terça-feira, 21 de setembro de 2010

A CARTA DOS BLOGUEIROS PROGRESSISTAS

.
“A liberdade da internet é ainda maior que a liberdade de imprensa”. Ministro Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF)

.Em 20, 21 e 22 de agosto de 2010, mulheres e homens de várias partes do país se reuniram em São Paulo para materializar uma entidade, inicialmente abstrata, dita blogosfera, que vem ganhando importância no decorrer desta década devido à influência progressiva na comunicação e nos grandes debates públicos.
.
A blogosfera é produto dos esforços de pessoas independentes das corporações de mídia, os blogueiros progressistas, designação que se refere àqueles que, além de seus ideais humanistas, ousaram produzir uma comunicação compartilhada, democrática e autônoma. Contudo, produzir um blog independente, no Brasil, ainda é um gesto de ativismo e cidadania que não conta com os meios adequados para exercer a atividade.

Em busca de soluções para as dificuldades que persistem para que a blogosfera progressista siga crescendo e ganhando influência em uma comunicação dominada por oligopólios poderosos, influentes e, muitas vezes, antidemocráticos, os blogueiros progressistas se unem para formular propostas de políticas públicas e pelo estabelecimento de um marco legal regulatório que contemple as transformações pelas quais a comunicação passa no Brasil e no mundo.

Com base nesse espírito que permeou o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, os participantes deliberaram em favor dos seguintes pontos:

1. Apoiamos o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), de iniciativa do governo federal, como forma de inclusão digital de expressiva parcela do povo brasileiro alijada da internet no limiar da segunda década do século XXI. Esta exclusão é inaceitável e incompatível com os direitos fundamentais do homem à comunicação em um momento histórico em que os avanços tecnológicos na área já são acessíveis em diversos países.

Apesar do apoio ao PNBL, os blogueiros progressistas julgam que esta iniciativa positiva ainda precisa de aprimoramento. Da forma como está, o plano ainda oferece pouco para que a internet possa ser explorada em todas as suas potencialidades. Reivindicamos a universalização deste direito, que deve ser encarado com um bem público. A velocidade de conexão a ser oferecida à sociedade sem cobrança dos custos exorbitantes da iniciativa privada, por exemplo, precisa ser ampliada.

2. Defendemos a regulamentação dos Artigos 220, 221 e 223 da Constituição Federal, que legislam sobre a comunicação no Brasil. Entre outras coisas, eles proíbem a concentração abusiva dos meios de comunicação, estimulam a produção independente e regional e dispõem sobre os sistemas público, estatal e privado. Por omissão do Poder Legislativo e sob sugestão do eminente professor Fabio Konder Comparato, os blogueiros progressistas decidem apoiar o ingresso na Justiça brasileira de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) com vistas à regulamentação dos preceitos constitucionais citados.

3. Combatemos iniciativas que visam limitar o uso da internet, como o projeto de lei proposto pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), o “AI-5 digital”, que impõe restrições policialescas à liberdade de expressão. Defendemos o princípio da neutralidade na rede, contra a proposta do chamado “pedágio na rede”, que daria aos grandes grupos de mídia o poder de veicular seus conteúdos na internet com vantagens tecnológicas, como capacidade e velocidade de conexão, em detrimento do que é produzido por cidadãos comuns e pequenas empresas de comunicação.

4. Reivindicamos a elaboração de políticas públicas que incentivem a blogosfera e estimulem a diversidade informativa e a democratização da comunicação. Os recursos governamentais não devem servir para reforçar a concentração midiática no país.

5. Cobramos do Executivo e do Legislativo que garantam a implantação das deliberações da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em especial a da criação do imprescindível Conselho Nacional de Comunicação.

6. Deliberamos pela instituição do encontro anual dos blogueiros progressistas, como um fórum plural, suprapartidário e amplo. Ele deve ocorrer, sempre que possível, em diferentes capitais para que um número maior de unidades da Federação tenha contato com esse evento e com o universo da blogosfera.

