quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

TARSO GENRO DÁ UMA PITOMBA NO QUENGO DA COLUNISTA-ABELHA DE ZERO HORA


O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, enviou nota à colunista-abelha e editora de Política do tabloide venal Zero Hora, Rosane de Oliveira, contestando a patacoada intitulada “Quem te viu, quem te vê”, publicada nesta terça-feira, 31, na coluna Página 10, assinada pela dita cuja. A nota da melíflua jornalista tenta esculhambar o governo do Estado por “não divulgar os nomes dos 17 servidores  que figuram no relatório da comissão processante como possíveis envolvidos em irregularidades”.  No caso, a hiperglicêmica colunista faz referência ao Daer – Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem.

Eis a íntegra da nota de Tarso Genro:

“No editorial “Quem te viu, quem te vê”, publicado na página 10 de Zero Hora, é mencionada diretamente a postura do governo em relação à Comissão, determinada pelo próprio governo, que investigou irregularidades no DAER. Quero manifestar, em nome do governo do Estado, a nossa inconformidade com as acusações, que imputam ao governo o encobrimento de nomes.

Esclareço:


1) O próprio governo do Estado, através da Procuradoria Geral do Estado, é quem fez a investigação, por determinação direta do Governador;



2) O Governo não é contrário à divulgação dos nomes das pessoas eventualmente implicadas, mas entende que o órgão apropriado para fazer esta divulgação é o Ministério Público, que tem a responsabilidade da Ação Penal e o dever de aferir os resultados da investigação;



3) No texto estão misturadas as posições do PT com posições do Governo do Estado, como se outorgar ao MP a decisão de divulgar os nomes, fosse uma posição contrária do Governo contrária ao resultado da investigação;



4) O seu texto nega ao Estado um dever ético que é determinado pelo próprio Guia de Ética da RBS, que é uma instituição privada, e que está assim redigido:

“O mero registro policial ou a proposta de ação judicial não 
são elementos suficiente para a divulgação de nomes de suspeitos ou 
acusados, a menos que haja a devida contextualização para se 
compreender um fato de interesse público”.



5) É no mínimo curiosa a comparação com a comissão de sindicância que apontou as responsabilidades à época do Detran e a comissão processante que agora encerrou os seus trabalhos. Ocorre que a situação é diametralmente oposta.  Os apontamentos da PGE à época (2008) e a "divulgação dos nomes" se deram sete meses após a deflagração da chamada Operação Rodin, quatro meses após a conclusão de inquérito por parte da Polícia Federal e e em pleno curso de uma CPI que tratou sobre o tema.  Os nomes dos supostos envolvidos já
estavam amplamente publicizados, com o aval do Ministério Público Federal.  No caso atual, o Governo atuou na vanguarda das investigações, propiciando o ambiente institucional adequado para a realização do trabalho da comissão processante, bem diferente do que ocorreu em períodos anteriores;



6) Na verdade, as acusações ao governo, no editorial referido, partem do pressuposto que uma instituição privada tem o direito de não informar, quando entende que este é o seu dever ético, e que o Estado não deve obedecer aos mesmos pressupostos.



7) Finalmente, não faremos nenhuma objeção caso o Ministério Público decida divulgar os nomes. Pelo contrário, se a instituição verificar que há fundamento na investigação conduzida pelo Executivo, saudaremos a publiciazação de tudo o que foi apurado, inclusive os nomes.”

29 comentários:

Anônimo disse...

No queixo!






Helder

ProfeGélson disse...

Que burrinha: ''DÁ ZERO PRA ELA'', seu Cloaca!!!

Ary disse...

Só não digo que foi "uma no cravo e outra na ferradura", por que a jornalista não parou de se mexer.

Anônimo disse...

Que vergonha!
Jornalista mequetrefe!
É muito triste ver a nossa imprensa viver esse tipo de coisa, quando poderia está informando, divulgando os fatos com seriedade eisenção. Bom, o governador já está esperto com essa turma.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Que nocaute, ache que estamos esperando uma retratação da Idiota.

Anônimo disse...

Nós as hiegenas queremos mais carniça.

Anônimo disse...

