sábado, 18 de setembro de 2010

SERRA ABANDONA A CAMPANHA ELEITORAL






















Por Roni Chira,
.
Acuado pelas pesquisas, reduzido à sua estatura real pelos adversários e abandonado por boa parte dos aliados, Serra desistiu de ser candidato para tornar-se uma caricatura grotesca de prima-dona à beira de um ataque de nervos. Além de desistir de perder a eleição com dignidade, revelou uma sobre-reserva de hipocrisia que provavelmente nem sabia ter tão abundante: ao contrário de latinos machistas e golpistas como Costa e Silva, Pinochet, Stroessner e Videla, Serra deu holofotes às mulheres que o cercam. Trouxe filha e esposa para a frente de batalha. Uma como vítima, já desmascarada, e outra vociferando um discurso raivoso que lembra a velha TFP.
Junto a elas, a quadrilha de assaltantes da opinião pública que se auto-denominam “jornalistas” continua a todo vapor. Surgem todos os dias, do esgoto do PIG, trazendo a tira-colo vigaristas como Rubnei Quícoli e Antonio Atella – que a troco de algum trocado (seja em espécie ou em créditos), se oferecem para pivots de manchetes caluniosas lançadas no encalço de Dilma Rousseff.
Esse grupo vai seguir espirrando seu lodo, aqui e ali, visando, tirar votos de Dilma a qualquer custo. Por enquanto, jogam seu jogo sozinhos, sem afetar os estáveis indicadores para 3 de outubro.
Mas é bom lembrarmos que os números das pesquisas podem ser vistos de duas maneiras: do ponto de vista de Dilma, a vantagem é de 27% e lhe assegura a vitória no primeiro turno. Já o PIG vê na soma dos votos de Serra, Marina e nanicos, a diferença que levaria ao segundo turno em 14%. E estes 14%, seriam, na verdade, 7% + 1 voto. Pois cada ponto que muda de lado, reduz a diferença em 2.
(Estarão os “verdes-laranjas” de Marina Silva conscientes do voto útil a Serra que representam?)
O momento mais crítico desta campanha se dará na véspera e no intervalo que separa o fim dos programas eleitorais do dia das urnas. Como se sabe, neste período, a justiça eleitoral proíbe quaisquer ações de campanha – para que o eleitor consulte sua consciência e consolide suas escolhas. Sendo assim, é aí que Dilma estará vulnerável a qualquer ataque midiático golpista sem chances de defesa. (E o PIG poderia martelar o assunto à vontade, dias seguidos.)
Qual seria o factoide? Quais seriam seus coadjuvantes? Qual seria o palco? É impossível prever com certeza. Mas algumas teorias já foram levantadas na blogosfera aqui e aqui. E todas são procedentes. Principalmente quando se leva em conta os antecedentes deste grupo que atua no país desde os tempos da ditadura militar.
Se levassem a eleição ao segundo turno repetiriam o mesmo roteiro. Além disso, uma vez decididas várias batalhas regionais, Serra recuperaria muitos apoios que o abandonaram pela rejeição estrondosa que coleciona. E no rearranjo do tabuleiro eleitoral, a batalha principal se daria em São Paulo, tendo a máquina de Alckmin (caso já vitorioso) inteiramente devota a sua campanha.
Outro aspecto seria o reaquecimento financeiro da campanha de Serra. Há rumores de que não “esticando” até o segundo turno, as dívidas de campanha não poderiam mais ser pagas. Credores acumulados, ou todos trabalhariam para virar o jogo e garantir “o seu”, ou o calote seria geral.
No segundo turno, o PIG poderia contar, se necessário, com a movimentação no STF que, “bem liderada”, acenderia a chama da “legalidade jurídica” para qualquer “emergência”. E não há dúvidas de que muitos juízes que estão em cima do muro hoje, desceriam.
Para diminuir os impactos deste jogo sujo, há duas frentes a serem priorizadas pelas forças progressistas:
A primeira tem que se dar no rádio e na TV. A campanha de Dilma deve trazer o assunto da “bala de prata sem chances de defesa” para a pauta de seus programas eleitorais e denunciá-la com veemência. Não podemos esquecer que, os 10 minutos mais livres, soberanos e abrangentes do PT na TV, são aqueles dos programa eleitorais. 10 minutos contra o restante de todo o monopólio midiático. (É impressionante constatar quantas obras importantes estão em andamento no país e que a população desconhece. Simplesmente porque a mídia as esconde!)
Na segunda frente, a militância tem que seguir desmascarando este trabalho sujo da Folha de S. Paulo, Estadão, Veja e Rede Globo. Na web e nas ruas. Tem que esquecer a vantagem numérica das pesquisas e tratar o jogo como realmente é: uma questão de vida ou morte para a soberania do Brasil e seu povo.
E mesmo que não tenham elementos para construir o golpe, quanto maior for a votação em Dilma, menores serão os efeitos dos inevitáveis ataques que receberá do PIG ao longo de seu governo. Lula que o diga…
.
ILUSTRAÇÃO: PATRICIO

