segunda-feira, 15 de novembro de 2010

VÁ TOMAR BANHO, MONSIEUR TOURAINE


.A formidável ducha da suíte Collection ainda não viu sinal de água desde que o festejado sociólogo francês Alain Touraine abancou seu derrière no suntuoso Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo (é que o octagenário intelectual europeu – amiguinho do peito de FHC – é tradicionalmente desafeito aos rituais primitivos de asseio que nós, selvagens dos tristes trópicos, herdamos de nossos aborígenes). Em compensação, o jornalão carioca O Globo não se fez de rogado e abriu seu conhecido escoadouro. 
Vertendo ressentimento e dor-de-cotovelo pela monumental derrota sofrida nas urnas, a gazeta da Famiglia Marinho postou-se no luxuoso albergue em que está hospedado o diretor da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e arrancou do decrépito formulador da "sociedade pós-industrial" esta perfumadíssima e enriquecedora entrevista.

"Perigo de retrocesso no Brasil existe, diz Alain Touraine"

O GLOBO: Como o senhor vê as transformações da sociedade brasileira nos últimos 16 anos? Como avalia a vitória de Dilma Rousseff?

ALAIN TOURAINE: Uma coisa é clara. O Brasil tem um sistema político horrível, corrupto. Fernando Henrique Cardoso, em seus oito anos de governo, construiu as instituições. Fez uma transição perfeita para entregar a Presidência a seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva. Lula, por sua vez, realizou transformações sociais, tirando dezenas de milhões de brasileiros da miséria e da exclusão. Graças aos dois, em igual importância, o Brasil tem os elementos básicos para desenvolver um novo tipo de sociedade. Mas não sou necessariamente otimista. Não sabemos o que acontecerá daqui para a frente. A nova presidente (Dilma) foi inventada por Lula.
O Brasil tem um longo passado de populismo e a ameaça persiste devido ao nível de desigualdade social extremamente elevado. Após 16 anos dos governos FHC e Lula, é impossível questionar o potencial do Brasil. Mas o perigo de um retrocesso existe, até porque o passado do PT está longe de ser perfeito. Lula não foi autoritário, mas segmentos do PT o são. A ideia de Dilma esquentar a cadeira por quatro anos para Lula também me desagrada. Em uma democracia, não pode haver presidente interino. A verdade é que não sabemos o que será o governo da nova presidente, porque ela não tem experiência política. Mas eu acredito que o Brasil tem tudo para ser o lugar em que uma nova sociedade surgirá. Não vejo muitos outros países no mundo que tenham chances tão boas quanto o Brasil.

José Serra, candidato derrotado do PSDB, deu a entender que fará com seu partido uma oposição mais dura ao governo Dilma, diferente da postura de seu partido frente a Lula. Como o senhor vê a polarização entre os dois maiores partidos brasileiros?

TOURAINE: Neste momento, Dilma é Lula. Ninguém sabe nada sobre ela. Ela pode ter tendências populistas ou fazer um fantástico governo, não sabemos. O fato é que, depois de Lula, era impossível para José Serra vencer. Ele é extremamente competente, honesto e sério. Na oposição, é um ativo valioso para o Brasil frente aos riscos de irresponsabilidade e populismo.

Se quiser correr o risco de ler a íntegra da “matéria”, tape o nariz e clique aqui.

67 comentários:

alexandre disse...

|com tamnto fascista bom aqui eles precisam de um fascista europeu que é muito mais chique mas que diz as mesmas asneiras podres só que com um Oui,oui entre um cocõ e outro. Viralata é foda.

antonio disse...

"ele e extremamente competente ,serio e honesto"...rsrsrsrrsr...otima piada monsierturrou

Zeza disse...

Putz, mas tá fedendo essa cloaca hoje!!

Ler na íntegra? BEM CAPAZ!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Ma qui idiota!

Paulo Tamiazo disse...

Os jornais do Rio são tão "bons" que um deles, que antigamente ainda prestava pra alguma coisa, tornou-se totalmente digital. O futuro de jornais e revistas em nível nacional, com uma linha editorial do tipo, é minguarem até se tornarem irrelevantes.

Anônimo disse...

