sábado, 17 de julho de 2010

SERRA MENTE TAMBÉM SOBRE PROGRAMA CONTRA AIDS

..

Por Dalva Teodorescu, do blog Mulheres de Fibra

.
Cinco centrais sindicais soltaram um manifesto dizendo que o candidato José Serra teria mentido quando anunciou que a emenda vinculando o PIS/PASEP ao seguro-desemprego seria criação sua, assim como ele seria o criador do FAT.
Em resposta, o senador Sérgio Guerra saiu em defesa do governador dizendo que ele teria participado com outros do projeto, e se enrolou todo na explicação. Não convenceu. O Estadão de hoje, claro, saiu também na tentativa de explicar o inexplicável.
Na verdade, José Serra gosta se apropriar de realizações que não são suas. Serra vem afirmando e convencendo até os editores do Jornal da TV Brasil de que ele criou o programa federal de prevenção e combate à AIDS. Imagine!
O primeiro programa de prevenção e combate à doença foi criado em 1983, em São Paulo, pelo médico Paulo Teixeira, no governo de Franco Montoro, do então MDB, com o apoio do então Secretário da Saúde João Yunes.
Em 1986, a bióloga Lair Guerra assume a coordenação do Programa Nacional de DST e AIDS e o expande para todos os estados da federação.
Em 1991, o ministro Alceni Guerra inicia a compra de medicamentos antirretrovirais. Seu sucessor, o ministro Adib Jatene, daria continuidade a essa compra, em 1992.
Em 1996, foi aprovada a lei garantindo aos pacientes de AIDS o acesso universal ao tratamento com antirretrovirais.
No início de 1996, o ministro Adib Jatene passa a incentivar as discussões para a produção de antirretrovirais genéricos para tratamento de AIDS.
No início da gestão do ministro Carlos Albuquerque (1996-1998) tiveram início as primeiras consultas sobre a possibilidade de se fabricar genéricos antirretrovirais pelo laboratório Farmanguinhos.
O primeiro medicamento genérico fabricado por Farmanguinhos, o comprimido DDI, se torna disponível para os pacientes em 1998.
No final dos anos 90, o Brasil é pioneiro entre os países em desenvolvimento no fornecimento gratuito dos antirretrovirais, e assume,gradualmente, a liderança internacional na promoção do tratamento com antirretrovirais.
O país passa a ser uma referência para governos de países em desenvolvimento e para o movimento da sociedade civil internacional.
José Serra assume o Ministério da Saúde no final de 1998, quando o processo de produção de genéricos já tinha sido iniciado.
No ano 2000, quase 20 anos depois do surgimento do primeiro programa de AIDS, e de reconhecido sucesso do programa de AIDS brasileiro no âmbito internacional, a produção de antirretrovirais genéricos desencadearia o debate global sobre a propriedade intelectual dos medicamentos, que levou a um acordo internacional contido na declaração sobre patentes e saúde pública, assinada em dezembro de 2001 em Doha, Qatar, por todos os membros da OMC.
Nessa ocasião, de fato, José Serra era o ministro da saúde e encampou a disputa com a OMC, do qual o Brasil saiu vitorioso.
Serra simplesmente deu continuidade a uma linha de trabalho adotada desde o início pelo Programa Nacional de DST e AIDS, independentemente de mudanças na sua coordenadoria e da mudança de governos ao longo dos anos.
Serra mentiu sobre sua participação no programa de combate à AIDS como mentiu quando disse que era o criador do FAT e da vinculação do PIS/PASEP ao seguro-desemprego.

16 comentários:

Jean Scharlau disse...

O candidato 171 se supera a cada dia.
Agora peço licença para falar sobre a Dilma.
Ontem à noite, na Caravana Digital, sugeri ao Marcelo Branco um símbolo, um logo virtual, para a campanha da Dilma
:D
Este aqui em cima.
É bem conhecido e usado na Internet, em chats e e-mails. Significa obviamente um sorriso, feito com dois pontos e a letra d maiúscula. Acho que tem tudo a ver com a Dilma, com a militância e eleitor@s. Sugiro a todos usá-lo, inclusive na correspondência pessoal. Pode vir a ser uma maneira discreta e simpática de fazer campanha.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Pelo que Vi e Li na midia; Temos que nos preparar, o Povo tem que saber dos fatos, o golpe deles foi o laboratorio feito em Honduras.
vamos analizar as etapas, subliminar: colocaram que Lula é igual a Chaves, Fidel, Evo e etc, tudas as noticia colocaram Lula neste patamar, contra o grande imperio(EUA), notem que agora a justiça fica batendo nas atitudes de Lula, o Golpe pode ser no Judiciario,com o argumento que Lula esta contra as Leis….. Povo abram o olho.

Probus disse...

Tem "laranja"...