38 comentários:

Lidia disse...

Muito bom. Excelente reflexão.

Derli disse...

Cloaca,
Tu que és bem informado, me explique: a mulher do serra é Allende ou Pinochet?
Mais parece da famiglia do segundo.

francisco.latorre disse...

o fogo de barragem.. nas inserções da tv.. e do midião.. começa a resultar.

se não tiver um contra-ataque engatilhado..

duas semanas. de amargar.

confio. lutemos.

..

vale pressionar os elos fracos..

o sbt do seu sílvio.. não pode chutar o povo assim..

tem a telesena. a loteria privada do seu sílvio. a rede pode querer investigar. zoar a lança. te cuida seu sílvio.

nêwmanne pinto é dose. tá lá pra detonar lulae o povo de lula. silvio santos concorda?..

e a gazeta com maria lídia e o inacreditável mauro chaves. quem comprou?..

a record.. tem que merecer. o povo tá confiando na record. eu vi. e vejo.

queremos mais. pra passar a globo. pra justificar as críticas à globo.

toda força agora. duas semanas.

a globo?.. esqueçam..

aí é com o departamento de estado. ned-cia.

deve ser isolada.

atenção horda.. momentos finais. sangue frio e prontidão.

alô campanha.. hora de jogar tudo. com inteligência. estratégia. o de sempre.

..

pra canalha golpista. banana. a história disse não. diz não. não. adeus.

não tem pra ninguém.

nós na fita. na película. fazendo história. muitos.

livre democrática rede.

..

trombeta disse...

Boa análise, todavia se impõe dizer que esta eleição está decidida a favor de Dilma, a conjuntura é de céu de brigadeiro.
Isso não que dizer que devemos subir no salto e ficar acompanhando o desfecho do pleito da sala de casa, não, temos que manter a mobilização.
A direita está visivilmente rachada e o PIG cada vez mais no corner, isolado e moralmente falido, o aparente poder que ostenta não passa de espasmos, os últimos.
Devo lembrar que até uma hora antes de cair os ditadores parecem inabaláveis no seu trono, depois vê-se que todo o poder não passava de uma imagem sem eco na realidade.
Aécio já antecipou seu movimento, ser o líder de uma nova oposição com perfil democrático e propositivo, foi rápido para não permitir nenhum vácuo que possa ser ocupado por Marina, embora negue como bom mineiro.
Diferente do que os mais apressados pensam a campanha de Dilma acerta ao não aceitar as provocações da direita sem voto, o programa está ótimo e segue a linha de quem tem discurso, projeto e realizações para mostrar.
Se prenúncia uma derrota acachapante e desmoralizante da elite feudal brasileira.

PAULO R. CEQUINEL disse...

É mentira deste e de outros blogs sujos e pés-de-chulé. José Serra está, em verdade, no Paraná, e em plena campanha. Duvidam?
Vejam em prcequinel.blogspot.com um post com o título A Arrancada Final.