... É sabido que não há jantar de graça! O francês, tratado a pão-de-ló, teria que massagear o ego dos seus anfitriões!...
Contudo, seria de bom alvitre que alguém dissesse a este boquirroto francês que, em comum, Lula e Dilma têm caráter! Portanto, a prática indecorosa de "esquentar cadeira por quatro anos para o outro" deve ser implementada pelos correligionários dele! Senhor francês: não tente replicar aos brasileiros, a natureza do seu povo! Visitante que não respeita as plagas onde pisa não merece respeito! Talvez o senhor desconheça esta premissa trivial!
... Desconhecido por desconhecido, Alain Touraine é unanimidade quase absoluta!

Merci!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
Transição República de Nós Bananas/Brasil Nação [RISOS]

Anônimo disse...

... Este francês aí não conhece Dilma Rousseff! Agora, perguntem ao mesmo quem é Paulo Preto! E os interlocutores saberão o que é conhecimento!...

Perdoem-me "sorrir da nossa tragédia!"

República de Nós Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

Isso não me cheira bem nem com 1 litro de perfume francês!
Abçs,
Paulo

Anônimo disse...

Este senhor chegou aqui ao modo dos europeus clássicos: eles sabem tudo, mais até do que nós a nosso respeito.Pelo que fizeram na Ásia, África e América penso que é melhor considerarmos mais um senhor com capacidades cognitivas danificadas por alguma doença senil, mas bem ao gosto do pig.

giovani montagner disse...

obrigado pela dica seu cloaca, mas entrevistas de pessoas do ramo intelectual só leio as feitas pelo jornal argentino página/12. lixo, como esse jornal carioca, deixo no lugar que merece.

Marcelo disse...

Parei em
"Ele (Serra) é extremamente competente, honesto e sério."
Nao lerei o resto da entrevista.

Mastrandea disse...

Mesmo tapando o nariz,não tenho coragem de ler mais isso. Ele faz questão de dizer "16 anos", e repete isso como um mantra...hahahahhaha...

Anônimo disse...

O choro dos vencidos... Essa gente está rancorosa ao extremo. Se continuarem assim, perderão sempre.
Cláudio Freire

Carmelita Lutkmeier disse...

O pior, prá mim, é ter que ler isso "O Brasil tem um sistema político horrível, corrupto. Fernando Henrique Cardoso, em seus oito anos de governo, construiu as instituições".
Quem é esse cara prá dizer isso de nós? quem deu a ele essa confiança? Quais instituições que o farol de alexandria construiu, além da privataria?

Luciana Cavalcanti disse...

O Touraine e o FHC estudaram juntos. Um professor do outro, correto?
Até gostava das discussões de Touraine sobre os "novos movimentos sociais" discutindo Cultura... maaas, depois de tal postura olítica... não me servirá mais como interloctor no referencial teórico de meus estudos.
Todo conhecimento científico é político. Então... tchau, Touraine!

Anônimo disse...

Precisam trazer um velho gagá, amigão do FHC, para comentar a respeito do nosso país?
Se não bastasse os estrumes de aspirantes a jornalista que temos por aqui, eles ainda importam gente doida pra falar mal do Lula! Essa libertinagem de imprensa já deu!

Anônimo disse...

O Touraine fala pelo pescoço francês!
Só pode sair M...

Anônimo disse...

Esse é o desespero do PIG, estão caçando na marra gente maluca pra falar mal do Lula e do Brasil.
São tão insanos que entrevistam um amigo do FHC! É óbvio que ele vai falar mal do governo atual! Quanta asneira globo!

Anônimo disse...

Obrigado por me poupar o nariz e a inteligencia, ler esse lixo até o final,

a lesma lerda disse...

o PHA chama esses daí de "especialistas de prateleira" tipo aqueles que a todo momento estão sendo entrevistados na Globo
cagando regra a proposito de tudo e de coisa nenhuma..agora ja estão importando essas tranqueiras..deve estar em falta no mercado interno.

Anônimo disse...

Bem que este velho fedorento poderia fazer alguma coisa de útil como, por exemplo, cuidar daquela merda de paisinho dele que tá quebrado. Pimentel - RS

Rui Nascimento disse...

Com duas bostas como Serra e FHC (desculpe por cagar o Blog com esses dois palavrões), ainda foi preciso esse pasquim cagão carioca da "famíglia" marinho ir buscar na França esse azarento descendente de Hitler, Mussolini e Josefph Ratzinger pra entrevistar. Me desculpe Cloaca, mas não vou abrir o cagador pra ver o resto dessa caganeira não, já vi merda o suficiente no que foi postado. Com sua licença vou ali vomitar e cagar!