7. Lutaremos para instituir núcleos de apoio jurídico aos blogueiros progressistas, no âmbito das tentativas de censura que vêm sofrendo, sobretudo por parte de setores políticos conservadores e de grandes meios de comunicação de massas.

São Paulo, 22 de agosto de 2010.

Para ler o relatório dos grupos, as moções e a prestação de contas do 1º Encontro Nacional, realizado na capital paulista, vá diretamente ao Viomundo.

31 comentários:

Sueli-Porto Alegre disse...

Aiêêêaí ! que coisa mais boa.

Somos livres para expressar nossas opiniões e desejos,mas com ética !

Abraço no blog

Kleber Carvalho disse...

Sueli, somos livres sim, pero no mucho, se voce enviar um comentário quastionando a postura omissa da Rede Record de Televisão, diante dos ataques da mídia á candidatura Dilma Roussef, para o site conversa afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, que todos enxergam com um "blogueiro progressita", perceberá que a liberdade na internet defendida por alguns blogueiros é bastante relativa, é mais ou menos assim: pimenta nos olhos dos outros é refresco. Eu enviei vários comentários questionando a postura da Rede Record sobre o assunto citado acima e o jornalista simplesmente censurosu todos os meus comentários, lá no site dele é proibido questionar de forma educada, sem ofensas ou palavras de baixo calão a Rede Record. sinal claro de que o jornalista usa 2 pesos e duas medidas para divulgar suas opiniões.

Anônimo disse...

Sueli e Kleber, beleza de comentários. É salutar esta diversidade de opiniões e observações mesmo todos nós estando no mesmo "front" de batalha contra o PIG e Golpe. Acrescento, dizendo que outro problema é alguém que tem nosso mail, amigo?, conhecido, enviar comentários com o nosso NICK e opiniões que divergem das nossas. Até com agressões e termina a gente, inocente, pagando pelo que não fizemos. Houve um caso em que reclamei com a direção do Blog e nem resposta enviaram.
Mas, problemitos a parte, é hora de nos unirmos,fazermos vigília e não baixarmos a guarda conra o PIG.
""Eles que venham, por aqui não passam"" DILMA NELES!

Anônimo disse...

Lembrando que não foi no excelente Cloaca que houve esse fato. Pessoal, sou Janjão, o Herói do Sertão, cheguei ontem ao Blog (Espetacular), e uma citação do CHE é meu cartão de apresentação:
"" Se você treme de indignação perante uma injustiça cometida a qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, então somos companheiros".

Yacov disse...

VIVAS!!!

LONGA VIDA AOS BLOGUEIROS PROGRESSISTAS!!!

Esse é o caminho e o fundamento para a verdadeira Democracia e para as Liberdade de expressão.

PARABÈNS BLOGUEIROS, seu esforço já é digno de ser inscrito nos anais da nosas história.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na gLObo - O que passa na gLOBo é um braZil para TOLOS"

Sueli-Porto Alegre-RS disse...

Realmente Kleber...tens razão...pero no mucho!
Tem uma coisa que se chama o Princípio da Realidade,e eu acho que já é um avanço o empregador dele concordar que ele expresse opinião diferente da Rede Record(o empregador dele).Eu acho que seria antiético da parte do PHA deixar outros "falarem mal",críticas maldosas,de quem lhe paga o salário,pois temos que comer,vestir,etc...no Blog que é DELE.Perfeição não ecxziste!
Inclusive o PHA não faz crítica alguma sobre a Record.Estamos começando,a caminhada é longa,mas a liberdade já anda até" meio abusada!"Ainda bem ! Eu acho,só acho,por enquanto,que liberdade não é falar e escrever o que vem na cabeça,mas discutir fatos e condutas com um olho na ética.
Quanto à gente que usa o nosso NICK,esses são uns coitados,não tem coragem de colocar seus nomes,por medo ou senvergonhice mesmo,molecagem,brincadeira de mau gosto,imaturidade,mas o Blog não tem como saber se és tu ou não.Tu podes escrever de vários IPs,e aí,vão te identificar como?
O jeito seria tu conseguires o IP de quem se passou por ti,ir lá e tirar satisfações gaudériamente,mas isso geraria um confronto não produtivo,pois só irias perder tempo,e tempo esse que poderias usar para ler mais,enfrentar o PIG,etc...
A ação mais produtiva seria tu desmentir o farsante nos comentários, e marcar a tua posição nesse e nos outros blogs.
Se alguém usar o meu nick,que é meu nome mesmo,para expressar meu apoio à Serra e dizer que adoooro a rede Globo,podes ficar sabendo que não sou eu,e o Seu Cloaca tb saberia que não sou eu,seria
um(a) farsante,ou que eu endoidei de vez!
Ficou tri comprido,credo!