Estas faculdades de jornalismo que proliferam nas esquinas estão produzindo em grande escala. O problema é o produto de segunda ou terceira qualidade que elas fornecem ao mercado.Textos e locuções recheados de erros gramaticais, informações de dados equivocados são comuns, corriqueiros e repetitivos. Faltam a estas patricinhas e mauricinhos um mínimo de cultura geral e de senso de realidade.

Anônimo disse...

Ma que porrada esta muié levou. Se tivesse vergonha na cara, pedia prá sair. Mas não tem. Pimentel

Luís CPPrudente disse...

Cadê a CPI da Privataria Tucana?Cadê a CPI da Privataria Tucana?Cadê a CPI da Privataria Tucana?Cadê a CPI da Privataria Tucana?Cadê a CPI da Privataria Tucana?

NITX disse...

Mas que baita chinelagem ...

Anônimo disse...

Paulista não vota no PT porque não quer que São Paulo se transforme numa São Salvador. E o Lula não vai agora afirmar que é o Governo da Bahia que está promovendo os distúrbios como fez em 2002? Pode detonar o comentário afinal você só aceita comentário dos membros da seita.

Fernanda disse...

Quero ver quem é que vai ter coragem de mostrar o que está acontecendo em Salvador, se em SP aconteceu muito pior nas gestões Serra e Alckmin.

Policia civil brigando com policia militar.
USP.cracôlandia,Pinheirinho, a policia fazendo terrorismo. Até um ministro foi alvejado.

PR governada por um tucano, a policia foi pra cima com tudo, bala de borracha,cassetete.

Quem tem telhado de vidro, não pode atirar pedra no telhado dos outros.

Por tanto, os demotucamos são pós graduados onde o PT está na pré escola.

Governador da Bahia não negocia com bandidos, certissimo.
Lugar de bandidos é na cadeia, os policias que estão fazendo baderna e foram presos estão no lugar certo. Na cadeia.

Fernanda disse...

Faltam 11 dias p/ o desfile das escolas de Samba de SP. 12 p/ o desfile da gaviões onde Lula será o grande homenagiado.
Já comprei os ingressos, vamos numa turma.
Marido, cunhado, irmã,primos e amigos. certo que na turma nem todos são Corinthinos e petistas, mas todos querem ver o Lula.

Setor B logo no começo,visão privilegiada, quero ficar bem perto.

Como diz o meu cunhado, mais vale um gosto do que dinheiro no bolso, já que é pra tirar o dinheiro do bolso...........

VERÁS QUE O FILHO FIEL NÃO FOGE À LUTA - LULA O RETRATO DE UMA NAÇÃO - G.R.E.S. Gaviões Da Fiel

18/2/2012.na madrugada do sabado p/ o domingo.

Gaviões na cabeça.

jon snow disse...

Quando a PM de SP libertou a cracolândia e retirou os invasores o GF e a Isto É espernearam, agora com a PM da BA eles ficam quietinhos. Por que será?

Wilsoleaks Alves disse...

Anômalo você por aqui!?
Deu uma fugidinha no expediente lá do ITV (Instituto Teotônio Vilela)? Não se esqueça de voltar pra bater o ponto, hein?!
Espero que você também não vá comparar a greve de PMs violentos liderados por um tucano na Bahia com a ação escabrosa de PMs truculentos liderados pelo governo do PSDB paulista.
Se bem que existe mesmo algo comum nas ações perpetradas pela Policia Militar dos dois estados...

Anônimo disse...

Cloaca, deixa de ser otário e libera os comentários. Não vê que a graça desse seu blog é não ser sério, é ser o Ratinho "exame de DNA" da blogosfera? O único barato aqui é o barraco nos comentários. A audiência caiu bastante.

Aracy disse...

Catiripapo de moral muito bem dado no bestunto da fofoqueira de plantão. Avante, Tarso Genro!

jon snow disse...

Por que a taxa de homicídios na BA é tão mais alta do que a de SP? Serra Sniper amedronta a bandidagem.

Fernanda disse...

Se o Sr.Cloaca passaou a ter moderador no blog, o maior culpado é o anônimo, ou os anônimos.
Pqe talves seja apenas um anônimo se passando por vários.
O anônimo tucanos de GO é pior, tenta confundir as pessoas.

Hj o JN mostrou que o baderneiro da greve na Bahia que está preso, é do PSDB.
Tudo a ver.

