sábado, 28 de agosto de 2010

DILMA: PRESIDENTE OU PRESIDENTA?


.
Por Urariano Mota
.
.
Olhem só a que nível chega o reacionarismo, ou, o que é igual ou pior, a prestação de serviço a um patrão reacionário.
Na Folha de S. Paulo deste sábado:

“Petista é vendida como "presidenta" em comícios e ‘presidente’ na TV
ANA FLOR
DE SÃO PAULO
‘Afinal, ela vai ser presidente ou presidenta?’, perguntou Rosane dos Santos, ao deixar um comício em São Paulo, na última semana. A militante se referia ao título que a candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff, teria caso eleita. A confusão tem origem no uso, desde o início do ano, nos discursos da candidata, do presidente e de outros aliados, do termo ‘presidenta’. A alteração do gênero da palavra, que na ortografia não tem versão feminina, foi uma forma de reforçar o fato de Dilma ser mulher....”
.
Não bastasse o viés (santa palavra do jargão) enviesado, o primeiro parágrafo é uma exibição redundante da mais rotunda ignorância. Ignorância da própria língua: “A alteração do gênero da palavra, que na ortografia não tem versão feminina...”
A repórter poderia dizer “A variante do gênero da palavra, que no léxico ...”, ou mesmo “A alteração do gênero da palavra, que no vocabulário corrente”, mas ortografia? Pelo amor de todas as flores, não. Ortografia, vale recordar, cuida das regras da escrita correta das palavras e dos pontos de acentuação, segundo a gramática normativa. Comete um erro ortográfico, por exemplo, alguém que escreva “estupideis” em lugar de “estupidez”. Ou “confuzão” em “lugar de “confusão”.
No caso, se erro houvesse (e não há) em “presidenta”, seria de significado ou semântica, porque “presidenta” se encontra há muito dicionarizada. Mas pra que se importar com tais ninharias, quando o objetivo é jogar “ortografia” no ventilador?
Seria bom que os redatores obedientes dessem uma olhada nos dicionários antes do atendimento ao estalo dos dedos do patrão. Como aqui:
No Dicionário Aurélio:
Presidenta – S.f. 1. Mulher que preside. 2. Mulher de um presidente.
No Dicionário Houaiss:
Presidenta
Acepções
■ substantivo feminino
1 mulher que se elege para a presidência de um país
Ex.: a p. da Nicarágua
2 mulher que exerce o cargo de presidente de uma instituição
Ex.: a p. da Academia de Letras
3 mulher que preside (algo)
Ex.: a p. da sessão do congresso
4 Estatística: pouco usado.
esposa do presidente
.
Mas pra que discutir contra a força do tacape, não é? O que importa mesmo é: Dilma, presidenta. Ou Dilma, presidente. Ou, se quiserem, a primeira mulher do Brasil na presidência. Para que suportem, ou não, uma presidenta nos próximos quatro anos.

40 comentários:

Anônimo disse...

Caro Uraniano, seria muito pedir-lhe enviar este artigo ao jornal Folha? Seria uma contribuição enorme ao jornalzinho.
Pano rápido: E o Lula é o apedeuta. E esta jornalista?

Humberto Carvalho Jr. disse...

E ainda tem gente achando que política não se faz com pequenos detalhes.

Essa campanha do desespero ainda vai gerar muitas peças de comédia para a gente reproduzir em nossos blogs, mostrando o que é deliberadamente ignorado pela "velha imprensa".

Eles não se conformam em entregar a eleição no primeiro turno, querem agora extirpar o Zé Alagão da política brasileira, assim como o fizeram o FHC. Pior: vão conseguir.

Imprensa Marginal

José Marcio disse...

Essa questão tem que ser definida urgentemente, sob o risco de sua candidatura ser impugnada pelo TSE.

Anônimo disse...

... Dilma Brasileira Rousseff, A Magnífica!

A primeira mulher presidente do Brasil!

UMA COLHERZINHA AO PIG!:

Dilma é um 'poste'!: porque tem luz, muita luz [própria]

BRASIL NAÇÃO - em homenagem a uma brasileira que honra - e honrará - este país e este povo!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

... Vamos perguntar ao PIG - "sabido e etimologicamente investigativo" - se, 'por acauso', o homem tem dente e a mulher tem denta!

República Desta MÉRDIA Nativa Aloprada, Alienada, Capciosa, Terrrorista de meia-tigela, golpista contumaz, MENTEcapta.... Fascista Eterna!...
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Euler disse...