Viva a nossa Presidenta,não tem prá ninguém,Dilma neles !!!

Abraços em ti Sueli

Sueli-Porto Alegre-RS disse...

Meu Deus...esqueci de separar os tópicos do meu comentário,a parte do farsante é dirigida ao anônimo.Mas tb,vamô combiná,que Anônimo é um nick bem fácil de ser plagiado.Qual o teu Nick?
Abraços em ti anônimo

Anônimo disse...

claoca, digo sr. CLOACA, o sr aceitaria o cargo de presidente de um novo partido politico brasileiro?
É que acabamos de Promover, para satisfazer a imprensa do golpe, a criaçao do P.L.I, sigla do imbativel Partido Lulista Institucional. O presidente é o brizola neto.
Mas para NAO DAR chance de eles dizerem ser regime de partido único, entende? acabamos de criar
o PLIdoB, e para presidente deu Cloaca na cabeça!
Por favor, assuma a cadeira e nao se furte a seu dever cívico neste momento delicado da Historia partidária de nosso país.

augusto disse...

o comentario ai em cima não é anonimo, zorra nenhuma. Foi somente um click errado. É deste que vos fala.

Sueli-Porto Alegre-RS disse...

Augusto,tu és o anônimo das
12:17h ?

Abraço sueli

Anônimo disse...

"Segundo a vulgata ideológica dos intelectuais orgânicos do lulopetismo, a imprensa é um instrumento de manipulação da sociedade."
Taí vc cloaca.

augusto disse...

Sou eu nao, sueli, so postei estas duas vezes, digo uma para esclarecer a outra.

Anônimo disse...

“Para o jornalista, tudo que é provável é verdadeiro”.
Honoré de Balzac

Acrescento, observador dos dias atuais:

Para os donos do PIG (Partido da Imprensa Golpista), tudo que é improvável, de negativo, de ruim, quanto ao Governo Lula, deve se tornar verdadeiro. Vocês, jornalistas por nós pagos, que têm sua sobrevivência por nós garantida, devem atuar segundo essa Norma.

Sueli-Porto Alegre-RS disse...

Anônimo das 14:18, ainda bem que para certos BLOGS essa regra não vale!

Se é que eu entendi bem,né?

Abraço no Seu Cloaca

Kleber Carvalho disse...

Sueli, eu acompanho o conversa afiada há bastante tempo, nos últimos meses posto sempre da minha casa, mesmo IP, mesmo Nick etccc, o PHA é antidemocrático, a democracia dele vale somente para o que ele concebe como democrático, te faço a seguinte pergunta: A Rede Record de televisão pertence ao P.I.G.? sim, não, talvez? me responda por gentileza, voce e os outros comentaristas. Com relação aos outros blogs, já enviei este questionamento ao Nassif e nem publicado foi, enviei ao blog da Cidadania e foi publicado, Azenha publicou uma vez, agora censura, o Tijolaço publicou, tem site de Belo Horizonte chamado www.novojornal.com que piblicou na íntegra. enfim não vou dar trégua, tenho tempo e uma vasta rede de contatos e blogs, vamos iniciar um movimento para incluir ou excluir a Rede Record do P.I.G..

