quarta-feira, 23 de março de 2011

SAI, CAPETA! BISPO CATÓLICO QUE TENTOU FAZER CAVEIRA DE DILMA NA ELEIÇÃO PROCESSA JORNAL DE SÃO BERNARDO (E PEDE SIGILO DE JUSTIÇA!!!)

.
Deu no ABCD Maior

Depois de sustentar, em 2010, campanha para identificar com a defesa do aborto a então candidata à presidência Dilma Rousseff, o bispo da Diocese de Santo André, Nelson Westrupp, resolveu pedir indenização, em dinheiro, ao jornal ABCD Maior. O bispo alega ter sofrido danos morais por conta de reportagens publicadas pelo jornal. Além de aceitar a denúncia, o Poder Judiciário atendeu ao pedido do bispo de segredo de justiça ao processo.
Para o advogado Rui Carneiro, que defende o Jornal ABCD Maior, “é uma perigosa aventura jurídica com caráter meramente vingativo em razão da vitória da presidente Dilma, além de tentar usar o Poder Judiciário para calar a imprensa e cercear o livre debate de assuntos de interesse público, o que é inadmissível no atual Estado Democrático de Direito.”
Santa Inquisição - De acordo com o jornalista Celso Horta, diretor do jornal, o que o bispo está querendo é “ressuscitar a Santa Inquisição. Até o sigilo de justiça está sendo invocado para pedir indenização pecuniária, um gesto muito contraditório com quem se diz ofendido em sua dignidade de religioso. O que, afinal, o bispo quer esconder atrás do sigilo? Será que os fiéis da Igreja Católica aceitam que um bispo lave sua honra com uma indenização em vil metal?”, perguntou o jornalista.
Westrupp, que também é presidente do Conselho Regional Sul da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), denuncia ainda o jornalista Júlio Gardesani, autor das reportagens. Pouco antes do final do primeiro turno, uma carta assinada por Westrupp e outros dois bispos foi distribuída nas igrejas de São Paulo e por simpatizantes da candidatura de José Serra (PSDB). No documento, Westrupp pediu aos fiéis que não votassem em candidatos que defendiam o aborto, citando por cinco vezes o PT como partido que defendia.
A carta tumultuou a campanha eleitoral. Trouxe debates religiosos como a condenação do aborto e tirou o foco da discussão dos problemas nacionais. Enquanto a candidata, hoje presidente Dilma Rousseff, do PT, se defendia, José Serra, do PSDB, explorava o posicionamento da igreja. Dilma teve de se reunir com lideranças religiosas e preparar uma nota afirmando que não era a favor do aborto. O PT também teve de desmentir as afirmações de Westrupp.
A seção nacional da CNBB publicou, em seu site, texto contrariando o documento de Westrupp. “Lamentamos profundamente que o nome da CNBB (...) tenha sido usado indevidamente ao longo da campanha, sendo objeto de manipulação. A CNBB não indica nenhum candidato (...) a escolha é um ato livre”.
Evangélicos - As informações sobre o envolvimento de Westrupp com as cartas também foram publicadas por outros jornais do ABCD e pela mídia impressa e eletrônica do País e internacional. Westrupp também se sentiu “ofendido” pela reportagem que citava a preocupação confessada pelo bispo em correspondência ao papa Bento 16 com o crescimento dos evangélicos e dos ateus em São Paulo.
Todas as reportagens publicadas pelo Jornal ofereceram espaço ao bispo mas em nenhuma delas ele aceitou falar pessoalmente. A assessora, Irmã Marinéia, chegou a se manifestar em nome de Westrupp, conforme registra a edição, número 253, de 13 de outubro de 2010.
Em relação à carta sobre o aborto, através de e-mail, o assessor de imprensa de Westrupp, Humberto Pastore, não só confirmou a autenticidade, como a encaminhou em anexo para o jornalista Júlio Gardesani. Em seguida, o bispo enviou ao jornal carta respondendo às reportagens, mas eivada de ofensas. “O jornalista Júlio Gardesani demonstra muito mais interesse em criar factóides e contendas do que informar (...) Creio que não é desse jeito que se faz jornalismo, Sr. Júlio Gardesani”, diz Westrupp.
A correspondência do bispo foi publicada na íntegra pelo Jornal (edição número 260, de 05 de novembro de 2010). Para ler a carta do bispo publicada pelo jornal, clique aqui.
Jornalista critica Westrupp - O presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Guto Camargo, afirmou que a tentativa de Dom Nelson Westrupp de censurar o ABCD Maior é política e prejudica, principalmente, o leitor do jornal. Guto é o primeiro representante da sociedade ouvido pelo ABCD Maior sobre o processo movido pelo bispo contra o jornal e o jornalista Júlio Gardesani.
“Essa é uma situação que muito nos preocupa ultimamente. Essa tentativa de interferência no trabalho da imprensa não é judicial, mas política. Isso porque, desde que derrubaram e Lei de Imprensa, não a substituíram por nenhuma outra. Assim, as decisões são subjetivas”, afirmou o presidente do Sindicato dos Jornalistas.
Privação de informação - No entanto, o processo judicial movido por Dom Nelson Westrupp acerta diretamente o direito da população de se informar, explicou o presidente. “É um problema para o público leitor, que pode ser privado de uma informação por uma situação mal esclarecida”.
O presidente do Sindicato ainda garantiu que nunca viu a Igreja Católica processando diretamente um jornal em São Paulo. “É o primeiro problema de tentativa de censura à liberdade de imprensa partindo da própria Igreja Católica que eu tenho conhecimento”.