O jornal deve estar sem assunto. Aliás, essa grande mídia precisa mesmo inventar sarna pra coçar, já que está sendo derrotada e assiste impotente a diminuição contínua de sua influência junto à opinião pública.

E agora esta: presidente ou presidenta? Acho que não vou dormir nas próximas duas semanas por conta deste dilema.

Dá-lhe, Dilma, no primeiro turno e com esmagadora vantagem!

Zeza disse...

Agora deu, Ibope abriu o jogo.

Luís CPPrudente disse...

Para os mafiosos do PIG e suas famiglias não se confundirem mais, o povo vai eleger a Dilma presidente do País, e ela será a primeira mulher presidenta do Brasil.

Dilma Rousseff, presidenta do Brasil eleita em 03 de outubro.

A nossa presidenta vai precisar de um bom governador em São Paulo, por isto devemos e temos a obrigação de votar em Mercadante!

Anônimo disse...

[JOSÉ] (S)ERRA, O ‘JENIO’! ENTENDA
... Quem presencia o José (S)erra bravateando – perdão, ato falho -, falando, infere, imediatamente, num átimo: este senhor somente não criou o Céu e a Terra! Noves fora estes dois, digamos, trololós da Natureza, (S)erra é, mesmo, o feitor-mor Universal! No mínimo, coordenou o PAC de Deus na construção das estrelas do firmamento!...
... E se algum ente mortal tem, ainda, alguma dúvida acerca desta tese, descarte-a! Nesta [memorável(!)] campanha presidencial, José (S)erra por ele mesmo é a comprovação desta biografia! A coisa somente não é mais perfeita, angelical e producente porquanto o *markenting do PSDB não é lá essas Coca-Colas® toda!...
[*Para Serra, PSDB 'não é bom de marketing'
28/08/2010 - 17h26
ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO
Folha Online]

... Não se pode pensar em nada significativo criado no estágio pré-(S)erra! A sensação objetiva que nós temos, limitados e efêmeros pobres mortais, é a de que a era pré-(S)erra constituiu-se num grande vácuo, somente superado com a explosão do Big Bang da Mooca... Um ser único [e singular] capaz de confessar, textualmente, que “já nasceu preparado para participar de debates entre presidenciáveis!”...
... Bom, e agora Josés e Marias ‘bananienses’, o que será da criação humana e universal no longíquo (sic) pós 03 de outubro de 2010?!
No lugar do (S)erra irrompe, abruptamente do nada, uma reles mulher sem biografia, sem produção alguma, terceirizada... Uma simples mulher brasileira, sem o ecumenismo do (S)erra, sem a excelência criadora do (S)erra para iluminar-lhe os meandros e a costura da perfeição...
... Que bom seria se a lamparina do Aladim tivesse sido obra manufaturada da era José (S)erra!...

UMA HORA DE SILÊNCIO, POR FAVOR! Em nome – e reverência – do processo ‘criatório’ (S)erriano!

República de Nós Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Caio Cezar disse...

Irrelevante, não? Sobretudo quando percebemos que a língua é viva e está em constante transformação!

silvana disse...

Acho William Waack um jornalista muito inteligente, mas, às vezes comete erros e gafes. Gosta muito de dizer MINHA OPINIÃO PESSOAL ou PARTICULAR, claro que toda opinião é pessoal, porém esquece esse detalhe.

Henderson sousa disse...

Por primeiro, concordo em um ponto: o termo "presidenta" é vernaculíssimo.

No entanto, faço uma ressalva: não são os dicionários os responsáveis por dizer qual palavra há e qual não há em nosso país. De acordo com a vetusta Lei Eduardo Ramos de 1900, a Abl por meio do VOLP foi incumbida desse encargo.

Saudações direitistas.

Anônimo disse...

... E POR FALAR EM PREOCUPAÇÃO!

A aprendiz de golpista Cristiana [cada vez 'MAIS'!] Lôba [de raiva e de ódio!], âncora do programa 'Fatos e Distorções' - perdão, ato falho -, 'Fatos e Versões' [RouboNews], pelo menos por ora, "jogou a toalha"! Digo eu, lembrando o ínclito relator do 'Mensalão do DEMotucano Eduardo AZARedo'!: Na edição desta noite (28/08/10,) a Lôba estava mais, digamos, ligth - para usar um verbete tão caro à trupe do 'Cansei' & $ucur$ai$! Ainda assim, 'A Menina do Jô' (sic) tentava disfarçar a frustração da derrota iminente! No entanto, o 'cansaço' mitigado pela sensação de ter tirado uma 'mala' [pesadíssima!] das costas! Ou seja, o protagonismo de energizar a candidatura pré-derrotada da vez da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista eterna!...