Rui Nascimento
Mossoró-RN

Marola disse...

Desde a época do governo de FHC esse mané vez por outra dá as caras aqui na terrinha e desanda a dar pitacos sobre nossa política. E o pior que tem sempre umas antas colonizadas para dar ouvidos ao que êle diz. Imagine o príncipe dos sociólogos, aka FHC, fazer o mesmo lá na França, provávelmente seria ignorado e arriscaria levar um passa-fora.

Marcelo Manzano disse...

Pobre cloaca. Arregaçada por esse sujeito inescrupuloso
- Vá cuidar de teu Sarkozy, que graças a Dilma por essas bandas seu cachimbo não mais encontra boca.

Nélio Schneider disse...

Pois é, o retrocesso que já aconteceu na França com a eleição de Sarkozy não acontecerá no Brasil, porque aqui foi eleita a Dilma, que todos sabem quem é, só o Tourraine não.

Paulo Morani disse...

Cloaca, nem tapando o nariz. Um velho, caquetico e que não vive aqui. Assista o marcelo Adnet (coloquei em meu blog também - www.paulomorani.com) e é aquilo ali. Não li, a namorada assina o goebbels, e ai extraio algo. mas esse babaca nem perdi meu tempo!
Abraços

zejustino disse...

"Ele é extremamente competente, honesto e sério."

Essa baboseira a respeito do Zé Bolinha foi o suficiente para encerrar a leitura ali mesmo.

Peço desculpas antecipadamente aos companheiros de Ciencias Políticas, Sociologia, Antropologia, etc... que enfrentaram com coragem e estômago aulas e trabalhos a respeito de textos de sujeitos como esse. Ainda bem (para mim, é claro, que tenho o estômago frágil) que fiquei a ver equações esquisitas em estranhas dimensões.

Luís CPPrudente disse...

Quem é esse mafioso Touraine?

Vera é Dilma disse...

"A ideia de Dilma esquentar a cadeira por 4 anos para Lula também me desagrada" (?!) Quem foi que disse a esse francês senil que o Lula pretende se tre-eleger, e que os brasileiros estão interessados no que lhe agrada ou desagrada? Ô Turraine, vá dar pitacos no governo de seu país (este sim, não anda bem das pernas!) e, se possível, leve consigo a sua conterrânea, a dona Curau!!! rsrsrsrsrsrsrs

Ana disse...

Quem foi que chamou este velho para dar opinião no meu país? Alguém pediu a opinião dele? Afinal é um velho e velho fala qualquer besteira. Agora dizer que ZéChirico fará um oposição mais dura ao governo Dilma, isso é brincadeira eles vaão emperrar o país e não fazer oposição. O melhor foi este velho gagá dizer que o Chirico é "extremamente competente, honesto e sério", se fosse competente teria ganhado a eleição."Honesto e sério" é só ver como São Paulo está. FALA SÉRIO, niguém merece.

Roberto disse...

kkkkkkk gosto de ver essas reações!
Mas, a meu ver, esse imbecil não fede nem cheira pois o que ele fala, o Globo fala ha anos! e em portugues!Atinge sempre o mesmo publico pois o PIG tem diminuido sua tiragem e não aumentando..portanto estão falando para os mesmos cretinos de sempre...

Anônimo disse...

Este blog não produz mais nada? Só cola, copia e expropia.
Não venho mais aqui, fui.

NITX disse...

Fétido guru, vai tomar no *

Anônimo disse...

Quem elegeu a "coisa" fomos nós do PMDB.

Estamos de olho nesse próximo governo.
Se bobear, impichamos e assumimos com o Temmmmmmmer!

O PT tem que aprender a governar sob a batuta do PMDB, senão, sifu.

Onete Lopes disse...

Esse anônimo das 21:57 deve ser um tucano-demo(nio) disfarçado. Para que outros não se sintam motivados a dizer besteiras achando que provocam os cloaqueiros, vai ai um recadinho: oh, babaca, o PMDB apenas fez o que sempre faz: pegou uma carona no projeto do PT porque quer ficar sempre na boa. Seja mais inteligente e não gaste seu tempo dizendo bobagem. Pelo menos aqui.
Onete

Onete Lopes disse...

