quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE PRIVATIZA ESPAÇO AÉREO PARA BENEFICIAR DONOS DO GRUPO RBS - OBRA FERIU OPERÁRIO E DESTRUIU REDE ELÉTRICA

O mundo maravilhoso dos Sirotsky


Vida real: sai de baixo!

Não bastasse a entrega do Paço Municipal e do Largo Glênio Peres - dois ícones da paisagem porto-alegrense - ao controle de uma multinacional de refrigerantes, a Prefeitura de Porto Alegre, sob o comando de José Fortunati (e de seu antecessor José Fogaça), deu, de mão beijada, o comando do espaço aéreo da capital gaúcha para uma das empresas dos mesmos proprietários do Grupo RBS, no caso, a Maiojama Empreendimentos Imobiliários, braço de concreto do conglomerado da Famiglia Sirotsky (cujo capo é réu na Justiça Federal, acusado pelo MP de crime contra o Sistema Financeiro Nacional). Para quem não sabe, o nome Maiojama é a sonora mistura dos nomes de MAurício; IOne, mulher de Maurício; JAyme; e MArlene, mulher de Jayme, todos Sirotsky.

Desde o dia 4 de novembro de 2012, quem passa pela Avenida Praia de Belas, na altura do shopping center homônimo, fica estarrecido com a horrenda e ameaçadora passarela suspensa sobre a via, ligando o 3º piso do tradicional centro comercial ao 6º pavimento de um prédio-garagem que está em construção na margem direita da avenida, no sentido bairro-centro. A instalação cruza sobre a cabeça dos transeuntes a 14,40 metros de altura, em uma extensão de 62 metros. Na verdade, o edifício-garagem (uma aberração arquitetônica com 10 andares) é parte de um complexo "empresarial" que abrigará escritórios e vagas para 1800 carros. Trata-se de mais um empreendimento da Maiojama, que gaba-se por aí de seu portento, "a maior passarela metálica com vão livre da região Sul do Brasil". 

Como sói acontecer em intervenções urbanas de tamanha magnitude, o poder municipal "exigiu" uma contrapartida dos empreendedores: em troca do espaço público - a parte aérea da Avenida Praia de Belas -, a Prefeitura de Porto Alegre cobrou dos construtores, à guisa de "medida compensatória" para a cidade, o "plantio de 37 mudas", sabe-se lá de quê. Verdadeira exorbitância, convenhamos.
.
Placa na obra: tudo nos conformes

Não contente, contudo, em adonar-se do céu porto-alegrense, a empreiteira arrogou-se, também, o direito de decidir quem pode e quem não pode transitar pela quadra que vai da Rua Marcílio Dias à Rua Múcio Teixeira, no bairro Menino Deus, território da obra. Durante os três meses em que dois gigantescos guindastes içavam as pesadíssimas peças de concreto pré-moldado, para montar o lego macabro dos Sirotsky, peões eram escalados para bloquear o tráfego naquela via, transtornando a vida de moradores do bairro e de motoristas em geral. 
.
Proibido atrapalhar a obra dos patrões do Lasier Martins


Ninguém pode passar. Nem a Prefeitura, para coletar o lixo

A prerrogativa legal de fiscalizar, orientar e controlar o trânsito nas ruas da capital gaúcha é da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), uma autarquia municipal. No entanto, os "azuizinhos", como são chamados os agentes da EPTC, jamais deram as caras por ali. Exceto na tarde desta terça-feira, 26.

A quase-tragédia que ZERO HORA abafou

Eram pouco mais de 14h30 desta terça-feira quando uma enorme grua, com cerca de 25 metros de "altura", entornou sobre a Rua Marcílio Dias, arrebentando a cerca de ferro do Tribunal Regional do Trabalho e derrubando um poste, carregando consigo toda a fiação elétrica e telefônica. O equipamento estava sendo utilizado na obra do edifício-garagem da Maiojama/RBS e, ao tombar, feriu gravemente o trabalhador que o operava. Além disso, todo o bairro ficou sem energia elétrica, telefone, internet e TV a cabo. 
.
Operário caiu sobre as grades do TRT

Ah, vira, virou!

