.
Por Marcelo S. Duarte, do La Vieja Bruja
.
Há uma tênue e hipócrita linha separando o editorial de hoje do Estado de S. Paulo (“O desmanche da democracia”) da cobertura jornalística do “Manifesto pela democracia” (“Após ataques de Lula, juristas lançam ‘Manifesto em Defesa da Democracia’”), ato público realizado ontem, 22, em São Paulo, SP, por intelectuais, juristas, jornalistas e políticos tucanos.
Ainda bem.
Muito embora um “manifesto pela democracia” que condene o direito de um Presidente da República de expressar sua opinião acerca do comportamento da mídia esteja fadado à contradição – o que deve ser atacado é a verdade ou falsidade de suas opiniões, e não seu direito de as externar -, é ótimo que uma linha editorial qualquer assuma abertamente uma posição ideológica no debate público nacional.
Mesmo que falacioso – “(…) É claro que o que move o inventor da sua candidata à sucessão, Dilma Rousseff, é o medo de que a sequência de denúncias – todas elas com foros de verdade, tanto que já provocaram quatro demissões na Pasta, entre elas a da própria Erenice – impeça, na 25.ª hora, a eleição de Dilma no primeiro turno (…)” – e esperançosamente desesperado – “(…) Mas a tal ponto avançou o rolo compressor do liberticídio que diversos setores da sociedade resolveram se unir para dizer “alto lá”. Intelectuais, juristas, profissionais liberais, artistas, empresários e líderes comunitários – todos eles figuras de projeção – lançaram ontem em São Paulo um “manifesto em defesa da democracia”, que poderá ser o embrião de um movimento da cidadania contra o desmanche da democracia brasileira comandado por um presidente da República que acha que é tudo – até a opinião pública – e que tudo pode (…)” –, o editorial do Estadão assume, definitivamente, o discurso da candidatura oposicionista à sucessão presidencial, fato inédito nas mais recentes disputas eleitorais nacionais.
Antes dessa revelação, os mais importates veículos impressos nacionais – o próprio Estadão, a Folha de S. Paulo, o Globo, a Zero Hora, dentre outros –, bem como a mais importante rede de televisão – a Globo -, contentavam-se em repetir o velho, surrado e já senil mantra da imprensa nacional dita “livre”, segundo o qual toda crítica à liberdade de imprensa é, na melhor das hipóteses, uma desfaçatez, um mal-disfarçado ataque à democracia.
Graças, porém, ao amadurecimento de nossa democracia e de nosso republicanismo, que muito deve à garantia da liberdade de opinião sob a qual se vive no governo Lula, veículos de comunicação podem externar sua opinião sobre os rumos sucessórios às claras, bem ao contrário do que acontecia sob os anos de chumbo, quando alguns deles eram obrigados, por forças ocultas, a emprestar seus veículos – não os de comunicação, a bem da verdade – às patrulhas urbanas da força fascista que tripudiava sobre a democracia.
Hoje, no entanto, não há força oculta que proíba o Estadão de desqualificar um Presidente da República, a fim de rebater sua tese de que a imprensa tem apresentado denúncias sem provas. Furioso, corrupto, baixo, antidemocrático, cínico, autoritário e antiético foram os argumentos apresentados pelo Estado de S. Paulo, numa tentativa surreal de vender à opinião pública a tese de que toda crítica à atuação da imprensa é uma crítica aos alicerces mesmos da democracia.
Ora, justamente ao contrário, desqualificar quem apresenta argumentos fundamentados é que é solapar a democracia. Embora não haja prova de que Erenice Guerra não tenha traficado influência a fim de beneficiar x ou y, também não há prova, além do testemunho de um suposto empresário – e convém ter em mente que, nesse caso, estamos tratando da palavra de uma pessoa contra outra -, de que tenha usado sua proximidade com Dilma Rousself a fim de se locupletar, e muito menos de que a candidata petista à sucessão presidencial tenha sido sua cúmplice.
Portanto, sustentar que a imprensa tem apresentado denúncias sem provas não representa nenhuma ameaça à democracia, e muito menos seu “desmanche”.
Como se prova inocência quando se é acusado de corrupção por uma única testemunha? Nao se prova. O ônus cabe a quem acusa e através dos caminhos competentes para tanto.