Anônimo disse...

Parabéns a todos progressistas do Brasil!
Vamos mudar esse país para sempre!

http://blogdovampirodecuritiba.blogspot.com/

.

Sueli-Porto Alegre-RS disse...

Kleber,tu tens razão...a Record é do PIG mesmo.O PHA e o Nassif,são (como se diz por aqui) "gillettes intelectuais",ou seja, agem dos 2 lados,nada coerente.
A coerencia deles é pautada pelo monei...monei!
Mas o problema é deles.Me lembro quando o Nassif começou,ele alfinetava todos os dias o Lula e o PT, agora ele tece elogios e mais elogios.Claro que o Lula e o PT tem seus erros, e poderiam até apontá-los, o contraditório é sempre benvindo,mas isso ele deixa pros comentaristas dele.

Os blogs realmente progressistas e democráticos,eu acho, que são os que são independentes economicamente do PIG.
Eduardo Guimarães,Sr. Cloaca, Brizola Neto,Altamiro,Miguel do Rosário,etc...
Vamos tentar fazer uma lista dos Blogs Democráticos e de Concessões de Rádio e TV PIGUENTAS, e tb de Blogs que são pautados pelo PIG.

Tu és de SP?

Abraços Sueli

Kleber Carvalho disse...

Sueli, gstei da resposta, sou mineiro de BH, os mineiros em geral tem a liberdade como algo inalienável, sua sugestáo é maravilhosa, blogs independentes não censuram comentários, uma vez que não estão atrelados à tesouraria de nenhum dos integrantes do P.I.G., alguns blogueiros se aproveitam da liberdade da internet para atacar o P.I.G., entretanto, se esquecem de que fazem parte do mesmo. Tenho plena consciência dos erros do PT e do Lula, ainda ssim continuo votando em candidaturas que tenham como lema minimizar as gravíssimas distorções econômico-sociais do Brasil, vamos sim, criar a lista dos blogueiros "totalmente independentes", como estes que voce citou, vamos surfar na maré da internet e desmascarar o P.I.G e todos os seus integrantes.

Kleber Carvalho disse...

Sueli, um outro detalhe, será que a Rede Record contratou metade dos jornalistas da Globo para adestrá-los? o candidato ao governo de MG Hélio Costa trabalhou durante mais de 25 anos na Globo, creio que seja amigo do PHA, ou será inimigo?

Anônimo disse...

Cloacaaa, BOMBA BOMBÁSTICA DE MAIS UM ALIADO DE SERRA. PUCCINELLI MAFIOSO DO MS É COMPROMETIDO POR 1º SECRETÁRIO DA ASSEMBLÉIA - SEU ALIADO - EM VÍDEO DEVASTADOR - http://www.youtube.com/watch?v=HHEv7NV10rg&feature=channel

Anônimo disse...

Olá, Sueli! No comentário "Anônimo" às 12:32 identifico-me, Janjão, o Herói do Sertão. Um tema realmente interessante abordado aqui, brilhantemente, por vocês. Pensei que só eu tinha sacado esse lance de parcialidade em alguns Blogs de esquerda, mas vejo que temos essa curiosidade em comum para definir a Record, por exemplo, em que lado está? Isto, repito, discutido com nível e transparência só eleva a liberdade de expressão e a democracia. Se não há ofensa, agressão, seria até interessante se postar algum comentário de alguém pró Serra( pq não?) e abrir-se um debate de idéias.... Por aí....!

Reg disse...

Dividir para governar, este é método PIG de agir.
Sai fora.
Liga não Cloaca, estamos contigo.
Querem só tumultuar.
Aliás, essa história de ip é antiga, deve ter muita gente aqui do PIG para desqualificar os BLOGS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA e na luta PARA DERRUBAR A CANDIDATURA DO VAMPIRÃO À PRESIDÊNCIA DO NOSSO QUERIDO BRASIL.
Sem dividir os blogs sujos.
Aliás, quando publico nos blogs ditos sujos, muitas vezes, me excedo na indignação e meus comentários não são publicados. Direito deles.
Na boa.