Esse anônimo das 21:57 deve ser um tucano-demo(nio) disfarçado. Para que outros não se sintam motivados a dizer besteiras achando que provocam os cloaqueiros, vai ai um recadinho: oh, babaca, o PMDB apenas fez o que sempre faz: pegou uma carona no projeto do PT porque quer ficar sempre na boa. Seja mais inteligente e não gaste seu tempo dizendo bobagem. Pelo menos aqui.
Onete

Anônimo disse...

Esse verme não morreu ainda?

Anônimo disse...

Pega-se um velhindo nos arredores dos 80 anos, que ninguém mais convida pra coisa alguma (em parte com medo do véio ter um piripaco no meio da viagem), dá-se-lhe a pauta do Instituto do $$$ilênio (todos os chavões estão lá) e manda ele pra frente do grobo repetir tudo direitim!
O véio que ja não viaja muito pelas circunstância acima citadas, fica todo feliz, alegre e 'sastifeito' e fala tudo o que seu mestre mandar. Arre seu Cloaca tá perdendo tempo a toa.

Anônimo disse...

Ao pmdb presente: este partideco é uma prostituta, leva quem dá mais. essa frase ouvi numa fila de banco e dita por uma velhinha p. da vida e com razão...

Anônimo disse...

Tourane, APÓS O BANHO, vista um pijama e vai dormir no PINHO... A boca já está ditando mer... e voce está mortinho e não se deu conta.

H.Pires disse...

Lamentavelmente sempre tem um quadrupede direitista "sociologo" desses, para vociferar suas bestialidades. 90% dos sociologos não prestam pra nada. Mas, parece que ele veio lá das franças, para uma nobre missão: Resgatar seu grande amor, que é a hebe camargo, pois esta em risco de vida pelo retrocesso que virá. Leva a cureau também o "monsieur française". Aja viagra. P.S.: O sociologo, faz um grande favor a nós, não precisa voltar não.

Anônimo disse...

Tá tudo certo, gente. Concordo com as críticas, mas me incomoda o preconceito com os velhos. Tenho pais nessa idade, e vejo o quanto tem sido duro para eles envelhecer no nosso pais. Esse Touraine é um idiota, arrogante e não sabe do que está falando. Mas não acho que a idade dele explique coisa nenhuma.
Leila

Reg disse...

Na falta de credibilidade dos tucanos, o jornal oglobo resolveu trazer um europeu para dar pitaco e falar aquilo que os tucanos querem falar e não podem mais diante de tanta mentira na campanha eleitoral.
Certamente este senhor não entende nada de Brasil.
Deve ser analfabeto funcional francês, porque não lê pelo menos os jornais franceses, que mostram Dilma seguidora das políticas de Lula.
Amiguinho do fhc, queriam o quê?
Quanto será que cobrou pela entrevista?

Pensamento Consciente disse...

"A ideia de Dilma esquentar a cadeira por quatro anos para Lula também me desagrada."
Desde quando nós cidadãos brasileiros temos que agradar o sociólogo francês? Seria assim a postura do PSDB, caso o Serra fosse o vencedor? Os puxa sacos do FHC estão se mordendo, que bom.

Airton disse...

"Extremamente competente, honesto e sério"
De quem será que ele está falando ??

http://metalcadente.blogspot.com/2010/10/voce-entende.html

Anônimo disse...

Esse senhor deveria falar do seu país e do seu presidente. Perseguir ciganos e expulsá-los por serem ciganos é coisa normal numa democracia?

Que tal ele falar da democracia dos EUA?

Quanto ao PMDB, este partido sempre foi fisurado em mamar nas tetas do governo. Infelizmente foi necessário ao Governo Lula se aliar à essa corja chamada PMDB. Tem pessoas boas e sérias no PMDB, mas também há muitos safados, corruptos e que também estiveram nos governos do PSDB.

Luis Rodrigues disse...

Quanto esse laráta topa tudo por dnheiro levou nessa?

Reg disse...

