quarta-feira, 20 de março de 2013

ENCONTRAMOS A EXPLICAÇÃO PARA OS ERROS GROTESCOS NAS REDAÇÕES DO ENEM

.

O Brasil assistiu, estarrecido, à ribombante revelação de O Globo, publicada na edição de 18/3, de que alguns estudantes receberam a nota máxima na prova de redação do Enem, mesmo depois de cometer erros grosseiros de português. Como sói acontecer quando se trata de usar qualquer motivo para esculhambar qualquer governo do PT, a imprensa golpista "repercutiu" imediatamente o furo do jornalão carioca. Portais noticiosos e edições digitais dos principais veículos dos conglomerados mafiomidiáticos esbaldaram-se com as besteiras dos adolescentes, pinçadas com esmero de algumas redações. Que governo incompetente é esse, que confere nota 1.000 a tamanha ignorância? - era o que estava nas entrelinhas, ou no subtexto, dos editoriais indignados.

Pois, este Cloaca News, perplexo com tamanha afronta à língua-mater, resolveu investigar o problema em sua origem.  Após apurar que boa parte das escolas - públicas e privadas - adotou a prática de indicar textos "jornalísticos" como referência aos estudantes, descobrimos que estavam ali as fontes inspiradoras da juventude. Constatamos ainda que, não por acaso, o governo tucano paulista comprou milhares de assinaturas de algumas porcarias impressas para “instruir” os alunos da rede pública.

A sequência de imagens a seguir é parte de nosso singelo acervo, colecionado ao longo dos últimos quatro anos, dedicado à contribuição da gloriosa "grande imprensa" brasileira à formação intelectual e moral de nossos jovens. 
.
G1 obteve nota máxima em estupidez
.
Rosane de Oliveira, de Zero Hora: Hors Concours
do Troféu Muar de Gramática Normativa
.
Revista Veja: jornalismo indecente
.
RBS: na vanguarda da ignorância
.
Folha: não dá pra não rir
.
Analfabetismo em dose cavalar
.
Zero Hora cria serviço de submarinos em Porto Alegre
.
ZH: burrice gritante
.
Ainda bem que não computaram as transmissíveis...
.
Texto de ZH. Alguma dúvida?
.

















Curioso mesmo é que, ao reproduzir a reporcagem do Jornal Nacional sobre as bobagens das redações do último Enem, o portal G1, das Organizações Globo, demonstrou que se trata, na verdade, de uma feroz batalha entre os rotos e os descosidos...
.
Clique aqui para conferir na fonte





.

Se quiser ver tudo o que já publicamos com o marcador "Analfabetismo", clique aqui.

PS - Não se convenceu ainda? Experimente este acepipe aqui, do Zé do Armarinho. Ou este outro aqui, do Café & Aspirinas.

21 comentários:

Anônimo disse...

Essa garotada está sendo exposta ao que há de mais degradante: os jornais e seus jornalistas de quinta.




.
.
.

Helder

Anônimo disse...

Mas isso não elimina a falha da correção. Dar nota 1000 para os erros dos alunos é como dar nota 1000 para os erros do PIG.

Ary disse...

A correção não se apega aos erros de ortografia e sim, avalia a utilização da língua como uma ferramenta de inserção social. Ou seja, se o aluno está habilitado a manusear a escrita e a leitura de forma a acumular elementos que permitem transformá-lo num agente sociopolítico. Não existe, do ponto de vista da linguística, um "falar certo" em contraposição às inúmeras variações da língua. Esse debate está há muito superado. É matéria pacificada.

Anônimo disse...

Para Ary

Então, senhores linguistas, vamos rasgar as gramáticas e acabar com os Cursos de Lingua Portuguesa nas Universidades.

Gi

Apelido disponível: Sala Fério disse...

E o PIG, é um juiz adequado pra julgar erros de Português? Um dos mais comuns: 'criação de dez mil novos empregos' (como é que se criam empregos velhos?). Quer outro? 'O corpo do cantor será enterrado' (claro, animal: queria enterrar a alma?). Explicação da sigla QI dada na tv: coeficiente intelectual (em lugar de quociente intelectual). Não olham o próprio rabo.

Anônimo disse...

Como todo e bom membro do PT, sempre tentando desqualificar os outros, para encobrir os próprios erros.

Zé do Armarinho disse...

Sr. Cloaca, segue uma pequena contribuição sobre a qualidade do PIGuasca: http://armarinhodapolitica.blogspot.com.br/search/label/Zero%20Hora

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
mairacolorada disse...

Não passa UM DIA sem que eu tenha que escrever para algum jornal,revista,blog em função de ERROS GROTESCOS na gramática BÁSICA. Ainda há poucop acabei de ler assim, ó:
"....se ele mantEREM..........".......
Parei de ler,com os olhos marejados........:(

Francisco disse...

Santa Ignorância, rogai por eles!

Presidente Lula disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Esse anônimo é Filhote da Ditadura!!! Isso que dá tratar burro a pão de ló...kkkkkkkkk

ProfeGélson disse...

ZH/23/03/13(Net)

Sobre a CPI que investiga incêndio na boate, a vereadora garante que segue o seu curso normal, trabalhando no levantamento de passos e ações que sirvam de ferramentas na busca pela verdade.
_
Semana que vem o trabalho vai ser prejudicado devido ao **ferido**, mas continuamos trabalhando com seriedade e serenidade A CPI continua na mesma caminhada, vamos levantar...

Anônimo disse...

Uma língua tão prolixa como o português dá margem a muitos erros. Deviam simplificar a língua portuguesa. Um exemplo, para que ter palavras com c, ç, ss e s, dentre outras, com uma mesma fonética? Além do s com som de z. Vários adjetivos que possuem o mesmo significado. Para mim isso é complicar demais o que pode ser simples.

Unknown disse...

Véi...
Pra escrever errado tem que saber escrever errado !!!
Não é pra qualquer "Zé Roe-la" daqueles que chegam a roerem sacos de patrão midiático não !!!
E nisso eu sou "profiça" !!!
Quanto a língua, só me faz medo a da minha sogra !!! Aquela de quem gosto tanto que quando morrer nem vou enterrar... Quem enterra merda é gato, animal do qual estou longe de sê-lo.

Anônimo disse...

Ah, entendi, já que os jornais publicam besteiras então não há nada de mais em o governo, o Ministério da Educação e sei lá mais quem falar ou aceitar besteira.
Esse argumento é de uma estupidez sem par.

Tiago Lauro disse...

Mais um pra coleção: http://www.bemparana.com.br/noticia/251921/policia-houve-familiares-do-menino-morto-por-manicure

Anônimo disse...

Nóis encina a pega us peche prus cumpanheiros

Luís CPPrudente disse...

As famiglias do PIG, como sempre, tem um bom conhecimento da nossa língua portuguesa, por este motivo suas reporcagens são sempre usadas nas diversas provas de vestibulares, concursos públicos e outros.

Anônimo disse...

Queria fazer mais uma contribuição: Ouvi, há (com H) dois anos, o "âncora" Macedão da Rádio Gaúcha da RBS, numa sexta-feira santa, dizer que este era um dia de "fazer uma auto-crítica própria"...
Deus nos guarde!

Anônimo disse...

A inflacao sem dúvida é uma conquista do PT. O Mensalao também.