Faltou luz? A culpa é do Tarso!  


Ao noticiar o acidente em sua edição online, o tabloide Zero Hora superou-se em matéria de desfaçatez, omitindo que o fato ocorrera em uma obra da Maiojama (vamos relevar a ignorância dos redatores, que revelaram desconhecer a diferença entre um guindaste e uma grua). Como se fosse pouco, a gazetinha digital dos Sirotsky, tratou logo de transferir para a CEEE (Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica) o ônus pela falta de luz. 
.
Maiojama? Não conheço!


















Não é a primeira vez que o conglomerado mafiomidiático dos Sirotsky faz lucrativos negócios com o grupo político que ocupa a Prefeitura de Porto Alegre. Em setembro de 2007, o prefeito José Fogaça, que tempos depois abdicou para a posse de Fortunati, entregou, de graça, as instalações da Usina do Gasômetro (edifício símbolo da cidade) para uma "exposição comemorativa" dos 50 anos do Grupo RBS. Durante quase três meses, os cidadãos de Porto Alegre foram privados de seu mais importante centro cultural, ocupado que fora pela festinha de aniversário dos Al Capones da Notícia

Agora, com o tétrico monstrengo de aço atravessado na Av. Praia de Belas, a população de Porto Alegre é vítima de mais um vergonhoso esbulho. O pior é que, se cair - e não temos qualquer garantia de que o trambolho é seguro - , já sabemos qual será a manchete de Zero Hora: "Com parafusos frouxos, passarela desaba sobre avenida - Petista foi visto no local com uma chave de fenda na mão."

23 comentários:

Unknown disse...

Véi
A Zero Hora já descumpriu o acordo com a Prefeitura !!!
Pelo jeito eles não tem as 37 "mudas" na redação do jornal. Entregaram para a Prefeitura várias "surdas" que não escutaram o barulhão da grua caindo e algumas "cegas" que não viram que a cagada tem a ver com a família dos patrões.
E por que tem que ser 37 ???
De onde tiraram esse número ???
Puta acordo mais fuleiro e confuso esse aí.
Fosse eu munícipe de Porto Alegre iria exigir a entrega de 37 "mudas" !!! Nem mais, nem menos.
Quanto à ponte suspensa, não tenho dúvidas, ESSA PORRA VAI CAIR !!!
Sorte que a maioria dos eleitores porto-alegrenses tem a cabeça dura.

Plínio Milano disse...

Parabéns pela reportagem, seu Cloaca. Finalmente uma voz se ergueu contra esse descalabro. Vamos iniciar uma campanha pra remover essa porcaria de nossas cabeças.

Milton Ribeiro disse...

Uma palavra: repugnante.

Evandro - Canoas disse...

Excelente postagem, blogueiro. Parabéns! É isso aí: não podemos dar mole pra esses jaguaras.

Marcelo disse...

Não vejo nada de mais, nesse país, não se pode ter dinheiro e ser empreendedor. Muita gente invejosa, que gostaria de ser membro da família Sirotsky. Eles podem distorcer noticias e tudo mais, assiste a tv e lê o jornal deles quem quer. Os Sirotsky tem a grana que tem, pelas varias decadas de trabalho de 3 gerações, trabalho duro, não é da noite pro dia. Tem neguinho ai que quer ficar e rico sem trabalhar, e fica de olho gordo nos outros.

tanto faz disse...

A filha do Castro vem ao RS com dinheiro do povo gaúcho? E se fosse o Reinaldo Arena?

Cloaca News disse...

Caro Marcelo: você está sendo irônico, não?

Anônimo disse...

hahahaha. A audiência caiu tanto que até censurou meu comentário. Chicotinho estalando pra todo lado...KKKKKK

Anônimo disse...

Obrigada,vou divulgar isso no meu face,eu moro longe dali e nem sabia que isso acontecia.
É essa a democracia e liberdade de imprensa que as pessoas acham que tem,o último blogueiro que denunciou os Sirotsky em Floripa apareceu suicidado.

Anônimo disse...