30 comentários:

EXCOMUNGADO disse...

Deveria ser proibido a igreja se meter em politica.

Esses padrecos deveriam era cuida de quem precisa, de quem vai procura-los. Não ficar se metendo onde não é chamado.

Vá de ré satanAS.

ruy garcia disse...

Acabo de (re)ler "O Crime do Padre Amaro", de Eça de Queiroz, que trata da hipocrisia e da falta de escrúpulos da igreja e da sociedade portuguesa do final do século XIX. Obra atualíssima...

Italo Drago disse...

Uma coisa que eu notei, Cloaca, é que ultimamente no JN tem aparecido por seguidas vezes ações do Pastor Silas Malafaia... Ele não era outro que vivia descendo o cacete na Dilma antes da eleição? E agora aparece como um "gente boa"...
É por essas e outras que defendo o Estado Laico.
Grande abraço pra vc!

H.Pires disse...

Demonios vivem em desunião e a espalham entre a sociedade. Esse é o principio, primordial, da demoniaca direita. Dividir para governar. Fazer vista grossa para o crime(população sempre amedrontada). Soltar bandidos das cadeias(acabando com exame criminologico - são paulo fez isso pra o Brasil digerir). Incentivar o consumo de drogas para a juventude viver drogada e não reivindicar nada - MACONHA. "Garotos" propaganda das drogas globo\ex-fhc. Demonios desunem e vivem em desunião.Mas, para disseminar o mal maior, em toda sociedade, SE UNEM. É o caso malafaia globo. Westrupp e tribunais. O serra e exon. E, por esse caminho trilham os demonios.

NITX disse...

Quem será o advogado do Diabo?

ProfeGélson disse...

Bispos e padres do capeta: ''Que o fogo do inferno lhes seja quente''!!!

anticristo disse...

Esses padrecos deveriam procurar o que fazer.

Ficam só comento,bebendo,transando a beatas e fazer fofocas.

São todos um anticristo.

MA_Jorge disse...

Ficar mexendo com o eleitor, tentando envolver a Igreja no processo de escolha de governantes ao defender esta corja de vendilhões do PSDB, acaba por atrelar a igreja no que há de pior na política.

O melhor é estes senhores antes de se pronunciarem no púlpito, tirarem a batina e sairem a campo como qualquer outro cidadão, não nos cantos de sua paróquia, mas no meio do povo e seus problemas. Também, não adianta ficarem invocando o Bento XVI; safado por safado, aqui já estamos cheios deles e, neste caso, somente tumultua ainda mais a discussão.

Henrique disse...

Isto é que eu chamo de 'encapetamento político' de um bispo/padre panfletário da CNBB.
...
Vá cuidar dos mais necessitados!
Seja mais útil ao teu país!

Teresinha Carpes 13 disse...