Anônimo disse...

É bom estar preparado. Vem mais sangue por ai. Esses caras vao distribuir boatos, calunias e baixarias até o ultimo minuto. Se tivessem poder de fogo, faziam atentados no dia da eleição. Vontade nao falta.

Andre disse...

Primeira vez que entro nesse blog. Concordo 100% com o que foi dito neste post. De fato, a mídia golpista vai tentar de todas as formas arrumar algo para desestabilizar a campanha da principal opositora, Dilma. O que não me agrada é que para atacar um, você protege o outro. Você está desmascarando a máfia midiática que infesta nosso país mas por outro lado está protegendo outra máfia. Qual a legitimidade disso? Saudações

Anônimo disse...

Seu Cloaca, conheço muitas pessoas - bem intenciondas mas mal informadas - que são verdes-laranjas, infelizmente.
U/m abraço pro senhor.
Magali

Anônimo disse...

Seu Cloaca, conheço muitas pessoas - bem intenciondas mas mal informadas - que são verdes-laranjas, infelizmente.
U/m abraço pro senhor.
Magali

Anônimo disse...

‘MAIS’ UMA CABEÇA A ROLAR! HILÁRIO!
ENTENDA - http://www.youtube.com/watch?v=1vZixNlEyNI&feature=player_embedded
############################
A esta altura do torneio das baixarias, a cabeça deste "inocente" candidato do PPS já 'rolou' o caminho que leva o palanque de Itabaiana(SE) aos *cafundós do Judas!
*Expressão popular que significa : Lugar longíquo; lugar ermo; lugar de difícil acesso.

República Deste Banana Decapitador de Cabeças de Jornalistas e de Aliados Desavisados e "Ingênuos"
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

Pensando bem, acho que um ataque deste tipo (guerrilha-assassinato-emoção) não viraria a eleição. E isto porque, no segundo turno, o mote certamente será dizer que lutar é melhor que fugir (pro Chile) ou se unir à ditadura (DEMOs E PSDB), abandonando os antigos companheiros.
Duvido que alguém, tendo um mínimo de memória histórica, prefira votar nos fugitivos ou entreguistas, a menos que seja um deles...

Onete Lopes disse...

A matéria demonstra a tática já conhecida da direita reacionária: sem argumentos para debater idéias, ataca as pessoas. Honestamente, crio que já não cola muito. A idéia de que o povo é bobo ainda é uma crença dos direitões, mas já não é tão verdadeira nos tempos atuais.

Ary disse...

Alguém, além dele, pode dar um tiro no pé do José Erra...

Ary disse...

Alguém, além dele, pode dar um tiro no pé do José Erra...

Capitão Óbvio disse...

Lembra-se do #DilmaFactsByFolha?

Aqui está a versão ilustrada:

http://capitao-obvio.blogspot.com/

Anônimo disse...

Enquanto lia alguns posts e tomava contato com a sanha furiosa da grande mídia pretendendo atingir a candidatura Dilma, me via tomado de uma desagradável sensação de impotência e desalento. Será que que esses golpistas históricos conseguirão uma vez mais atingir seus intentos mal disfarçados e inconfessáveis ? Todavia, ao tomar conhecimento da manifestação direta do Presidente Lula contra essa corja no comício de Campinas, recobrei o alento. É imperioso que o Presidente Lula os enfrente com muito vigor e acione para isso a imensa força que o sustenta. Quanto mais desabridas são as investidas midiáticas contra a candidatura Dilma e contra o futuro governo dela, mais vigorosa tem que ser a reação capitaneada pelo Presidente, agora no cargo, e depois como guardião das conquistas obtidas. De outro modo, se não o fizer, é certo que prevalecerão as forças contrárias ao progresso social e pró manutenção dos privilégios, que sempre mostraram ousadia e falta de escrúpulos ao longo da história. É preciso que estejamos muito alertas. O Presidente Lula deve ser muito vigoroso e destemido. E não vacilar em acionar a imensa força política e social que dispõe. Carlos Marques

Anônimo disse...

