quarta-feira, 6 de abril de 2011

CONSELHO DE COMUNICAÇÃO DEVE SAIR ATÉ O FIM DO ANO, DIZ TARSO GENRO


Tarso Genro e a secretária de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, durante entrevista  a blogueiros (foto: Caco Argemi)

Em entrevista concedida exclusivamente a blogueiros, na manhã de ontem (5/4), no Palácio Piratini, o governador gaúcho falou sobre déficit zero, mulheres no Governo, questão fundiária, juventude e obras da Copa 2014, entre outros temas. Inscrito para a coletiva, o titular deste Cloaca News foi um dos sorteados para inquirir o mandatário.
Veja como foi.

CN - O seu governo vai se aproximando do centésimo dia, ou seja, 7 por cento de seu mandato, e alguns conglomerados de comunicação já dão sinais de certa impaciência, até mesmo implicância, com relação a algumas promessas feitas durante a campanha eleitoral, todas elas, por sinal, gravadas em seu Programa de Governo. Então, me permito, igualmente, manifestar uma certa ansiedade pela concretização de uma delas, que também está aqui no seu Programa de Governo, mas que, curiosamente, não faz parte do rol de cobranças da oligarquia midiática. Eu me refiro à criação do Conselho Estadual de Comunicação Social.
Numa escala de zero a dez, que grau de emergência o senhor vai atribuir à instituição desse Conselho?
O senhor teme uma reação das corporações de mídia, que podem querer colar em seu governo a pecha de autoritário, que quer calar a Imprensa, como aconteceu com o ex-presidente Lula?
Mais ainda: esses grupos empresariais têm o que temer com o Conselho de Comunicação?

Tarso Genro - Se eu tivesse algum temor reverencial desse tipo de possibilidade, eu não teria dado refúgio ao Battisti, e nem pedido o julgamento dos torturadores. Eu acho que ninguém foi tão atacado - dos ministros do Presidente Lula - por posições políticas, como eu fui quando era ministro da Justiça. Obviamente, o indivíduo que opera na cena pública da política, que opera na cena política, ele tem, sim, que levar em consideração o que vão dizer os meios de comunicação. Mas não só um meio de comunicação. Tem que levar em consideração o que dizem as redes sociais, o que dizem os outros grupos de comunicação, o que dizem os companheiros comunicadores em geral, porque ele tem que ser eficaz na sua ação política. A ação política de Estado tem que ser eficaz para ter respeitabilidade. Ela tem que causar efeitos na sociedade, e efeitos positivos segundo uma visão de mundo e segundo um programa. Então, todo o quadro político – e eu não fujo à regra – leva em consideração, nos movimentos que faz, como esses movimentos vão ser mediados para a sociedade através de todos os meios de comunicação. A comunicação, inclusive, não é um dos espaços da política. A comunicação, hoje, é o espaço da política, privilegiado, para todos os setores da sociedade. Não é de graça que vocês, por exemplo, constituem os blogs para poder interferir na formação da opinião e reproduzir e divulgar os conceitos de vocês.
Nós já formamos, no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social, a Câmara Temática de Comunicação, e ali nós vamos discutir a montagem do Conselho. Por quê? Porque nós não queremos exatamente que seja a vista a proposta do Conselho como uma proposta arbitrária do governo. E que vocês possam compartilhar, interferir, os demais comunicadores e órgãos de comunicação possam interferir também, colocar a sua opinião de maneira adequada, no foro adequado, seja contra ou seja a favor, para que possamos montar esse Conselho de maneira adequada. E um Conselho desse tipo não tem a finalidade de interferir nos meios de comunicação, de cercear opinião, de promover censura ou de proporcionar qualquer tipo de lesão ao direito à informação e o direito à liberdade. Ele tem como finalidade exatamente olhar o processo de comunicação em geral, não somente como uma questão relacionada com a liberdade de opinião, mas com liberdade de circulação da opinião, que é uma coisa fundamental numa sociedade democrática madura. De zero a dez, estou convencido de que até o fim do ano, na pior das hipóteses, teremos uma proposta formal para montar o nosso Conselho de Comunicação Social.

Para saber mais sobre a coletiva de Tarso Genro aos blogueiros, clique aqui.

Abaixo, trechos da entrevista em vídeo gravado pelo Coletivo Catarse.
.

19 comentários:

ProfeGélson disse...

Notícia boa para os professores: STF ''CONFIRMA'' que o piso é constitucional!!!!!

Anônimo disse...

Cloaca, quando tu pretende ser sério, dá nisso: pouca audiência.

Seu talento é apenas o escracho. Daí sua média de 15 comentários p dia.

Teresinha Carpes disse...

Amo estes dois!Tarso e Vera!!!

Anônimo disse...

Após ter casa furtada, Russomano detona Alckmin e Secretário Antonio F Pinto

http://www.youtube.com/watch?v=zakrtInQbFM

Edu - Osório disse...

Ih, seu Clô, parece que tem um cara aí preocupado com a tua quantidade de comentaristas. Felizmente, a qualidade deles não está em questão. Exceto, claro, pelo anônimo imbecil das 22:33.

DAYSE POA disse...

Muito boa a resposta do Tarso. Mas ele se esquivou de dar a nota de zero a dez. De qualquer forma, ficou bem claro que ele não vai ficar babando os ovos da RBS.

claudio CALMO - Jornal do Centro disse...