Ainda aquela nazista da Mayara.
Uma pergunta que não quer calar, uma vez que o sobrenome dela parece ser estrangeiro.
Qual a origem da família dela? Quando será que chegou ao Brasil? Por que veio para cá? Por fome? Corrido da polícia no país de origem da família dela?
Se é o caso de xenofobia aos nordestinos,se deveria perguntar a origem dos canalhas que estão se desfazendo dos brasileiros natos, como os nordestinos.
Japoneses paulistas? Italianos paulistas? Chineses paulistas? Alemães paulistas?
Estrangeiros que aportam aqui para se tratar de AIDS de graça nos hospitais federais e sem nenhuma intervenção do MPF, causando indignação aos brasileiros que vivem entrando na justiça para obter os remédios de graça a que teem direito.
Neste rol de estrangeiros se encontram americanos, franceses, italianos, portugueses e toda a turma de parentes deles, que são os que certamente falam mal dos nordestinos.
Brasileiros natos mas que precisam entrar na justiça para obter o direito a medicamentos de graça.
Quem são os estrangeiros que roubam empregos dos brasileiros sob a alegação do PIG que falta mão de obra qualificada, mas que não passa de uma grande mentira para justificar os empregos aos estrangeiros e certamente os que falam mal dos nordestinos?
Xenofobia já.
Abaixo o PIG e sua campanha diária desqualificando os brasileiros a fim de manter empregos dos estrangeiros mortos de fome em seus países.
Queremos os empregos deles, bem como a paralização de remédios de AIDS a estrangeiros.
Tudo para os nordestinos é o que se espera do MPF do trabalho e PF nestes estrangeiros que vivem aqui escondidos.

Yacov disse...

Esse manézão francês não está falando do BRASIL, certamente. “Longo histórico de populismo” é o escambau, ô pseudo-intelectual, sem cérebro.

Sempre que surgiram governos populares com algum compromisso com mudanças sociais e progressistas no BRASIL, acabaram sendo depostos pelas oligarquias entreguistas, lewinskyanas e atrasadas do país.

O último governo progressista e popular que tivemos foi derrubado e nos rendeu uma ditadura de 20 anos, que hoje é chamada de "ditabranda" pela direita reaça, que defende com unahs e dentes o seu amigo "çabio" e "çociólogo"...

Então: Vai “cagar”, Tourraine!!! Dizer que o “FHC construiu as instituição e que ÇerRA é honesto”, convenhamos, é a coisa mais esdrúxula e ridícula que já ouvi. Beira a comédia. Esse cara é um palhaço. Como sociólogo, é um belo datilógrafo.

“O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glObo é um braZil para TOLOS”

Unknown disse...

Sr. Cloaca,

Só aguentei ler até a sua página. A íntegra não deu.
Quase vomitei!

Pega leve com a gente, poxa!

Antonio disse...

POR QUE NÃO TE CALAS?

Claudio disse...

Grande palhaço, por que não vai palpitar para resolver os graves problemas da França.

Anônimo disse...

lixo!

Anônimo disse...

Quem vai dar as cartas é o blocão que o Temer mandou formar. O PT e outros partidos menores (PC do B, p. ex.), não podem medir forças com o blocão de 220 deputados. Chegou a hora da onça beber água: a fatura está sobre a mesa e d. Dilma, além dos escândalos que já estouraram e que envolvem seu nome, terá que baixar a guarda e aceitar caladinha as imposições do Turco.
Ou o PT pensa que ganhou a eleição sozinho, somente com base nos mentirosos índices de popularidade de Lula?

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/view_play_list?p=C94D3C267E3236EE

J.Carlos disse...

A meu ver, o Senhor Alain Touraine ouviu o galo cantar e não sabe onde.
Por falar em instituição criada por FHC, vale lembrar que foi no seu governo, que surgiu a figura do Engavetador Geral e que por sua vez não permitia as investigações dos casos de corrupções que carcomeu este País por oito longos anos.
No que diz respeito a transição, o FHC entregou ao Lula a faixa presidencial do que sobrou de um País após a privataria.
Quanto ao perigo de retrocesso Sr. Alain, o Senhor pode ficar tranqüilo, pois a Nação Brasileira afastou esta hipótese quando escolheu pelo processo democrático eleitoral a Presidente Dilma Rousseff.
Se o senhor não sabe seu Alain, o País que o seu amigo governou vivia nas trevas. Hoje graças ao governo do presidente Lula o Brasil não só conquistou o seu lugar ao Sol como também respeito a sua soberania perante as demais Nações. Ademais não passam de futricas de perdedores.

J.Carlos disse...

Pessoal,
Não dou como ultima palavra, mas me parece que esta aberração esta aqui a convite da outra aberração que é o FHC que mais uma vez pensou que a sua aberraçãozinha ganharia as eleições. KAKAKAKAKAKA

Anônimo disse...