Esta é a verdeadeira a cara do Zé Chirico, mostra se um candidato velho, ultrapassado e mal-conservado. Um sujeito que se preparou a vida inteira para ser um ditador...pelo menos ele sentiu esse gostinho em São Paulo quando mandou as tropas de choque para cima dos professores, dos servidores da saúde dos policiais grevistas da Polícia Civil e de todo movimento social.

Adeli Sell disse...

Bom. MUito bom.
Continue assim
Adeli Sell
Vereador do PT

Anônimo disse...

A óia, a foia e o estadão participaram de alguma licitação para vender milhares de assinaturas ao governo de SP?

Porque o governo de SP julgou necessário fazer milhares de assinaturas da óía, da foia e de um certo estadão? Quem intermediou o negócio e quanto recebeu de comissão? No negócio foi incluída cláusula de contrapartida de apoio eleitoral?

Com qual aval ou laudo técnico se gastou dinheiro público em assinaturas de publicações de periódicos de propriedade de empresários simpatizantes de partidos políticos da direita excludente e raivosa?

Anônimo disse...

Caraca! Que dinheiro é esse?

Michel disse...

Aprendi com Mino Carta que a expressão "ditadura militar", embora seja sonoramente irresistível, não é apropriada. Pois Mino prefere dizer apenas "ditadura".

Pois que o golpe e a ditadura foram fomentados e sustentados pela "elite branca e de olhos azuis" com a fundamental participação da máfia midiática. Segundo Mino, a nata da imprensa brasileira nunca sofreu censura alguma na ditadura.

Unknown disse...

Concordo em gênero,número e grau com esta reflexão e confesso que estava me sentindo bem tranquila com a vanagem da Dilma nas pesquisas.Mas depois que li este artigo,confesso q/fiquei preocupada,pq esses demotucanos junto com essa mídia perniciosa e truculenta que os blinda,serão capazes de tudo depois, se conseguirem ir para o segundo turno.Então,NÃO PODEMOS DE MANEIRA NENHUMA DEIXAR QUE ISSO ACONTEÇA.E tem que ir com tudo pra cima delles naqueles dez minutos do espaço de propaganda eleitoral nos últimos dias de campanha no rádio e tv e a militância não pode nunca deixar de usar todo tipo de informação sobre elles nas ferramentas de comunicação e informação que tiver disponível para atingir o maior número de pessoas até o último minuto.Tem que deixar de só apanhar e ir para o ataque,usando todo o teto de vidro que elles tem,sem nenhuma pena desses cretinos.Elles não merecem nenhuma complacência.Afinal elles fizeram baixarias o tempo todo.

Anônimo disse...

A PÍFIA TENTATIVA COVARDE DE DESQUALIFICAÇÃO - Por Elio Gaspari “da Folha” da ditabranda (sic), em artigo golpista reverberado por outro jornalista-colega dos patrões Frias, o Josias de Souza!
Companheira Dilma, comissária Rousseff

A DISENTERIA ORAL I “Segundo a superstição petista, Dilma Rousseff é uma executiva altamente qualificada. Que seja. Ela teve um loja de cacarecos panamenhos chamada ‘Pão e Circo’, no centro comercial Olaria, em Porto Alegre, mas a aventura durou 17 meses.”
A DISENTERIA ORAL II - O DESRESPEITO PARA COM O SERVIÇO PÚBLICO “Fora daí [desta legítima e, digamos, malfadada incursão na “área comercial” – adendo nosso], seu currículo ficou na barra da saia da viúva...”

NOTA: lá isto é jornalismo?!

República Desta MÉRDIA Nativa – seus lacaios jornalistas-colegas dos patrões e os seus decrépitos barões – Golpista Contumaz, Aloprada, Farsante, Retrógrada, Terrorista de Meia-tigela, Antinacionalista, Entreguista, MENTEcapta... Fascista Eterna!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

ACUSAÇÃO SUBLIMINAR E/OU EXPLÍCITA?!

