segunda-feira, 31 de maio de 2010

MAU EXEMPLO DE SERRA


.















Por Sitônio Pinto  (o criador do "Lula lá" )
.
O que terá levado o bibliotecário William Rodrigues Marques a se fantasiar de estudante de Medicina, e, assim caracterizado, deambular pelos jardins da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre? Ele estava vestido com a bata dos cirurgiões, e passeava por onde não devia: o lado de fora, área de acesso vedado às equipes de cirurgia em uniforme de campanha, devidamente esterilizadas para suas intervenções.
Que dizer: William foi pego não porque entrou, mas porque teria saído. Os cirurgiões não podem sair, e William queria sair fantasiado de cirurgião nesse período pré-carnavalesco que antecede a Copa dos Mundos. Ele veio de longe, desde Manaus, para ser preso em Porto Alegre, onde estuda biblioteconomia. Não se contentava em ser um aprendiz da gerência dos livros. Ele queria ser médico, ou acadêmico de Medicina, profissão preferencial da maioria dos jovens brasileiros -- que não se contentam em ser técnicos ou bacharéis noutros ramos do conhecimento menos prestigiados pela sociedade.
O falso brilho dos anéis seduz o jovem que não se conforma em ser operário, comerciário, agricultor, num país onde não se dá valor às profissões trabalhadoras. Quase todos querem ser doutor, mesmo que a pedra do anel tenha o brilho pobre das crisólitas. Não se dão conta que os atuais Presidente e Vice-Presidente da República não tenham títulos e anéis, e conduzido bem o País. Na primeira vez em que foi diplomado Presidente, o operário Luiz Inácio disse que aquele era o primeiro diploma que recebia na vida.
Poucos jovens se lembram disso, ou eram meninos quando o Presidente disse isso, soluçando, as lágrimas molhando o papel. Preferem seguir o exemplo de um certo Serra, ex-governador de São Paulo, que também galgou esse alto posto sem bacharelado: mesmo gestor do estado mais rico do Brasil, Serra não se conformava em não ter um diploma de bacharel e propalava, aos quatro ventos dos sete mares, que era economista e engenheiro. Podia até ter dito mais, pois foi ministro da Saúde sem ser médico, como William queria ser.
Esse é um mal que assola o País: ninguém quer ser trabalhador, só quer ser doutor. Como se o doutor não fosse um trabalhador. Um veste macacão; outro, o jaleco de cirurgião – que lhe dá acesso ao bloco cirúrgico, mas não aos jardins da Santa Casa. Se William estivesse envergando um macacão, poderia ter andado pelos jardins suspensos do Hospital, pois é livre a circulação em território nacional em tempo de paz. Aliás, ele ainda pode alegar isso em sua defesa. Atribuíram-lhe o crime de falsa identidade; outro não podiam, pois ele não cobrou por serviços nem prometeu cura por vantagem econômica.
O jovem William apenas seguiu o mau exemplo de um certo Serra, candidato a presidente da República, que diz ser formado em economia, pensando, com isso, seduzir o eleitor brasileiro – que nas duas últimas eleições preferiu um auto-didata. Pois já basta de doutores que garatujam suas receitas para esconder, nos garranchos mal-traçados, seus erros de português, escritos no jargão da ignorância.
Nove entre dez brasileiros aprovam Lula – que não é doutor, mas torneiro-mecânico, e quer Dilma, mulher de aço, para substituí-lo na oficina Brasil.

23 comentários:

V disse...

Belo texto. O problema não é ter ou não o diploma, é dizer a verdade! Serra não é economista, não, não e não. Ele se passa por economista, engenheiro, professor e político, que também não é, pois não trata de forma política os assuntos do Brasil. A Bolivia e a China que o digam.

H.Pires disse...

Uma vez mais solicito permissão ao Companheiro Cloaca, ao que agradeço. TSE DRA. SANDRA CUREAU, DR. GURGEL, ministro aldir passarinho(corregedor): Após a representação do M.S.M. do Grande Eduardo Guimarães, para verificação das pesquisas, fraudadas ou não, está nas mãos dos Doutores, faço a seguinte "indagação" - O IBOPE(do montenegro) não as fez mais. Qual o motivo? Isso seria confissão de culpa? O zeloso TSE tomará providências? Creio que sim!

Unknown disse...

Texto Perfeito! O Cloaca esta cada vez melhor.

Alexandre disse...

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: COMO esse cara conseguiu ser professor da Unicamp SEM TER no mínimo um diploma reconhecido no Brasil??? Quem o ajudou nessa mágica???