Todo mundo já sabia que sem Lula, o PT é ninguém. E sem o PMDB, será que o PT acha que é alguma coisa? Neste prelúdio de novo governo, os 44 milhões que votaram contra assistem ao PT cada vez mais isolado, na sua briga intestina entre o que o José Dirceu quer, o que o Antônio Palocci pode, o que a Dilma acha que manda... e o que o PMDB vai mandar fazer. Todo mundo já está se juntando e o PT está cada vez mais sozinho. Neste prelúdio do novo governo, com toda a corrupção e fisiologismo de sempre, já tem até blocão contra o PT. Um PT que sem o PMDB não é ninguém.

Anônimo disse...

Anônimo do mal, você que escreveu as 13h38min do dia 17, você é eleitor inconsolável do José Serra, coloque na sua cabecinha fascista e outros istas que vocês perderam a eleição, quem é a presidenta do Brasil é a Dilma Rousseff.

Este discursinho batido e carcomido de que o PT não vai governar por ser um partido incompetente, que o Lula era analfabeto e seria engolido por pessoas inteligentes, você já usaram em 2002 e 2006!!!!!

Acorda anônimo ista, eleitor fascista do derrotado José Serra, o que foge sempre dos compromissos!!!!

Atenciosamente e humildemente, um eleitor vitorioso da vitoriosa presidenta Dilma, anônimo do bem.

Helinho de Barros disse...

O modelo capitalista é corrupto no mundo inteiro e não precisamos de francesinho para vir nutrir o preconceito e a discriminação contra a Dilma, da mídia velhaca nacional.

Coradini disse...

Lula fez as duas coisas que mais gosta: atacou a imprensa e a oposição. Lula acha que a imprensa deveria dar mais atenção para os catadores de papel. Se o Brasil fosse o que Lula mente que é, não haveria catadores de papel. Os papéis seriam recolhidos por um eficiente serviço de lixo. Quem jogasse papel fora receberia pesadas multas. Os catadores de papel seriam contratados para empregos mais dignos, pois teriam recebido educação, capacitação e melhores oportunidades. As cooperativas de catadores do Lula são um belo exemplo da organização da miséria, no que o presidente, o PT e os ditos movimentos sociais são especialistas. É a miséria oficialmente protegida e mantida dentro de limites toleráveis. Aqueles limites que permitem a sobrevivência e o voto de agradecimento ou de medo de perder algum benefício. Este discurso de hoje é simbólico. O que Lula está dizendo é que quer a Dilma fazendo exatamente as mesmas coisas que ele vem fazendo há oito anos. Lula não quer mudar de papel neste novo governo. No máximo aceita a Dilma no papel de Lula. Mas só no papel, porque 2014 é logo ali.

Anônimo disse...

Cara babaca, dizer que o ecologismo é o que resta dos movimentos sociais, de certo só se informa pela grande mídia, que usa o mecanismo da invisibilidade para calar as reinvidicações dos segmentos que ameaçam seus privilégios. Vai estudar, infeliz, que vc ganha mais.

Anônimo disse...

Vou bem ali vomitar, não sei se na volta vou conseguir ler o resto. Perdoe-me!

Anônimo disse...

Essa bichona francesa só podia ser entrevistada da globosta. Parei no "serra ladrão sério, honesto..." é brincadeira???!!!

Anônimo disse...

Que decepção! E eu que pensava que esse sujeito era alguém esclarecido...

Anônimo disse...

Concordo com os comentários sobre o que um francês está falando do Brasil. A França tem um pé na democracia outro socialismo. Socialismo não deu certo em NENHUM país do mundo, a idéia é ótima: Igualdade de riqueza e condições. Mas os políticos são corru-pt-os e uma vez com o poder nas mãos querem mais é locupletar-se. Basta lembrar da URSS, de Cuba, os países socialistas da África, a Coréia do Norte e inclusive a China... Todos com uma história infindável de pobreza. Sem contar com as republiquetas da "América Latrina", como a de Chavez... Sempre existirão pobres e ricos e dinheiro é um item de circulação, quem hoje é rico amanhã poderá não ser mais, quem é pobre hoje, amanhã poderá estar em uma situação melhor. Isso chama-se TRABALHO. Se o governo Dilma dará certo? Ninguém o sabe. Não se pode assentar no rabo e falar da cauda alheia. Se ela fizer o que PRECISA SER FEITO, se dará bem, e é bem possível que o nome Lula não retorne à cena nacional, pois uma é a primeira mulher a ser presidente, mas se não o fizer...