Dilma escapa do Erenicegate à moda Lula: Não sabia
De passagem por Campinas (SP), Dilma Rousseff teve bons e maus momentos... Na parte desagradável, foi, por assim dizer, açoitada por questões relacionadas ao noticiário sobre o tráfico de influência na Casa Civil.
Dilma lidou com o tema à maneira de Lula. Disse que não sabia. Enfeitou o bordão "Não cheguei a tomar conhecimento”.
(...)
Por Josias de Souza - http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br

A LEITURA DO MATUTO ‘BANANIENSE’

O jornalista acusa o presidente Lula e a futura presidente Dilma Rousseff por, pelo menos, crime de peculato!
Uma acusação gravíssima que, convenhamos, extrapola os limiares da liberdade de expressão sem a devida punição – na presunção de que os acusados, uma vez inocentados, teriam o direito sagrado de interpelar, na Justiça, o caluniante!

República Desta MÉRDIA Nativa Irresponsável, Tendenciosa, Capciosa... Fascista Eterna!

República Desta MÉRDIA– seus lacaios jornalistas-colegas dos patrões e os seus decrépitos barões – Golpista Contumaz, Aloprada, Farsante, Retrógrada, Terrorista de Meia-tigela, Antinacionalista, Entreguista, MENTEcapta... Fascista Eterna!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

Que coisa feia e rídicula é esse fascista do Serra!

Anônimo disse...

Além disto é um mentiroso e cínico demais da conta!

Esse doente nunca, nunca, nunca vai ser presidente do Brasil!

Anônimo disse...

Caramba! Que dinheiro é esse?

Anônimo disse...

Cloac já recebi um e-mail justamente sobre a morte daquele militar no Rio ( bomba)e acusando a Dilma de ser a mandante. Para um eleitor desatento e desinformado, a notícia causa impacto.
Provavelmente eles vão jogar a última cartada nas vésperas da eleição, e a matéria será ligando a Dilma na morte deste militar, dentre tantas outras acusaçãoes. O apelo será emocional será decisivo.

Anônimo disse...

[A MÍDIA GOLPISTA E OS PARTIDOS POLÍTICOS DA DIREITONA APOSTAM NO PODER JUDICIÁRIO!
############################
“A partir da instalação do Conselho Nacional de Justiça, que não é um órgão de controle externo, porque a maioria absoluta dos seus componentes é de magistrados, acabamos abrindo a caixa preta e percebemos algo que os advogados já sabiam há muito tempo: o grau de corrupção do judiciário é enorme. E não se trata apenas da corrupção no segundo escalão. A corrupção atinge também os magistrados, veja os últimos fatos que foram revelados pelo Conselho Nacional de Justiça.”

Fábio Konder Comparato, em entrevista à revista Fórum, edição 88 julho

##############################

Conselho Nacional de Jornalismo já! E respeito ao Código de Ética da profissão: o processo civilizatório agradece – exige!

BRASIL NAÇÃO - em homenagem ao ínclito jurista brasileiro Fábio Konder Comparato - e a opção pela democracia direta
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

"... Aí é o ponto fundamental: um elemento central da oligarquia são os meios de comunicação de massa, cuja história ilustra de maneira muito clara a passagem de um [que deveria ser] contrapoder a membro dessa mesma oligarquia, a um poder efetivo no campo político." Fábio Konder Comparato, em entrevista à revista Fórum, edição 88 julho

BRASIL NAÇÃO - em homenagem ao ínclito jurista brasileiro Fábio Konder Comparato - e a opção pela democracia direta
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

FÁBIO KONDER COMPARATO RATIFICA O QUE O PRESIDENTE LULA DISSE ONTEM, NO COMÍCIO EM CAMPINAS (SP)! E O POVO PRECISA SABER!