- MATUTO, E SOBRE A PREOCUPAÇÃO DA VEZ!
- Calma, [Willian] MAUnner! Calma [William] Waack! 'Fatinha' Bernardes, a Cristiana está, agora, preocupadíssima com a possibilidade da vitória acachapante da Dilma proporcionar maioria no Senado em favor da futura primeira mulher presidente do Brasil! O medo a começar pelo encaminhamento da proposta atinente à CPMF! [Mais dinheiro para a saúde pública?! Que horror, pensou a Cristiana Ponto-de-ouvido do Ali Kamell(o) Lôbo...]

ARREMATA LOGO ESTA JOÇA, MATUTO INSOLENTE: é por isto que eu estou contando os minutos para a Cristina Kirchner assumir(!)

BRASIL - em homenagem à Dilma Brasileira Rousseff e a Luiz Inácio Brasileiro Lula da Silva
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

~

Ajustes em comentário anterior:
#Joaquim Barbosa, ínclito ministro do STF e relator do 'Mensalão do DEMotucano Eduardo AZARedo'!;
# light;
# favor ler anglicismo, ao invés de, simplesmente, verbete

Cordiais saudações democráticas, progressistas e civilizatórias,

BRASIL - em homenagem ao honesto, sapiente e trabalhador povo brasileiro
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

Tenham pena da Ana Flor.
Ela não sabe o que faz...

Anônimo disse...

No site da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS - local maravilhoso para apontar definitivamente a estupidez da FOIA - consta:

presidenta s. f.

O endereço é:

http://www.academia.org.br/

Aí você clica em "NOSSA LíNGUA" e depois em "Busca no Vocabulário" e digita a palavra que quiser pesquisar. O resultado aparece embaixo.

Apenas se o resultado for "Nenhuma palavra encontrada na pesquisa!", o neologismo fica por nossa conta. Porque, para todos os efeitos, quem oficializa a língua portuguesa falada no Brasil é a Academia Brasileira de Letras (com chá e fardão!)

Então, prestenção Foia: PRESIDENTA existe e seus sabujos terão a satisfação de ouvi-la e ter de a empregar por muitas vezes em breve!

Jose Alves de Matos Filho disse...

Parabén Seu Cloaca e Uraniano!

Por essas e outras é que o Blog recebeu o premio na Reun ião dos Blogueiros Independentes!

Anônimo disse...

SOBRE A FESTA DA ELEIÇÃO – com todo o respeito aos(as) não-eleitores(as) da Dilma, A Magnífica – e sem dar asas ao clima do “já ganhou” enquanto demérito petulante aos [legítimos] oponentes de uma disputa [supostamente] democrática!
CHEGA DE LERO-LERO, SENHOR MATUTO ‘BANANIENSE’!
Humildemente, gostaria de encaminhar algumas proposições, que carecem de uma discussão e maturação.
A PROPOSTA FUNDAMENTAL
Oficialmente, materializada a vitória de Dilma Brasileira Rousseff no primeiro turno da eleição presidencial, a recém-eleita concederia a primeira entrevista à TV Brasil! Entrevista exclusiva à TV Pública – a NBR *[TV Estatal] poderia reproduzir a entrevista, no entanto a emissora protagonizaria um papel coadjuvante.
Cumpre salientar que este evento seria anunciado bem antes do dia da eleição, ressalvando, logicamente, que a [eventual] entrevista estaria condicionada à eleição da candidata Dilma, óbvio!
Durante todo o dia da entrevista, a emissora apresentaria uma programação especial, relatando a sua grade de programação, enunciando os seus objetivos, identificando os seus profissionais, reforçando o seu caráter público, revelando o seu olhar social e nacional, orientando e oferecendo aos telespectadores dados acerca de como interagir com o referido meio de comunicação... Uma festa cívica da emissora, que, portanto, teria a oportunidade legítima de tornar-se conhecida por grande parte da população brasileira...
TABELA COM OS SEUS PARES, MATUTO ‘BANANIENSE’!
Por tabela, este evento histórico “mataria de raiva” a ‘tchurma’ do PIG – e de ‘caganeira’!
NUM SEGUNDO MOMENTO – que, necessariamente, não seria neste mesmo dia da entrevista à TV Brasil, aí, sim, a recém-eleita Dilma Brasileira Rousseff, A Magnífica, concederia uma entrevista coletiva a todos os veículos de comunicação, desde “a Rádio Curva do Vento” [“de Xororó”, na Bahia] até a BBC [de Londres], passando pela TV Record, TV Globo(!), SBT, ‘Folha da ditabranda’, ‘Estadinho’, ‘InVeja’...
*NOTA: temos clareza da distinção entre TV Pública e TV Estatal - ainda que ambas devam, necessariamente, exercer os seus pressupostos e atribuições de forma radicalmente democrática. Nós estamos concebendo - e festejando - a construção coletiva e, portanto, participativa da nossa democracia. Nem de longe, consideramos qualquer prática vinculada ao autoritarismo e, muito menos, totalitarismo do Estado!
BRASIL, ZIL, ZIL, ZIL... [com eco!]