José Serra, Economista??

http://www.youtube.com/watch?v=UiRNvK95438&feature=PlayList&p=9F719C542655E99B&playnext_from=PL&playnext=1&index=55

José Serra, Ministro da Saúde??

http://www.youtube.com/watch?v=-HdWug_4IyI

Paulo Nolasco disse...

Senhores, estão sendo muito rigoroso com o Serra.
Serra não tem nada por ele realizado, para apresentar, também não tem programa de governo, o que é que os senhores querem?
O que ele encontra e acha que não tem dono, ele diz que é dele. Não se assustem se ele disser que foi ele quem descobriu o Brasil, quando se dirigia para descobrir a América.

Anônimo disse...

... O trololó do DEMotucano José (S)erra é ERRAr e mentir!... Nenhuma surpresa, mesmo porque quem assina documento registrado em cartório e não cumpre o prometido, mentir é algo trivial!
Ademais, (S)erra sabe mais do que ninguém que ele protagoniza o [infame e deplorável] papel de 'o candidato pré-derrotado da vez da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL' - fascista eterna, MENTEcapta, corrupta, incompetente, terrorista de meia-tigela, golpista...

'O candidato a primeira derrota para uma mulher a gente nunca [nunca!] esquece!' Ainda mais em primeiro turno!
Porque o honesto e trabalhador povo brasileiro quer gente decente e competente: Dilma Brasileira Rousseff, A Magnífica, presidente!

Brasil Nação
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

NO SUSTO, SERRA DIZ JARGÃO PARA ITABUNA
________________________________________
14:11:55
Apesar de a organização da visita de José Serra à Itabuna ter decidido que não haveria *comícios ou pronunciamentos, o presidenciável tucano deixou uma frase para a população da cidade. Ao ser empurrado um microfone em suas mãos, de supetão ele soltou um dos mais óbvios jargões ao público que se concentrava à sua volta. “Eu só tenho uma coisa a dizer: muito obrigado. Viva Itabuna e viva a Bahia”, exclamou. O discurso, embora tenha arrancado aplausos, deixou os *seguidores da caminhada – que esperavam algo mais – frustrados.
*Por fata de público Serra cancela comício na Bahia – manchete de alguns veículos de comunicação
**cerca de 500 DEMotucanos pingados(!), incluindo muitos eleitores de Dilma Brasileira Rousseff!

IMPORTANTE: o prefeito da cidade [Itabuna] não recepcionou o candidato José (S)erra – e, apesar de ser filiado ao DEMo, já praticamente anunciou que vai apoiar Dilma, A Magnífica, e Jaques Wagner, reeleição para governador.



FONTE: adaptado de http://www.bahianoticias.com.br/
(Lucas Esteves/ Evilásio Júnior)


Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Anônimo disse...

SERRA NÃO EMPOLGOU EM VISITA A ILHÉUS
________________________________________
17 de Julho de 2010
18:37:35
O mau tempo fez a diferença durante a visita de José Serra a Ilhéus de uma forma diferente do que ocorreu em Itabuna, horas mais cedo. O presidenciável do PSDB visitou a cidade em dois bairros populares: Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória. Mas o frio e a chuva que caíam quase incessantemente mantiveram os moradores das populosas vizinhanças dentro de casa no momento da visita do candidato. Exceção feita apenas a quem já estava nas ruas comprando nas lojas que permaneciam abertas ao longo da tarde. Animação mesmo só na militância contratada para agitar bandeiras e gritar o nome de Serra. Se a população que o recebeu foi amigável e aceitou gratuitamente seus cumprimentos, não foi apaixonada e não houve rompantes de emoção como se está acostumado a ver em andanças de políticos. Dando sinais claros de cansaço físico, Serra continuou sorrindo, mas já não estava, em Ilhéus, ágil e proativo como em Itabuna, o que pôde ser percebido durante a entrevista coletiva com os jornalistas no célebre bar Vesúvio. Ao receber perguntas mais ácidas, o tucano as respondia com secura e alguma ironia irritada. As breves visitas aos dois bairros, em ultima análise, não alteraram a rotina de nenhum deles. Não houve discursos abertos em nenhum local da visita neste sábado (17).


FONTE: (Lucas Esteves/ Ilhéus)
http://www.bahianoticias.com.br/

NOTA: ... E o jornalista tentando forçar a barra, querendo atribuir a São Pedro a culpabilidade por mais um fiasco da canoa DEMotucana que afunda celeremente!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

beatrice disse...

É o maior "especialista" em apropriação indébita que a política deste país já viu.

Mario Coutinho disse...

Já se tornou uma constante nas declarações do Serra: truculência+mentiras, esta é a fórmula que ele usa para falar de si e de suas "realizações".
Haja bicarbonato para combater a azia que este demagogo dá.

Gothardo disse...

Pelo que me lembro esse programa começou em Santos no governo de Telma de Souza, quando Davi Capistrano éra secretário de Saúde do Municipio, inclusive a maior parte das pessoas envolvidas nesse programa é que foram responsáveis por implantar o programa nacionalmente.
Grato

clelio L. A. disse...