Gente a imprensa falada(rádio)principalmente a rádio Pampa(nos horários dos Pitibulls,das 7 as 9 horas da manhã e das 17 horas até as 19,10,êles não respeitam a HORA DO BRASIL,DE TANTA GANA EM CALUNIAR E MANIPULAR OS FATOS!)o TAL hIENA gustavo victorino(letra minúscula prá êle)não dá refresco,agora êle e os pitibulls convidados dele,entre êles o tal de Cláudio Candiotaacusam até o Franklin Martins de mentir,na hora de editar a fala do Presidente Obama!Dizem os dois bandidos da emissôra,que o Presidente Obama,nunca disse a frase:"Este é o CARA"!!Disseram que degravaram,traduziram e o Diabo a Quatro,e o OBAMa,não disse que o Presidente Lula,é "O Cara"!Até onde vai este cara dizer o que êle quer,e nunca ser nem chamado,as falas na in(justiça)???Cheeeeegaaaaaaaa!!!!Tõ doente!!!

augustinho disse...

Os westrops e bergonzitis da vida sao bispos nomeados por sua calamidade, Benedito 16, para substituir, um por um e num plano longamente acalentado epasso.a.passo executado, todos bispos anteriores maisproximos do povo pobre ou simplesmente nao suficientemente direitosos,cristaos ocidentais e prussianos como convem.

Geysa Guimarães disse...

Esse é o Silas Malafeia versão católica, cabo eleitoral do tucano de ouro.

Henrique: "Encapetamento" político é ótimo. Não vou esquecer.

Anônimo disse...

Eu não gosto de padre
Eu não gosto de madre
Eu não gosto de frei.
Eu não gosto de bispo
Eu não gosto de Cristo
Eu não digo amém.
Eu não monto presépio
Eu não gosto do vigário
Nem da missa das seis.
Não! Não!
Eu não gosto do terço
Eu não gosto do berço
De Jesus de Belém.
Eu não gosto do papa
Eu não creio na graça
Do milagre de Deus.
Eu não gosto da igreja
Eu não entro na igreja
Não tenho religião.
Não!
Não! Não gosto! Eu não gosto!
Não! Não gosto! Eu não gosto!

Marroni disse...

Por favor, enforquem o último padre nas tripas do último general!!!!!!!

Geysa Guimarães disse...

Credo, o Anônimo e o Marroni ainda estão nessa de generalizar e odiar.
Cuidado, meninos, tem gente boa e banda podre em todo setor.
Numa linguagem que vcs não devem apreciar: tentem separar o joio do trigo.
Isso evita a pensar e a agir injustamente.

Henrique disse...

O Anonimo e o Marroni dizem qualquer coisa só para marcar presença.
É preciso que as coisas ditas tenham sentido e respeito para quem as lê.
Não devemos menosprezar ou subestimar o outro, senão vai gerar discursos vazios de reconhecimento e totalmente um festival de besteiras, com verdadeiros disparates, bobagens e explicações vazias.
Nos dias de hoje, a comunicação tem extrema importância.
Precisamos nos empenhar para que não haja ódio, rancor, intolerância,...
Afinal, aqui no Cloaca há pessoas respeitadas, inteligentes e muito bem instruídas.
Precisamos zelar por aquilo que é bom.
Devemos pensar por nós mesmos e não achar o que os outros pensam!
...
Mas, tudo bem!
Esta liberdade de expressão é o que importa.

cerdo disse...

no tempo do roque santeiro chamaria esse padre de "padreco vermelho" mas como ele é letista vamos chamalo de "padreco azul", deveria começar a cobrar imposto das igrejas principalmente da católica, o vaticano ta cheio de ouro roubado opa digo doado pelos fiéis.

Anônimo disse...

Ô henrique(e geisa): eu não gosto de padre.....É a letra da música igreja do Nando Reis(gravada pelos titãs) e a famosa(ou nem tanto me parece)frase: "O homem só será livre quando o último déspota for estrangulado com as entranhas do último padre" foi proferida pelo filosofo iluminista Denis Diderot.Pois é,os padrecos reacionários e os déspotas(esclarecidos ou não)continuam por aí. Talvez porque muita gente desconheca a vida e a obra de Diderot,Voltarie e vários outros pensadores. Acabam escrevendo besteiras. Hoje em dia (e sempre) a comunicação tem extrema importancia,mas pra começar poderiam ler e estudar um pouquinho.