Cordiais e respeitosas saudações democráticas, progressistas e civilizatórias,

BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao honesto, sapiente e trabalhador povo brasileiro
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Glecio disse...

Otimo artigo do jornalista Pedro Ayres, o video linkado é sensacional, sobre a crise de 2008/2009.
http://pedroayres.blogspot.com/2010/08/mercadante-netinho-e-marta-surfam-na.html

Airton disse...

A oposição está em carne viva, com os nervos expostos. Tudo dói e dói muito !

Anônimo disse...

O COPO VAZIO E A VALA-COMUM DA MARINA EX-SILVA!
############

Marina critica Dilma e Serra e reclama de copo descartável
A candidata Marina Silva fez ontem uma caminhada...
Com um megafone, deu alfinetadas em Dilma Rousseff e José Serra. "Sempre digo, com respeito, que a Dilma e o Serra são competentes, mas muito *parecidos. São desenvolvimentistas. É como se houvesse um concurso para quem conseguisse decorar mais número. O Brasil **precisa é de visão estratégica."
(...)
Pouco antes de entrar no carro, ao final da caminhada, Marina reclamou com um assessor que lhe entregou água num copo plástico descartável. Marina disse que aquele ***"não era um copo de um partido como o PV", e que, depois, o assessor deveria lavar e reutilizar o copo.

FONTE: Seção Poder – FOCO, Jornal Folha de São Paulo, 29 de agosto de 2010
DE BRASÍLIA
################
LAMENTA, MATUTO INDIGNADO!
*Quer dizer, então, que Marina ex-Silva acredita, piamente, que Dilma, A Magnífica, habita na mesma vala-comum com o (S)erra! Pois bem! Coitado do Chico Mendes!
**para um bom entender, Marina [ex-Silva!] não se parece ‘nadica de nada’ com o (S)erra, daí a auto-afirmação de que o Brasil estratégico é obra dela [Mariana ex-Silva]!; Legal: os holofotes do PIG são uma glória!
*** ENTENDA a hipocrisia militante(!) e o caráter pequeno-burguês da **** ‘ecocapitalista’ [Marina] ex-Silva!
****segundo o ínclito brasileiro Plínio de Arruda Sampaio, o Arruda do BEM!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Anônimo disse...

Serra perde compostura, abraça discurso da ditadura militar e dá show de deslealdade
Aug 28th, 2010
by Marco Aurélio Weissheimer.
em http://rsurgente.opsblog.org
NOTA: o elucidativo e lapidar texto é acompanhado do vídeo ‘Comício da Central do Brasil em defesa da “república sindicalista”’! “República sindicalista” que agora refere, criticamente, para tentar ganhar apoio de militares.

BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao honesto, sapiente e trabalhador povo brasileiro
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

Cara, você precisa ler aquele livro Como não fazer tempestade em copo d'água.. é serio!

ProfeGélson disse...

PRESIDENTEA DILMA!!!! rsrsrsrsrs

clelio luiz de almeida disse...

Presidenta ou Presidente, Dilma será a primeira presidente do Brasil, e com muito orgulho. Querendo ou não, a elite podre o PIG e os ditadores da direita, Dilma em 1º de janeiro de 2011, subirá a rampa do Planalto para receber a faixa de Presidente.
Será a continuidade de um governo que Deu certo,Lula oGrande homem, dilma será a grande mulher que comandará odestino dessa nação.
Dilma é um rio, de águas claras e mansas, que banha esta terra abençoada por Deus. Dilma 2011. É o bem acima do mal....Dilma...Dilma...Dilma..

Anônimo disse...

