudar as apostilinhas ruins e assistir ao sucateamento de suas escolas. A grande maioria dos participantes é de professores em greve SIM. E não é apenas de 1%, como diz seu amado governador. Ninguém estava lá, porque gosta de apanhar com cassetete ou levar bombas de gás e pimenta no corpo e no rosto, mas porque nossos SALÁRIOS são MISERÁVEIS sim. Seu governador e secretário ditadores são tão arrogantes que nem recebem o sindicato pra negociar, por isso, partimos para a greve. A manifestação pacífica é um direito de TODOS os cidadãos, previsto na Constituição. E essa história de querer culpar o PT pela incompetência tungana é bem própria da direita burguesa que não tira a bunda do sofá pra assistir novelas e o Big Bosta. Se não tem o que fazer, arrume um trabalho voluntário e pare de vir aqui encher o saco!

V disse...

Gilberto Dimenstein é boca alugada.
Teve de colocar seu interesse mesquinho pelo dinheiro fácil em detrimento do que é democrático. O que ele escreve não dá para ler, quem dirá discutir.

Luís CPPrudente disse...

Tal qual o cão amestrado Aprendiz (ops, Dimestein) a Reinalda também é outra boca de aluguel.

Só que o aluguel do Dimestein é, por baixo, de três milhões. E da Reinalda de quanto será? Cinco reais? Um vale-coxinha? Um dia de folga? Ou um pacote de Biscrok?

Anônimo disse...

Então o serra agora vai subir nas pesquisas...fraudulentas... evidentemente...
De repente podem estar lendo os gráficos de ponta cabeça...os parvos...

Marisps disse...

Opa biscrok não! Meu cachorro adora biscrok e tem mais cérebro e muito mais caráter que a lava-latrinas do instituto millenium que anda colocando seus dedinhos de aluguel nos blogs de esquerda! Eu e o Brutus protestamos contra a comparação!

Luís CPPrudente disse...

Stella, não foi só você que fez essa crítica não!

Você sabe que a minha cachorra vira-lata, que se chama Branca, também protestou veementemente contra o que eu disse! A Branca latiu dizendo que Biscrok não deve ser dado a essas coisas de má indole adeptas do instituto milleniun!

Ela também latiu dizendo que o Nosferatu é mentiroso, torturador e que não tá nem aí para os direitos dos animaizinhos. A não ser o tal do Aprendiz Dimestein.

Isabela disse...

Ô D. Reinalda, tenha a santa paciência. Você escreveu um monte de baboseiras contra o PT e ainda justificou o caráter (mau caráter, obviamente) fascistóide do Nosferatu. A senhora(??????) vai acabar gerando uma tremenda crise de ciumes no meio do pessoal do PSTU, do PSOL, do PCO, do PCdoB,
do PSB, da turma independente da CUT e de companheiros anarco-comunistas que até vomitam quando veem as fuças do Zé Alagão.

..............................
Depois dessa da Sra.(?????) Reinalda, e outras que vejo por aí pela blogosfera, há que se perguntar para alguns papagaios da direita se eles tem alguma preferencia pela ditadura de um gorila só ou, gulosos e ansiosos pelo poder (com ph ou não, freudismos à parte), desejam mais por três membros na junta (como foi o caso brasileiro depois do Costa e Silva).

Para bom entendedor, meia insinuação basta.

Miguel Graziottin disse...

O PSDB vai processar o sindicato dos professores por propaganda anti-Serra!
Acreditem!
http://miguelgrazziotinonline.blogspot.com/2010/03/psdb-vai-entrar-na-justica-contra.html#ixzz0jbP5ySOB

Anônimo disse...

Como tas? amei excessivamente o teu local Online!
tas a realizar um muito bom resultado, hoje sempre imenso para regidir nos websites!
Eu mesmo tenho um blogue de Bonus de Poker, aparece la, e escreve como eu fiz aqui a tua impressao em http://www.estrategiapropokerbonus.blogspot.com/
no meu ver no teu espaço online so falta uma Ferramento de traducao. Vou ser o mais participante na tua comunidade!
abraco