Obrigada,vou divulgar isso no meu face,eu moro longe dali e nem sabia que isso acontecia.
É essa a democracia e liberdade de imprensa que as pessoas acham que tem,o último blogueiro que denunciou os Sirotsky em Floripa apareceu suicidado.

Marcelo disse...

Eita inveja!

Teresinha Carpes disse...

A RBS,A Bandeirante,a Guaiba e a rádio Pampa esta última na minha opinião é a pior!A INVEJA,que êles todos tem do ex-Presidente Lula,chega as raias da loucura!Hoje o demoníaco radialista Gustavo Victorino,disse que o "Sr Luiz Inácio Lula da Silva,sem sabe quem foi Abraão Lincon,pois Lula é um pé de chinelo"e que quebrou o Brasil e nunca fez nada,pelo país e pelo povo!E ainda tem gente que chama os petistas e simpatizantes do ex-Presidente de ciumentos!!!Esta claro que quem tem ciumes são esta cambada de tucanalhas,que vem aqui no Blog enaltecer os barões da imprensa...

Teresinha Carpes disse...

onde se lê:a frase do demoníaco radialista da rádio Pampa:o Sr.Luiz Inácio Lula da Silva,sem sabe quem foi Abraão Lincon...A frase certa é:"O Sr,Luiz Inácio Lula da Silva,"NEM SABE"que foi Abraão Lincon"!!!

Anônimo disse...

Teresinha Carpes, volta pros bancos do jardim 1 para aprender o português, volta!

Zeza disse...

Mais respeito com a dona Teresinha, aqui é a casa dela.

Zeza

Teresinha Carpes disse...

Anônimo covarde,volta vc também,para os bancos do Jardim da Infância pois só covardes se escondem no anonimato!!!Aprenda a colocar ponto de exclamação,que vc não sabe também...MEDROSO!

Teresinha Carpes disse...

Obrigada Zeza,é a nossa casa!!!!

Ary disse...

Tudo nos conformes? Não! Tudo nos coliformes.

Anônimo disse...

Cloaca
Cara cuidado ao falar coisas q nao entende como verdade. Perde credibilidade.
Sou morador do menino deus e vou te ajudar nesse caso. O do dmae vou investigar.
Essas 37 mudas sao compensatorias no ambito ambiental.
A compensacao pela obras serao obras viarias na borges de medeiros e praia de bleas
A borges devera ser asfaltada e tera mao unica no sentido ventro- bairro
Enquanto a pria de belas tera sentido unico bairro centro
Toda.a obra necessaria sera custeada pela construtora
Estuda o assunto antes de falar
Gosto de ler todo o tipo de blog, achei interessante ateh o teu. Mas precisa te pautar com a verdade.
Se nao sabe o assunto vai atras e pesquisa.

Cloaca News disse...

Caro Anônimo da 01:21h: com todo o respeito, achamos que você não entendeu o espírito da coisa. Pior: acha que, por um suposto punhado de asfalto, tudo fica acertado! O trecho da Borges que "vai ser asfaltado" possui paralelepípedos para facilitar a drenagem pluvial, capice?
No mais, parece que você está feliz com o trambolho de aço atravessado na Praia de Belas e com a privatização, também, do controle do trânsito.
E, já que você está tão enfronhado no tema, por favor, descubra aí de que serão as tais "37 mudas".

Fabio Born disse...

Não construam mais pontes e nem passarelas, cancelem a ponte do guaíba, destruam as passarelas de pedestres da BR116, elas são coisas "horrendas e ameaçadoras suspensas sobre a via".
Não acredito que li tanta merda.

Renato Sambi Colotto disse...

O problema desse monstrengo antiarquitetônico, além da feiúra, é que é de uso totalmente privado (nenhum pedestre vai poder usar esse troço para atravessar a rua a não ser que seja funcionário do "engrupo" rbs)... E convenhamos, nunca vi uma passarela que agredisse tanto a paisagem quanto esse traste aí.

Renato Sambi Colotto disse...

Sem falar no nome da construtora... Além de ridículo, me faz pensar em "casa da mãe joana'!!!