Franco Atirador diz:
29/08/2010
.
Ibope Espontânea

SÃO PAULO

Alckmin (PSDB/DEM)..........29%

MERCADANTE (PT)............18%

INDECISOS......................38%


!!! DÁ PRA CHEGAR !!!

Em www.cartamaior.com.br – comentário proferido no blog do Emir [Sader]

COMPARTILHA, MATUTO ‘BANANIENSE’!

Prezado e combativo Franco Atirador,
Será reproduzido em São Paulo, o mesmo fenômeno que aconteceu aqui, na Bahia, em 2006: o DATAFRAUDE apontava o governador carlista Paulo Souto reeleito em primeiro turno – e, na época, ACMalvadeza estava vivo(!)...
MORAL DA HISTÓRIA: as forças populares, progressistas e democráticas elegeram o atual governador Jaques Waner (PT)... No primeiro turno!
Portanto, ínclito Franco Atirador, pode ficar tranquilo! O que importa é intensificar o bom combate ideológico, e Aloysio Mercadante reeditará o fenômeno Jaques Wagner!

Felicidades!

Hasta la Victoria Siempre!

BRASIL NAÇÃO - em homenagem ao bravo, trabalhador, sapiente e honesto povo brasileiro!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

[MAIS UM ALENTO PARA O ÍNCLITO FRANCO ATIRADOR!]
########################

Em Curitiba, Datafraude erra, erra e erra; vantagem de Dilma pode ser maior ainda
domingo, 29 de agosto de 2010

A revista Carta Capital desta semana disseca o Datafraude, também conhecido como Datafolha, para mostrar aos leitores como o instituto de pesquisa erra feio nas sondagens que fez durante estas eleições.

A matéria assinada pela repórter Cynara Menezes, revela que o Datafraude erra e na maior cara de pau corrige a distorção para que...

em http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

Hasta la Victoria Siempre!

BRASIL NAÇÃO - em homenagem ao bravo, trabalhador, sapiente e honesto povo brasileiro!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

Serra e o programa clandestino
12 de Agosto de 2010 - por Emiliano José

http://www.emilianojose.com.br


BRASIL NAÇÃO - em homenagem ao bravo, trabalhador, sapiente e honesto povo brasileiro!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

José disse...

Poema a uma Flor

Ana Flor - Presidente ou Presidenta

Ah Ana Flor, teu nome tem cheiro de anta,
Ainda mais quando escreves, não adianta,
Não adianta te esconderes atrás dessas letras
Nas mal traçadas linhas desse pasquim que frequenta
O banheiro sujo dos botequins.
Óh coitadas das nádegas ao lerem tamanha infâmia
Analfabeta, não lida, que se esfrega, rala e esquenta o buzanfim.

Anônimo disse...

A glória de uma geração é ver seu sonho se concretizar. A glória maior será no dia primeiro de janeiro de 2011 uma mulher começar a governar a nossa nação. E todos aqueles que tentaram calar essa geração terão que lhes "prestar continência". Viva o povo brasileiro. Viva a futura presidenta do Brasil. Dilma guerreira do povo brasileiro!!!

Gustavo de Paula disse...

Bom, se é para ter uma Presidenta, conforme ensinado no "pai dos burros", prefito a Dona Marise.

Fica a pergunta: Como tal senhoura vai ampliar, melhorar e inoxdar a nossa educação se esculhamba com a ortografia desde os tempos de candidata?

Vale uma bolsa miséria para quem der a melhor resposta...

Remindo disse...

Tô masi precupado em saber é se o PT vaio ficar mais dezesseis ou dezasseis anos no poder?

Caipora disse...

Acho que a moça é esta aqui:

http://twitter.com/Ana_Flor

Jacques disse...

Presidente ou Presidenta?

O Dicionário Aurélio ensina que o feminino de presidente é presidenta. É isso mesmo, com o “a” no final. Talvez seja um pouco estranho ao ouvido por falta de costume.

Para ver o restante da reportagem consulte a fonte: http://falabonito.wordpress.com/2007/01/06/presidente-ou-presidenta/

Gomes, Jordane disse...

Quando criança eu aprendi , assistindo Castelo Rá-Tim-BUm, em caso de mulher, o termo é presidenTA.
Aprendeu tah aprendido mano!

Reg disse...

