terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

GLOBO DOBRA OS JOELHOS DIANTE DE UM HUMILDE BLOG

.
Por motivos de foro íntimo, estivemos "fora do ar" durante alguns dias. Pelo que estamos constatando, coisas cabeludíssimas aconteceram em nossa "ausência" e, provavelmente, diante do ritmo com que os acontecimentos se sucedem, não daremos conta de tudo, como gostaríamos. Mas, não poderíamos deixar passar batido o desdobramento de um episódio que abordamos em nossa postagem do dia 24 de janeiro. Trata-se da crítica que fizemos à reportagem absurda e irresponsável publicada pela revista Época, e que mereceu, também, chamada escandalosa no portal G1, das Organizações Globo. Parece que eles não apenas andaram visitando nosso modesto cafofo cibernético, como resolveram, logo em seguida, fazer o que deveriam ter feito antes de publicar sua funesta matéria. Veja você: este impertinente, ranheta e insignificante Cloaca News obrigou a Globo, por meio de seu portal de notícias, a fazer Jornalismo, ainda que por um meteórico momento. Rememore nossa postagem clicando aqui. Em seguida, confira o que publicou o portal G1, no último dia 10, clicando aqui. Queremos dividir este "troféu" com nossos amigos da blogosfera independente, aliados na trincheira da contra-informação.

8 comentários:

Anônimo disse...

Cara,me desculpe a sinceridade, mas acho que você, Sr. Cloaca, está delirando legal ao achar que a Globo está de joelhos diante do seu Blog (que eu gosto muito, por sinal), só porque fez uma reportagem sobre uma assunto que já tinha sido tratado aqui. Meu, um pouco mais de humildade e menos arrogância, não faz mal a ninguém. Seu trabalho aqui é muito importante e acho que não precisa ficar querendo dizer que está obrigando a grande imprensa se curvar diante da sua genialidade. É meio infantil isso, do tipo daqueles que gostam de dizer : "Eu vi primeiro, por isso eu sou mais fodão ". Sem essa cara, continue fazendo o seu trabalho numa boa, sem essas crises megalomaníacas. Você não precisa disso. Valeu ?

Anônimo disse...

Para o Beto_Rio: não acho que o Cloaca esteja sendo arrogante ou infantil. Li as matérias e concluí que eles do G1 não se ocupariam desse assunto de graça, sem mais nem menos. A imprensalona está de olho nos blogs, sim senhor. E de vez em quando leva alguns olés dos blogs, como no caso das geladeiras, relatado pelo blog Os Amigos do Presidente Lula.

Anônimo disse...

Acho que o amigo Beto Rio não compreendeu bem a ironia, só isso.
Juraci

Anônimo disse...

Sem o minimo que seja de humildade a nova reportagem da globo nao faz mais do que usar o que outros apontaram como credito seu. Mencionar o erro anterior validaria muito mais a reportagem feita agora pois a maneira como foi levada a cabo e apresentada soh indica que nada mudou.

Claudinha disse...

A Globo é uma empresa que "responde" às ações dos blogs, desde que as denúncias, na Internet, sejam bem fundamentadas.

O caso clássico é de 2006, quando omite o acidente da Gol para apresentar a "matéria" do dinheiro apreendido pela PF de SP. Ali Kamel veio a público defender a empresa, o que gerou mais exposição da manipulação de informações com vistas a melar a reeleição do Lula no 1º turno [em que pese outras variáveis para o fato em questão].

Outra reação à Internet, foi o malfadado abaixo-assinado dos jornalistas funcionários da Rede, quando o demitido Rodrigo Vianna escreve uma denúncia sobre as motivações de sua demissão pela Globo, denúncia esta veiculada pela Internet.

Agora, lemos no blog do Mello mundaças em relação ao contrato da Globo com eventuais colaboradores da página Eu-repórter. Junte-se ao relato do Cloaca, já temos elementos suficientes para afirmarmos que a Globo "gerencia melhor os seus negócios", pois tenta se adequar às demandas da Internet em termos de denúncia para não perder credibilidade e, porconseguinte, patrocinadores.

Claro, ela nunca respondeu à manipulação das imagens na mobilização Diretas Já, na manipulação da eleição do Brizola ao governo do Rio e, agora, o caso da advogada em Zurique. Muito menos, a não ser por decisão judicial favorável ao Gov. Brizola como direito de resposta no JN, a Globo anuncia: ERRAMOS.

Bem diferente do Grupo RBS, cuja arrogância, frente denúncias de manipulação por seus veículos de comunicação, merece estudos próprios.

Acho que o editor deste blog tem razão no seu post.

Anônimo disse...

Também não vi muita ironia na história, não. O Seu Cloaca acha que a Globo só foi atrás porque ele denunciou. O Beto acha que, ainda que o Seu Cloaca tenha sido um propulsor da mudança de postura, achar que a Globo agiu por ter sido "desmascarada" é demais. Concordo com ele.

Anônimo disse...

Caro amigo Cloaca, dessa vez vou usar o anonimato para não ofender aos demais, mas da próxima vez, faça um desenho, talvez dessa forma nossos amigos compreendam melhor do que você estava falando.

Abraços

Assinado, nós.

Lingua de Trapo disse...

Caro amigo Cloaca, meu parabéns mais uma vez e, também concordo com o Dialógico, pois supor que uma empresa jornalística do porte da Globo faz vista grossa para o que ocorre na internet seria querer demais. Pode chamar essa gente de tudo, mas bobos eles não são.

Bem vindo à selva!