quinta-feira, 1 de abril de 2010

ZERO HORA DÁ FURO MAS ESCONDE O BURACO














.
Para proteger o candidato do PRBS ao governo estadual, tabloide transforma bomba em traque jornalístico
.
A notícia explodiu, precisamente, às 13:26h de hoje, conforme a gabação do “Blog do Editor” , abrigado na edição digital da gazetinha. Tanto era tema relevante, que o simples fato de o veículo jactar-se por tal primazia já fornecia a verdadeira dimensão do fato novo.
Ao apresentar a denúncia contra oito pessoas suspeitas do assassinato do ex-secretário de Saúde de Porto Alegre, Eliseu Santos, o Ministério Público gaúcho não usou meias-palavras: o crime foi encomendado, motivado por vingança, diferentemente do que concluiu a Delegacia de Homicídios e Desaparecidos da polícia tucana de Yeda, que encerrou o caso concluindo que o crime foi latrocínio, descartando, peremptoriamente, a hipótese de execução.
Por ocasião da morte do Secretário, o “jornalismo” do Grupo RBS não poupou energias para que o episódio não fosse caracterizado como “queima de arquivo”. Por aqueles dias, a melíflua colunista política de ZH, em instante de raro açodamento, chegou a escrever em sua Página 10: “Já sei que os adeptos da teoria da conspiração vão acusar a polícia de estar abafando o caso, mas os elementos levantados pela polícia indicam que Eliseu Santos foi apenas mais uma vítima da violência que grassa em Porto Alegre”.
Como se sabe, a administração do agora ex-prefeito José Fogaça esteve mergulhada em um verdadeiro festival de falcatruas e escândalos de corrupção, e o Secretário assassinado era o pivô de vários casos – em um deles, envolvendo um desvio de R$ 9,6 milhões, o próprio Fogaça é apontado como conivente pelo MPE. Por isso mesmo, uma verdadeira força-tarefa empenhou-se, com afinco, em mandar o “Caso Eliseu” para o limbo. De lembrar que este mesmo Cloaca News já havia demonstrado, de maneira cabal e irrefutável, que a ordem de Zero Hora é “aliviar Fogaça”.
Pois, hoje, ao anunciar clangorosamente a denúncia do Ministério Público, que apresenta uma reviravolta no episódio, o tabloide surtou. Veja, na imagem acima (clique para ampliá-la), que o furo jornalístico de ZH – ufania de todo profissional de imprensa – não mereceu a manchete principal na capa de sua edição eletrônica. A frase que poderia ser, em letras garrafais, “Secretário de Fogaça foi executado por vingança, diz Ministério Público”, ou “Assassinato de Eliseu foi encomendado, diz MP”, ficou reduzida a uma legendinha anódina, sem-vergonha mesmo.
Já podemos até imaginar a capa da edição impressa, que circulará na Sexta-Feira Santa, mas vamos nos resguardar. Porque o “jornalismo” de Zero Hora é sempre uma caixinha de surpresas em que o buraco é, invariavelmente, mais embaixo.

17 comentários:

trombeta disse...

Seu cloaca, não é pra me gabar mas essa até o vandinho, meu cachorro, já tinha sacado.

Pior que o jornalismo da RBS só a mulher do Fogaça com um microfone na mão.

NITX disse...

A manchete vai ser: Ele 'morreu' por nós.
Na sequência:
'Pedro negou saber algo, nas três audiências realizadas até agora.'
'Judas está foragido, fugiu com um malote...
Na versão online:
'... agora é tarde, Judas aparece enforcado.'
Todos se perguntam: " mas cadê o dinheiro?"

van-poa-rs disse...

Será que, se FOGAÇA e seus vereadores, não tivessem "abortado" a CPI em 2009, o ELISEU poderia ainda estar vivo?

Teresinha Carpes disse...

É verdade Van-poa-rs,foi abortada várias CPIs deste desgoverno municipal...e tanto o morto,quanto o prefeito e estes assassinos,nenhum é anjinho não...aliás o prefeito tá bem vivo...

Anônimo disse...

Aliás, acho que só a "turma oficial" (governo e RBS) e a polícia ainda acreditam que foi assalto.
Raul.

Don Jose de Pan Y Agua disse...

Seu Cloaca sinto afirmar que a revoravolta no caso não dará em nada pois meu amigo Paulo Santana( Il Postino) me confidenciou hoje de manhã: Não há vídeo, portanto não há crime !
Esta será a tese defendida pela famiglia Sirotsky e acatada pela "gente de bem" do estado mais politizado do país, terra do gaúcho altaneiro e faceiro !