Anônimo disse...

O judiciário brasileiro está podre, ele e a igreja católica, aliás a referida igreja é podre em qualquer lugar do planeta.

Anônimo disse...

O judiciário brasileiro está podre, ele e a igreja católica, aliás a referida igreja é podre em qualquer lugar do planeta.

Anônimo disse...

Esse bispo q vá cuidar dos casos de pedofilias que se envolve a Igreja católica e deixar de ser hipócrita.A Igreja q vá cuidar de seus casos mal resolvidos e mal explicados ,como a pedofilia e a pederastia.Igreja nada tem a ver com política,se eu fosse a presidente dava um chute no traseiro da "AMADA IGREJA",vá descer em outra freguesia,bando de perdidos e obscenos.

Azarias disse...

A quantos meninos este bispo já pediu segredo!?

Henrique disse...

As fontes dos padres eram os cépticos e epicuristas, Sócrates(que era considerado um charlatão), Aristóteles, os estoicistas, Platão(que era considerado o pai de todas as heresias, depois a doutrina do 'além' agradou os padres),etc, etc...
...
É como diz o padre Otto Dana: um grito contra as trevas
"Tentar manipular a consciência do eleitor, ameaçando-o com a ira de Deus é injuriar o próprio Deus que nos criou livres. O dia em que o povo tiver que consultar um aiatolá de plantão tipo Pastor Silas Malafaia, ou um Padre José Augusto (Canção Nova), 'ou o Nelson Westrupp' para votar, é melhor rasgar o título de eleitor e o estatuto da maioridade civil. O que vem se praticando em meios religiosos no momento, é o aborto da eleição, da democracia, da Constituição e do bom senso. Xô Satanás! "
...
Religião é inerente a cada pessoa.
O Estado é laico.
É triste! É muito triste ver como os falsos cristãos acreditam em tudo o que é boataria e falsidade, mas duvidam da Bíblia, ou do que a sua religião, que você diz que segue ensina.
Lêem e estudam tanto a Bíblia e não conseguem distinguir o verdadeiro cristão, JESUS CRISTO, que nunca nos ensinou boatarias e falsidades.
...
É como diz um anônimo aí em cima: "Hoje em dia (e sempre) a comunicação tem extrema importancia,mas pra começar poderiam ler e estudar um pouquinho."
...
Vamos ler os pensadores e, quem sabe, ter a conclusão que, alguns e este bispo Westrupp só leram/estudaram sobre a Santa Inquisição.
Para mim a igreja católica mostra-se inapta para o 'modernismo'.
O Vaticano insistiu em isentar seus representantes dos crimes seculares - a terrível pedofilia.
Os católicos controlam o moral e a política da Idade Média por mil anos - onde o heliocentrismo era proibido a ciência era bruxaria e Deus era um ser impiedoso.
...
Alguém precisa avisar a esse clerigo que hoje a mulher vota, que é necessária a camisinha, que os gays existem,..., e principalmente que o ESTADO É LAICO.

Anônimo disse...

O mal do mundo é a Igreja Católica,como sempre flertou com o poder não se limita a sua insignificância na sociedade atual.

Anônimo disse...

Bravo Henrique!!!

Anônimo disse...

mais um pedofilo querendo se dar bem,da dinheiro p ele comprar as coisas e enludir as criancinhas...

Peixoto-pres.prudente/sp disse...

Realmente, a fantástica música dos Titãs Igreja, nunca esteve tão atual. Pena que os Titâs tenham mudado tanto. Exemplo triste é o guitarrista Tony Belotto (agora colunista da Veja)

Léo disse...

Se esse Bispo esta com tanto tempo livre, porque não vai caçar os pedófilos dentro da sua Igreja ao invés de trabalhar como cabo eleitoral?

Henrique disse...

Soprou um minuano por aqui tchê!
...
Bravo é o Vento Minuano e todos que participam deste Blog tornando-o grande e cada vez mais democrático e argumentado.
O Cloaca News é "hour concour".
Parabéns a todos.
Obrigado!

Luis Rodrigues disse...

Num mundo justo, figuras como esse padre ou como esse papa, lavariam as privadas aqui de casa.