Ibrahim Sued, jornalista já falecido, quando não tinha certeza da grafia correta da palavra, usava de subterfúgios.
Então, para este imbróglio tão importante para o PIG, é melhor escrevermos: Dilma, a que ocupará em 01/01/2011 a presidência do Brasil.
Mulher que ocupa a presidência do Brasil, apesar da perseguição política do PIG durante toda a campanha para o cargo máximo do Brasil.
Dilma a eleita pelo povo e perseguida pelo PIG, ganhou as eleições para a presidência do Brasil.
Simples assim.

Balestrosa disse...

Presidenta ou presidente, não importa. É DILMA na cabeça e no coração! É mulher, é guerreira, eu já voto na sua reeleição.

Unknown disse...

Nem presidente nem presidenta, não queremos esse lixo no Brasil... Precisamos ampliar nossa visão, o povo não precisa de auxilio miseria e sim menos impostos e emprego para ter vida digna...

Fernando Cabral desmente... disse...

Deve-se dizer "a presidente", não "a presidenta". Embora "presidente" possa ter função de substantivo e de adjetivo, trata-se do infinitivo presente do verbo presidir. "Presidente" significa "aquele que está presidindo". Isso é, indica uma ação em andamento. Portanto, não varia mesmo quando assume o papel de substantivo ou de adjetivo.

Pelo menos, é o que a língua portuguesa pede. É o que os falantes sempre adotaram.

Entretanto, como a língua é feita pelo povo, por mais estapafúrdio que seja o erro, se o povo adotá-lo, ele deixa de ser erro..

Veja o caso do plural “gols”. Quem, no Brasil, ousará fazer plural em “gois” “goles” ou “golos”? Ninguém. A forma "gols", totalmente atípica, é a única que "soa" correta. Pois é, assim é a língua.

Da mesma forma, se o povo adotar a excrescência “presidenta”, mais dia menos dia será considerada perfeitamente correta. Soará correta.

Entretanto, como o povo ainda não o fez, não cabe a jornalistas, gramáticos e políticos aceitar o inaceitável.

Presidente é particípio presente do verbo presidir. Embora funcione ora como substantivo, ora como adjetivo, tem forte conteúdo de verbo. Nesses casos, nossa língua tem sido inflexível: é comum de dois. Não flexiona. Exemplos, temos às mancheias.Vejamos alguns.

Quem vive é vivente
Quem vê é vidente
Quem executa é exequente
Quem preside é presidente

Quem jaz é jacente,
Quem transcende é transcendente
Quem gere é gerente
Quem preside é presidente

Quem propele é propelente
Quem combate é combatente
Quem intende é intendente
Quem preside é presidente

Quem queima é candente
Quem cai é cadente
Quem se põe é poente
Quem preside é presidente

Não me consta que haja na língua portuguesa um só caso de particípio presente que faça o feminino com a terminação "a". Portanto, nada justifica a esdrúxula palavra “presidenta”.

De novo: se o povo quiser, será “presidenta”. Até lá, os gramáticos, os professores e os repórteres devem ficar mesmo com “a presidente”.

Anônimo disse...

É uma questão de uso.
O uso constante de certos termos altera o idioma com o decorrer do tempo.
O latim, idioma raiz do português, não aceita a flexão de gênero para vocábulos terminados em nte. São os casos dos substantivos comum-de-dois-gêneros ou comum-de-dois (ex.: estudante, ajudante, espirante, comerciante, paciente, etc.). É o português clássico; a norma culta, que tende a conservar a estrutura original da língua. Nestes casos, flexiona-se apenas o artigo que designa o substantivo. Por exemplo: O presidente e A presidente.
Atualmente, os dicionários aceitam os dois termos (presidente e presidenta) porque refletem a mudança idiomática face à conjuntura cultural corrente. Contudo, as gramáticas se dividem na questão do uso dos vocábulos presidente e presidenta, pois muitas preferem manter o português clássico (o que não está errado, pois o idioma clássico sempre está correto).
Todavia, a imposição de diversos fatores na história da sociedade impulsiona a mudança do idioma e, por conseguinte, suas respectivas regras gramaticais. Este fenômeno idiomático renova o idioma; é a evolução da língua. Isto é um processo bastante lento em virtude da resistência da norma culta, que procura manter a gramática clássica. São as forças centrífugas e centrípetas do idioma.
Porém, assim deve ser, pois se assim não fosse não haveria normas ao idioma; não haveria gramática; não existiria certo ou errado na língua; cada um falaria ou escreveria como bem quisesse e ninguém poderia corrigir; não existiria a matéria português, e muito menos provas de português. O idioma seria uma desordem total.