Ary disse...

Mas e o Giovani "bagaceira" Grizotti não encontrou nada nas latas de lixo? Acostumado a perseguir tiozinhos do DNIT, o bagaceira não investigou nada?

Anônimo disse...

O MP da YEDA é mais independente que o do Serra, em SP todos os papeizinhos do processo iam ser xerox um do outrou, tudo cooptado.

Anônimo disse...

O menos pior para POA foi o Sr. Foifarsa (cade as escolas de turno integral ?) ter renunciado. Assim não volta mais. Agora que o-prefeito-mais-alto-do-Brasil realizou seu sonho de tantos anos de chegar a prefeitura (que obstinação...) vamos ver se vai governar mesmo. Quanto a morte do seu Eliseu, como disse um famoso meteorologista da rede baita sol: "Não se preocupem, será só um furaquinho".

Adeli Sell disse...

Pois é, disseram e ainda vão continuar dizenso que estamos fazendo uso "político" de uma morte. Respeitosamente, meu partido, nossa bancada de vereadores, não usou nada, apenas fez o que todos os vereadores de todos os partidos deveriam fazer: investigar, fiscalizar, cobrar, assinar a CPI.
Levamos ao MP, PF,OAB etc farta documentação.
As coisas vão começar a aparecer.
Adeli Sell, vereador e presidente do PT-POA

Paulo Reis disse...

Ainda bem que nós temos blogs como Cloaca News, para que essa mídia vagabunda (RBS) não pense que está reinando sozinha. Parabéns por nos manter informados de maneira isenta, sem manipulação e exclarecedora.
Vale à pena ler o artigo do Jorge Furtado sobre a imprensa no RS Urgente. Felizmente existem muitas pessoas livres, totalmente comprometidas com a verdade e a democracia.

Anônimo disse...

A mídia está um desplante.

A notícia mais importante de ontem seria a permanência do Meirelles no BC. E as implicações disto, no futuro.

Pois bem, a manchete do JN foi o fato de que remédios no Brasil têm embutidos muitos impostos. Como se isto fosse coisa nova. E se faz um alarde contrário ao governo atual....

Uma vergonha. Não se falou da Farmácia Popular, não se falou do PSF, não se falou das quebras de patente ou das isenções que o governo vem concedendo na medida do possível e se apelou para o óbvio ou para o superficialismo. Matéria feita especialmente para dar armas ao Serra.

Ruy disse...

“Quando surgiram os primeiros focos de guerrilha, o Estado colombiano vacilou em tomar decisões duras. O resultado são mais de 40 anos de guerra civil, quase 50 mil mortos, quase 200 vezes mais do que aqui”.

General Augusto Heleno

H. Pires disse...

Solicito licença e falando um pouco mais do mesmo, ou seja, desses imundos direitistas jornalistas e seus donos, que é o capital internacional, tem interessante texto no Blog do Amoral Nato, sobre o imundo armando nogueira(nojeira) da globo. Hoje tão badalado e lamentado em sua morte. Alguns senadores(sempre os mesmos lamentáveis senadores) até leram, emocionados, da tribuna, daquela casa de tolerancia - senado, linhas e mais linhas de elogios a esse hoje, acompanhante do capeta. Mais um (o tal nogueira) desmascarado por completo. Na globo e aboletados, tal como este aqui, só tem criminosos. Todos que trabalham com eles fazem parte da quadrilha.

Cláudio E disse...

Seo Cloaca
Tou deveras indignado contigo. Hoje pela manhã esperando o Cleo Kuhn dar a previsão papa o findi, entra o lamuriento do André Machado comentando o caso da humilhação do morador de rua. A profícua abelha em seguida botou a sua colher torta, e tava indo naquela toada, até que uma tal de Bahia falando de Brasília, disse que se "indiguina" também com o fato.
Pô seo Cloaca, tu poderias nos ter atualizado quanto a nova ortografia do verbo. Desta forma estou muito indiguinado contigo.

Anônimo disse...

Bom para a Yeda.

Miguel Graziottin disse...

E a midia amiga já tem a tática para proteger Fogaça!
A TÁTICA DA MÍDIA GAÚCHA PARA ABAFAR A EXECUÇÃO DE ELISEU SANTOS E POUPAR JOSÉ FOGAÇA
http://miguelgrazziotinonline.blogspot.com/#ixzz0k44QOwtV