Resta a juristas, intelectuais, jornalistas, políticos tucanos e à mídia preocupada com a democracia, portanto, apresentarem provas suficientes do envolvimento de Dilma Rousself no suposto tráfico de influência supostamente praticado por Erenice Guerra e familiares. E, mais ainda, apresentar provas suficientes do envolvimento da própria Erenice no referido esquema.
Enquanto tais provas não aparecem, a vantagem é toda do presidente Lula, pois afirmar que setores da mídia inventam estórias quando não apresentam provas de acusações que fazem é dizer a verdade.
Nada mais do que a verdade.
.
Matérias relacionadas:
16 comentários:
Caro Cloaca.
Todos os blogs ligados ao desenvolvimento e a decência, deveriam massificar uma campanha para que todos nós cancelemos assinaturas desses jornais e revistas. Eu já cancelei o jornal que recebíamos aqui em casa e não comprarei nem número avulso dessa mídia nojenta e golpista.
Se todo mundo fizer isso esses caras ficarão apenas com os 4% que os apóiam.
Vamos dar o nosso golpe nessa gente sem escrúpulos.
Ass: Mielo M Guidelo.
Beleza de texto, argumenação incontestável. Chego a chorar de raiva quando vejo essa distorção toda.
Bravo, seu Cloaca. Disse a verdade.
http://www.youtube.com/user/GlecioTavares
o encontro contra o golpe da midia.
Desmanche da DEMocracia? Só se for a deles. A maior ameaça da democracia é a que eles fazem. Táticas nazistas, projetando aquilo que eles fazem no projeto popular em marcha...
Eles se jogaram na descarga da história e dali não saem por vontade própria. Vamos puxar a cordinha?
Que beleza de texto, Cloaca! De fato, estes "arautos da verdade",a verdade preconceituosa, jamis explicitaram qual é o entendimento deles sobre liberdade de imprensa. Todo mundo percebe, embora nem todos alcancem no nível do pensamento, que a tal liberdade que porpõe esbarra no dinheiro, quem tem mais dinheiro compra mais liberdade. Assim, a Globo quase sempre compra com exclusividade direitos de transmissão de programas que atingem a massa. Por que não é garantido o direito de cada um escolher o veiculo que lh aprouver? A reflexão de cloaca é ótima porque toca nestas questões conceituais.
Onete Lopes
É como diz PHA:
Serra e o PiG brincam com fogo.
O tapetão pode se manchar de sangue
http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/09/02/serra-e-o-pig-brincam-com-fogo-o-tapetao-pode-se-manchar-de-sangue/
“Eles querem ganhar no tapetão,
companheiros !”
http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/09/22/%E2%80%9Celes-querem-ganhar-no-tapetao-companheiros-%E2%80%9D/
"...O que o PiG (*) COMEÇOU a entender é que, DESSA vez, o POVO vai para a RUA, na PISTA de alta velocidade da BANDA LARGA.
Já pensou o Lula em frente à sede da Folha (*), na Barão de Limeira, com o pessoal dos Sem Mídia ?
Em frente à sede da Globo, na Berrini, ao lado daquele terreno invadido que o Serra agasalhou ?
E o Lula dizer assim: “eles querem tomar a nossa vitória no tapetão, companheiros ! Eleição se ganha no voto !”.
Já pensou ?, amigo navegante ? O Ali Kamel pensa que é sabido. O Otavinho está brincando com fogo. Vai fazer xixi na cama, já, já."
Que fim levou o contraditório e a ampla defesa? Condenaram a Erenice, condenaram a Dilma, condenam o Lula numa perseguição sistemática, onde nada do que ele fez foi bom. Esse bando de agentes da CIA não tem um pingo de vergonha na cara.
Caraca! Que amontoado de bobagens preconceituosas e alienadas a gente lê aqui! A imprensa divulga fatos, ou inventa. Lê quem pode, acredita quem quer. As "provas" do jornalista devem ser solicitadas na justiça, por quem se sentir lesado. Mas que provas são necessárias pra mostra que a família inteira de Erenice estava abancada em carguinhos públicos.
Se organiza um falatório sem sentiodo pra evitar comentar os fatos óbvios.
Que desespero é esse por manter uma crença irracional na pureza do partido no poder?
As pessoas se posicionam aqui como se sua fé houvesse sido atacada, não sua opção política.