Anônimo disse...

Reg, se está se referindo ao meu comentário está redondamente enganado, não qualifico blogs como "sujos" ou "limpos", meu objetivo é questionar alguns blogueiros que se escondem atrá do apoio ao PT e, ao Presidente Lula, com objetivos pessoais e financeiros, o que não é o caso deste e de muitos outros blogs.

Sueli-Porto Alegre-RS disse...

Kleber,tem que se fazer alianças,acordos,como num condomínio, mas a maioria é soberana.
Essa é a realidade,desse momento,mas alguns dizem que a "Realidade é só uma parte do Possível! "
Só sei que eu prefiro ver,quando vejo,né,O Domingo Espetacular do que o Fantástico.

Abraços e no Janjão tb

waldir ferreira disse...

Sobrou pro Andre Puccinelli,

tai os videos no Youtube





http://www.youtube.com/user/uploaders100

Reg disse...

Não faço juízo de valor sobre pessoas.
O importante agora é eleger Dilma presidente do Brasil.
Respeito o PHA, Nassif, Brizola Neto (meu voto é para ele) e todos aqui, acho que muitos comentários, meus inclusive, às vezes, não acrescentam nada.
Quem quiser que faça blog, censure quem quiser; mas é fato: os blogs ditos sujos estão dando um banho nestas eleições.
Povo brasileiro, rumo à classe média e com Dilma13.

Sueli-Porto Alegre-RS disse...

Reg,tb acho isso.Não sei o que tu entendeu,mas o momento agora,é somar esforços.

DILMA Presidenta!

Quero ver a cara de muita gente no dia 04/10/2010.

Abraços do sul Sueli

Anônimo disse...

Cloaca, com certeza muitos de nós gostaríamos de ler seu repúdio e criticas sobre o ato público em SP, na Fac. Direito, Largo São Francisco do manifesto em defesa da democracia, da liberdade de imprensa e de expressão, do regime democrático e dos direitos individuais. A meta segundo eles é "brecar a marcha para o autoritarismo". (Hélio Bicudo, Carlos Velloso, Leôncio Martins...
Afinal, não reverencia seu patrão, lula.

Anônimo disse...

vixe, é verdade que com o fim do relacionamento da Anta sua ex parceira está lhe processando? Tadinha não?

Mafuá do HPA disse...

Caro sr CLOACA:

Esse vídeo da fala do presidente Lula em Campinas, onde desanca a imprensa golpista, precisa ser repassado para todos os brasileiros sensatos e que prezam a verdade factual dos fatos. Histórico. Adoro ver Lula assim, esse o Lula que tanto sentimos falta. Estou, assim como tu, caro Cloaca, indigando e alerta, repassando isso para todos os de minha lista e publicando no meu blog pessoal aqui em Bauru, o Mafuá do HPA (www.mafuadohpa.blogspot.com). Escrevo hoje lá de alguém que não concordaria com nada disso e desancaria sem dó essa dita “grande imprensa” (toda PIG), Tarso de Castro, gaúcho e brizolista. Lembrar Tarso é ter saudade de um jornalismo que está cada vez mais em falta hoje no Brasil. Viva Carta Capital, a única a se salvar nesse mar de podridão que se transformou nossos jornalões e revistas semanais.

Veja aí, caro Cloaca, quero ter meu blog incluído na lista aí ao lado, o dos que defendem a Legalidade (assim como brizola no começo dos anos 60), contra o Golpe e blogueiro progressista.

Henrique Perazzi de Aquino – Bauru SP (www.mafuadohpa.blogspot.com)

Anônimo disse...

Sabem o que falou o pombo golpista?
-CorrruuuuuPTo, corrrruuuuPTo, corrrrruuuuuPTo, corrruuuuPTo, corrruuuuuuuuuuuuuuuuPTO