Seu Cloaca,sem puxar teu saco...mas já puxando...e sendo leitor constante deste blog pouco afeito ao banho..digo"sujo", contato que não fez uma pergunta "chapa branca" pro Governador. Parabéns...abraços

Marcus disse...

Admirável a postura do Tarso de prestigiar a blogosfera e as redes sociais. Só nos resta aguardar até o fim do ano pra ver se esse Conselho sai ou não sai...

Reg disse...

Queremos notícias sobre a tragédia do Rio, em Realengo; antes que o PIG culpe o governo.
O assassino deixou uma carta bem escrita, assinando-a com letra de analfabeto.
E aí, ninguém quer saber a verdade verdadeira atrás desta tragédia?
Muito estranho tudo isto, bem como a divulgação da carta, certamente, dada pela polícia carioca midiática ao PIG, que já está alegando atentado terrorista e culpando os islâmicos.

H.Pires disse...

Com relação a esse macabro acontecido do Rio, a direita globo o está usando para seus própositos mais imundos. Essa direita globo, que tem que ser combatida diuturnamente para a sobrevivencia de nossa sociedade, já retomou a derrota, que teve na questão do desarmamento, para "vencer" em cima dos cadaveres das inocentes crianças. Evidente que tem muita grana "rolando", para a globo, nesse tal desarmamento(e a ong "viva" rio?). O "maluco" assassino matava as meninas, na ESCOLA PÚBLICA, JAMAIS NAS PARTICULARES, POR QUE SERÁ GLOBO? Jamais seria pelos preconceitos que voces, globo, esparramam sociedade adentro, né não globo? O proximo ataque que, tudo indica acontecerá, seria contra os negros pobres dona globo? Não né globo. Esses já são mortos no dia-a-dia da policia né globo? O SATANÁS, o BELZEBU GLOBO existe para RETALHAR A PÁTRIA E MATAR A SOCIEDADE. A DIREITA PARTRIDARIA/MIDIATICA É A ENCARNAÇÃO DO DEMONIO. TEM QUE SER COMBATIDO.

Anônimo disse...

Esse H. Pires, cabeça cheia de merda, achou os culpados pela tragédia.

Se tivesse acontecido em São Paulo, certamente, o Kassab e o Alckmin seriam os maiores responsáveis.

Idiota!

H.Pires disse...

Agradeço a "tolinha" direita anonima das 09:43, por dar mais visibilidade a minha escrita.

Anônimo disse...

Quando é que vamos ficar sabendo o resultado das investigações sobre o esquema de propina montado dentro da Casa Civil da Presidência da República quando Dilma Rousseff e Erenice Guerra eram Ministras?

A demora da Policia Federal em divulgar o relatório é um forte indício de que há algo de podre no reino da Dinamarca e que a campanha eleitoral de Dilma Rousseff foi financiada com dinheiro advindo do esquema de corrupção.

Unknown disse...

Olá .Cloaca

Parabéns pelo seu trabalho.

Ele já faz parte da nossa fonte de matérias e comentários para com a nossa rádio.

Por isso, estou te propondo uma parceria: uma troca de links de nossos blogs.

Será um prazer estar na sua lista de blogs, o que farei o mesmo com o seu link na minha lista.

Vamos fechar esta parceria?

Meu Blog:
Raymundo José - Sinal Verde pra você
http://www.raymundjose.blogspot.com
meu e-mail:
silvar7770@globo.com
MSN: raymundojose10@hotmail.com

Nossa Rádio
Sinal Verde FM
www.fmsinalverde.com.br

Veja lá que já sou seu seguidor, agora conto com a sua participação e efetivação nesta parceria, seguindo o meu blog.

Também: sermos parceiros nos blogs

Segue meu código HTML(Copie e cole no seu blog):

vai via e-mail

Estou aguardando contato com posicionamento ref. esta proposta

abraço

Raymundo José

Aracy disse...

Tarso Genro é firme e direto. Foi um dos integrantes do governo Lula que mais admirei, junto com Celso Amorim. Acredito que esteja fazendo o possível para avançar na democratização das comunicações no RS. Torço para que isso aconteça logo, Sr. Cloaca.

krobs disse...

Qual a finalidade de um conselho de comunicação organizado pelo estado?

Anônimo disse...

Boa pergunta a do Krbos. O povo tá obcecado pelo tal conselho, repete aos montes o que ele NÃO vai fazer (censurar a imprensa, em tese) mas não diz o que ele faria DE FATO.

krobs disse...

É um detalhe muito interessante mesmo, anônimo. Sabemos que a única coisa que o estado pode fazer é utilizar seu poder de coação. Logo, se ele não vai censurar, não vai proibir e nem nada, fará o que então?
Uma exigência lógica, inteligente e coerente seria exigir o AFASTAMENTO estatal do setor, acabando com o regime de conceções, onde só os amigos do rei ganham permissão para atuar no setor de comunicação... Mas estranhamente isso não é sequer comentado. Tudo que querem é esse tal conselho de comunicação, que não vai censurar, não vai proibir e nem impor nada e que, portanto, não tem razão de existir.

Querem discutir comunicação? Beleza. Façam como todo mundo, aluguem um auditório, convidem as pessoas (o governador pode ser ocnvidado também) e divulguem por aí!

Wilson Garcia disse...

Cloaca: desse jeito o tasso tem que voltar urgente progoverno federal pra tentar fazer e aprovar esta lei de midias.contato que esta lei seja pra impedir que imprensa vagabunda conte mentiras, ou calunie sem provas,Mas por enquanto o pig continua em açao a todo vapor.