Caraca! Que amontoado de bobagens preconceituosas e alienadas a gente lê aqui! A imprensa divulga fatos, ou inventa. Lê quem pode, acredita quem quer. As "provas" do jornalista devem ser solicitadas na justiça, por quem se sentir lesado. Mas que provas são necessárias pra mostra que a família inteira de Erenice estava abancada em carguinhos públicos.
Se organiza um falatório sem sentiodo pra evitar comentar os fatos óbvios.
Que desespero é esse por manter uma crença irracional na pureza do partido no poder?
As pessoas se posicionam aqui como se sua fé houvesse sido atacada, não sua opção política.
Essa mídia nojenta, golpista, mentirosa, que gosta de caluniar, acusar sem ter provas: Porque não diz que Serra é a favor do Aborto até a 5º semana de gravidez, canalhas, até a 5° semana de gravidez, o feto não tem vida? Serra mente ilude os que são religiosos. Serra é a favor do aborto, é contra a vida, porque a partir da fecundação do óvolo, existe vida. Gostaria que este comentário fosse lido Por Pastores Evangélicos e Padres, eles me darão total razão. Serra é a favor da morte de inocentes que não pediram para ser gerados.
Vamos estinguir os pombos golpistas que ficam arrulhando corrruuuPTos, corrrruuuPTos, corrruuuPTos.
Anônimo da 17:31:
Seu comentário IDIOTA (procure saber o significado original desta palavra) leva-me a acreditar que você ainda não imaginou que um desses jornalistas mercenários da mídia corrupta e golpista pode acusa-lo de alguma coisa publicamente e expor sua honra e a de sua família ao escárnio dos falsos moralistas, dos cansados e dos degenerados que buscam vítimas para a tortura pública.
Se você continuar com esse pensamento aparentemente inocente (ou conveniente) não espere solidariedade daqueles que você afirmou escrever bobagens aqui no blog. Portanto, esteja preparado para morrer de infelicidade e execrado pela familia, pelos amigos e pela sociedade, sozinho e impotente frente às forças "democráticas" da liberdade de difamar e caluniar que você, ou qualquer outro pé-de-chinelo, mesmo que consiga levar os criminosos a um tribunal para responder pela infâmia ou calúnia não conseguirá NUNCA, mas NUNCA mesmo, que a empresa do vadio dê para você o mesmo espaço e ênfase que usou em sua mídia de esgôto para assassinar sua reputação.
Não se faça de tolo defendendo os neo-fascistas. Amanhã, você poderá ser a próxima vítima dos degenerados. Além dos intere$$e$ político$, os fascistas sentem prazer na tortura.
Belo texto seu Cloaca.
Tem uns pulhas que ou não entendem ou se fazem de estúpidos ou são estúpidos mesmo. Partem de uma argumentação barata e rasa para tentar colocar um contraponto oposicionista. Não adianta esperar qualquer sinal de energia mental por essa raça. Se conseguissem emitir algum, não estariam do lado de toda essa farsa.
Pessoal, esta semana muito atroveran e chá de boldo que a azia vai ser de doer.
Nossa vitória está próxima, adiante Cloaqueiro!!!
Caro Cloaca, todo mundo já sabe que esse imprensa "nojenta" tem como Manual de Redação: "Os Protocolos dos Sábios de Sião". Leia no link abaixo como este manual ensina a imprensa a ser hipócrita, mentirosa e cínica para poder conseguir seus objetivos; “ não importa os meios usados para se chegar ao objetivo”. Tenho certeza que “a ficha ainda não caiu” para a maioria dos brasileiros, isto é, que o PIG é uma multinacional e que não tem nenhum interesse em que o BRASIL dê certo; é só com um Brasil “arruinado” que ela pode tirar proveito para os seus objetivos.
http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=3&ved=0CB8QFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.maleficence.hpgvip.ig.com.br%2Fpsiao.doc&rct=j&q=os%20protocolos%20dos%20s%C3%A1bios%20de%20si%C3%A3o&ei=O7WhTNq6IIL_8Aa507nRCQ&usg=AFQjCNGqCxS4ttcOe3sqe2bjsNbgj5ax-g&cad=rja
QUE MORAL TEM ESSE TAL DE ESTADAO?
R:NENHUMA.ESSA LAIA DO ESTADAO
TEM NO SEU DNA O APOIO A ESCRAVIDAO,O RACISMO E A DITADURA!!!
E UMA MALTA INFECTA!!
Postar um comentário