“... Repito, os meios de comunicação de massa estão fechados com o poder oligárquico... O espírito oligárquico, ou seja, a dominação da minoria, que permeia todas as associações e grupos organizados no Brasil.” [e que oprime, histórica e sistematicamente, o povo!]
Fábio Konder Comparato, em entrevista à revista Fórum, edição 88 julho

BRASIL NAÇÃO - em homenagem ao ínclito jurista brasileiro Fábio Konder Comparato - e a opção pela democracia direta
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

Na horta "casa civil" da Dilma cada enxadada um troço digo minhoca.

Anônimo disse...

Será que ele já está "virando"?

Unknown disse...

Prestimoso Cloaca, tenho um palpite. Um preocupante palpite: depois de ser varrido pra escanteio pelo Lula e pela Dilma (por favor, sem trocadilhos), o PIG vai partir para o golpe final com um atentado terrorista. Isso mesmo: não me admiraria se implodissem o prédio da Folha ou da Veja ou da Globo, ou ainda dessem um monte de tiros no Serra - claro que nenhum deles alvejaria o vampiro, 'apenas' seus seguranças e meia dúzia de correligionários, já que gente do povo por perto não tem mesmo. A culpa, claro, seria dos radicais do PT, patrocinados pelo Hugo Chaves com a assessoria logística da guerrilheira Dilma. Tá rindo? Não sei não...

clelio l. A disse...

A Esposa do Sr. Serra era Allende, antes de conhecê-lo, depois que o conheceu passou a ser Pinoche,Ha..ele tambem. É tão bonzinho, veja bem:
Extraido do Conversa afiada- Blog do Saraiva, aliás, muito respeitável.
Em defesa apresentada ao TSE, pedido de direito de resposta, tucanos rconhecem que Dilma não tem envolvimento no caso "Isentam Dilma Rousseff (PT) de qualquer envolvimento nos casos de lobby e tráfico de influencia na casa civil. Vocês acreditam que é honestidade deles, ou foi para barrar o direito de resposata, P/ Dilma em programa dos tucanos. O Pedido foi negado pelo TSE. Mais que esse ministro pisou na bola, pisou. Ele Aserragiou-se. Tão bonzinho, brasileiro tão bonzinho.
Carcarás, é questão de tempo, e ele chega.

clelio l. A. disse...

Eu não me contenho, e quando tenho que comentar, eu faço com muito prazer, graças a intenete podemos soltar o verbo e expressar nossos pensamentos.
Hoje o jornalzinho das Oito, Mostrou uma Cidade bonita e prospera, que é lenções Paulista, mostrou porque o governo é o do Serragio. Deveria mostrar o Rio Cabuçú, Pirajussara, Tiete em S.P.,Pinheiros e Guarapiranga, é o mesmo governo, o reporter Vaglia ficaria bem perfumado com o odor dessas águas correntes, acredito que depois de tomar banho, cobriria o seu corpo com esse perfume, e depois levaria as amostras para o casal 45, eles ficariam felizes, porque tudo que é do Serra, até a mentira é de boa qualidade.

Wilson Garcia disse...

Cloaca para que a imprensa golpista nao possa mais fazer denuncismo apenas com interresse eleitoreiro basta que aprovem lei nao permintido que qualquer orgao midiatico,faça denuncia so na epoca de eleiçao, como por exemplo tres meses antes ate o dia da eliçao. hora quem quiser denunciar um candidato ou outro que o faça ates do começo dos tres meses ou entao so depois. ou sera que a midia tambem nao aceitara para poder ficar fazendo denuncias na reta final das eleiçoes so pra benificiar ou prejudicar um cantidato ou outro.Isso resove o problema de candidatos que sao denunciados e na maioria das vezes ate sao inocentes,e evita que estamidia viciada jogue as calunias e difamaçoes e o coitado dos candidatos que se danem para provar, e ai ja e tarde porque o estrago ja foi feito com o candidato.

Anônimo disse...

Um conhecido meu, que é tecnico em radiologia, disse que o filho do Serra têm uma empresa de radiologia que é a única que têm contrato com os hospitais estaduais. Será que ninguém investiga isso???