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Tem uma versão que este Ze Meleca, atacou e criou uma cortina, para a Midia ter um assunto, assim não vinculou no PIG o mensalão de Brasilia onde Rodrigo Maia e ele estão envolvido.

Professor Brasileiro disse...

Na foto, o Zé Chirico está até comportado demais. Visite o endereço abaixo e veja o que é mau exemplo de verdade.

http://resumodoeclipse.blogspot.com/2010/05/porco-remelento-sem-educacao.html

Anônimo disse...

A idéia é boa. O texto, eu arranjaria aqui e ali pra ficar enxuto. Além de probleminhas de concordância, está um pouco piegas. Vamos lá, seu Cloaca! Muito trabalho, heim!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Teresinha Carpes disse...

Gente,o que será que houve,lá no RS Urgente????Não tem mais o Blog,RS Urgente cara blogueiro???

Anônimo disse...

Texto completamente ridículo. Fiquei envergonhado pelo autor.

Alexandre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Seu Cloaca, RIDÍCULO é esse anônimo que parece até trabalhar pro Zé Vampiro Nosferatu...

beatrice disse...

Excelente texto.
Aliás, naquele arremedo de entrevista para o Kennedy Alencar, o Zé já não disse mais que é economista, agora ele diz que estudou economia e fez pós, esqueceu de explicar que é daquelas pós "latu sensu", ou seja, não é PÓS.
Em tempo,
como ele foi contratado por uma Universidade Brasileira sem ter diploma reconhecido aqui, e segundo consta era até professor titular, grau máximo na carreira???

Alexandre disse...

Beatrice, essa é a pergunta que NINGUÉM RESPONDE!!!

Que tal a mandarmos para a Unicamp? Iria causar um rebuliço...

Lucia Rodrigues disse...

Espaço cada vez melhor este aqui. Virei seguidora hoje e atrasada. Gostaria de citar dois outros blos, para fazerem parte de sua lista (que já copiei), o Boca Digital http://blogdaapoiamoslula.blogspot.com/ e O Cachete, http://ocachete.blogspot.com/ pelos quais tenho certeza que vc também colocará a mão no fogo.
Abraços e parabéns pela lucidez.

Paulo disse...

Um péssimo exemplo do Serra é fácil citar, quero ver voce citar um bom exemplo. dou-lhe o tempo que quizer.

Anônimo disse...

O homem mete a mão inteira na boca, o homem mete o dedo no nariz, o homem mete o nariz onde não deve, o homem mete os pés pelas mãos, o quê mais mete o homem e aonde?

Anônimo disse...

Os especialista do PiG dizem que no RS,a Dilma não ganha ,que aí é reduto do Zé Meleca.
Como seria bom se Dilma desse de lambado no Zé Pequeno aí no RS...

Yacov disse...

O grande administrador, o grande "jestor", o grande planejador, o político experiente que já foi secretário, prefeito, governador, ministro, etc, não tem UMA grande obra para apresentar. Desafio alguém a mostrar UMA obra do Çerra que tenha beneficiado a população como um todo e que o povo saiba dizer: "OLha, isso aqui foi o Çerra que fez, viu!!!" Óbvio que genéricos, remédios para AIDS e seguro desemprego não valem, porque nenhum destes projetos é de sua autoria, apesar da lenda. O ÇErra é um grande "trovador", um "jaguára" mesmo, com se diz aí no rio grande. Ele só tem papo-furado, é um fanfarrão.

"O BRASLI DE VERDADE não passa na gLOBo - O que passa na gloBO é um braZil para TOLOS"

Anônimo disse...

O Zé Chorume não é nada ,não é engenheiro,não é economista,não é um bom administrador e nem educado,é só ver as fotos que circulam pela internet:Com o dedo no nariz,com a mão na boca,limpando os dentes com os dedos,tirando meleca, etc.Credo,esse homem é um nojento.

Anônimo disse...

Excelente texto Cloaca.
Esclarecedor também. A grande maioria do povo brasileiro não sabe que o Serra não tem diploma reconhecido no Brasil. Será que o Conselho de Economia não pode entrar com uma ação de charlatanismo?

Mais uma vez.
Simples e límpido como água cristalina:
QUEM CONHECE DILMA VOTA EM DILMA
QUEM CONHECE SERRA NÃO VOTA EM SERRA

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

QUEM EXIBIU UM CURRUCULUM FALSO NA PLATAFORMA LATTES ???

COM MESTRADO E DOUTORADO?