Aécio diz. Ao Pig, Ig.
Que lula é Fenomeno, Lula é o Imaginário das Pessoas.
Portanto se deduz, que: Quem Lula indicar , será o presidente da República. Indicou Dilma p/ presidente.

Anônimo disse...

Serra, nojento e asqueroso como sempre!

Dalva Teodorescu disse...

Caro Gothardo,

ia te escrever pra te dizer exatamente como aconteceu, mas achei um texto ótimo que fala disso.
Está no link http://sandradeandrade.wordpress.com/2009/06/13/propaganda-enganosa-do-psdb-o-embuste-de-serra-nos-genericos/

Como ele não cabe aqui, vou colocar no Mulheres de Fibra também,
um abraço!

Anônimo disse...

Ele mente assim porque está com a cabeça trololó.
É de tanto comer meleca de nariz altamente poluída.

Namir Lima disse...

Pois é Cloaca, abaixo reproduzo matéria veiculada no site do Senado. Nela fica claro que nem a distribuição gratuita dos retrovirais foi de iniciativa do Serra. Adivinhe quem foi o autor da lei? ...

Acesso gratuito aos medicamentos retro-virais “é direito de cidadania”, defende Sarney, o autor da lei no Brasil

Em 1996, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) alarmava o mundo com progressivo número de vítimas. O Brasil registrou então 24.973 novos casos. Medicamentos novos e caros dificultavam e reduziam o alcance do tratamento. Preocupado com o avanço da doença, José Sarney, que ocupava então pela primeira vez a Presidência do Senado, apresentou em 13 de julho projeto de lei (PLS 158/96), que propunha a distribuição gratuita de medicamentos aos portadores do vírus HIV e aos doentes de AIDS.

Sarney defendeu como um “direito de cidadania” o acesso à assistência farmacêutica por parte de alguns grupos vulneráveis – como é o caso dos portadores do HIV e pacientes de AIDS. E, citando a XI Conferência Internacional sobre AIDS, realizada em Vancouver, no Canadá, apontou inclusive o “coquetel de drogas” como uma das novas possibilidades terapêuticas capazes de conter os efeitos da doença.
Com o empenho do então presidente do Senado, a tramitação da matéria foi célere e em 13 de novembro foi promulgada a Lei 9.313, que definia a distribuição gratuita de medicamentos aos portadores do HIV e doentes de AIDS. Ainda em vigor, a lei determina que o Poder Executivo, por meio do Ministério da Saúde, defina a padronização dos medicamentos para cada estágio da infecção e da doença. Ainda no final de 1996, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição dos antivirais, viabilizado como um programa do Sistema Único de Saúde, que hoje alcança 190 mil pessoas e é copiado em dezenas de países.

Prevenção e acesso aos medicamentos

Ao longo desses 14 anos, o coquetel anti-Aids se tornou o responsável pela melhoria da qualidade de vida dos pacientes infectados. Esperava-se que em uma década cerca de 1,6 milhões de pessoas necessitariam de tratamento hospitalar, porém, nesse período, foram registradas 293.074 internações. Ou seja, houve uma redução de 82% em relação às expectativas anteriores.

Em 1996, quando defendeu a lei para distribuição de medicamentos, Sarney afirmava que a providência, ainda inédita no mundo, reduziria gastos com a assistência de pacientes, diminuindo o número e a frequência de infecções oportunistas. O que, além de garantir melhor qualidade de vida, reduziria o número de internações e a necessidade de assistência, inclusive farmacêutica, para esses pacientes. O programa de distribuição dos antivirais comprovou essa previsão.

No relatório do final do ano de 2009, a Organização Mundial da Saúde registra que o número de infectados pelo vírus da AIDS caiu em 17% em todo o mundo, e atribui essa redução aos programas de prevenção e ao maior acesso aos medicamentos. "Fico feliz por ter participado, por ter sido sensível a essa descoberta dos retro-virais”, comemora o presidente do Senado. Sarney contou que, em 1996, quando apresentou a proposta de lei recebeu um parecer contrário do Ministério da Saúde, com a alegação que não havia recursos. "Eu fui então ao presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e disse que ele deveria sancionar o projeto. Se não o fizesse, eu trabalharia para derrubar o veto. Mas o presidente foi sensível e sancionou”.

O programa brasileiro de distribuição gratuita de medicamentos para os soropositivos é hoje referência mundial.

* Dados fornecidos pelo Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde

Anônimo disse...

O Tucano, Serra tem o dom de apropirar-se, de idéias, projetos, leis, e ou., que grandes brasileiros realizaram, é triste ver uma pessoa que quer o mais importante cargo político do país, agir dessa maneira. Não tem humildade, é arrogante, trilha por caminhos, que nem os porcos querem trilhar.