Partido

De
BANDIDOS.

P S D B

Fernanda disse...

A PIADA DO ANO.

Serra dizendo que Aécio tem pouco gás.
Que é uma bola meio Murcha e que vai desistir de ser presidente.
Ele, Serra, já entra na disputa com 20%.

Realmente Serra com a bola cheissima, perdeu pro PT não só a presidencia.
A prefeitura de SP. tb, época que eu nem votava.
Pesquisei, ele perdeu pra Erundina,Pitta.Não chegava nem ao 2º turno.
Por tanto, ele é a pessoa mais indicada pra dizer quem está com a bola cheia e Murcha.

Wilsoleaks Alves disse...

Fernanda e Amigos Cloacófilos...

Realmente, Fernanda, José Serra é o candidato dos sonhos do PT para 2014, posto ser muito fraco, qualquer bolinha de papel o derruba, todavia, isto não quer dizer que tudo o que ele diz está de todo errado, claro que não.
Por exemplo, nesse caso de dizer que Aécio Neves está com “a bola meio murcha”, Serra só erra pelo meio.

Ary disse...

José Erra sabe que, se concorrer, perderá. Ocorre que tem um fator sedutor na jogada: As sobras e desvios de campanha.

Anônimo disse...

Pois eu acho que se ele fosse as vias de fato,ela até era capaz de gostar!E pedir BIS!Talvez um TRIz!SEguindo a linha editorial do jornal de fofocas dos pampas!Pois não é que lá não sai coisa que presta,tchê!Inventam o que lhes dá na telha,quando lhes convém!Mas essa mídia guasca tá muito porca,tirando um que outro,mas do outro jornal!!!Isso me faz lembrar de quando queriam nos empurrar aquele tripa seca,linguiça de porta de venda,dizendo que era capaz!Mas que capaz,que nada!Capaz de roubar,só se fôr!Parece que o tal livro fala que o guampa tem uma família a fazer inveja a Al Capone!É filha,genro,primo...Esse era o calibre do candidato da família sulista de comunicação.Comunica o que lhe apetece e trumbica a vida do guasca!Eta pouca vergonha,Pingo velho.

Anônimo disse...

Dona YEDA CRUSIUS do PSDB(ela foi importada de são paulo?): O seu ta guardado. Ou melhor: O seu ta no GUARDIÃO.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Este vídeo você não vê no fantastico, a Rede globo sendo expulsa em manifestação, no link http://rionews.ws/?p=17674

Luís CPPrudente disse...

Caros eleitores gaúchos que frequentam este blog, sugiro a vocês que cobrem como eleitores do Rio Grande do Sul a criação da CPI da Privataria, pois o Marco Maia,deputado federal eleito por vocês gaúchos e presidente da Câmara dos Deputados vem se recusando a colocar a CPI da Privataria em ação.

Marco Maia, que vergonha! Queres dar uma de brindeiro e engavetar a CPI da Privataria?

Anônimo disse...

GOVERNO DO PT: 5,4 BILHÔES DE REAIS DE CORTES NA SAÚDE.

PUBLIQUE ISSO, CLOACA.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
hermes cavalheiro disse...

ASSOCIAÇAO DOS TRABALHADORES RURAIS DO VALE DO RIO GUAPORE NO ESTADO DE RONDONIA,VEM MUI.RESPEITOSAMENTE, E RESPONSAVELMENTE.LAMENTAR.QUANTAS,PALESTRAS,CEM VEZES,OU MILHARES DE VEZES,CADA UM DIZ,O QUE CONVEM.A SEU RESPEITO.POIS ESSE CORTE DA SAUDE,PRECISOU,ADENTRAR NA PRESIDENCIA DA REPUBLICA,UMA PRESIDENTA.CAPAZ,E EFICAZ,ASSIM COMO A PRESIDENTA:DILMA RUSSEFF.O DINHEIRO DA SAUDE,ESTAVAM,BENIFICIANDO,PRINCIPALMENTE,AQUI EM NOSSO ESTADO DE RONDONA,SOMENTE UM DEPUTADO,O SENHOR VALTE DE ARAUJO,MEMBRO DA ASSEMBLEIA DE DESUS,E DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE RONDONIA,DINHEIRO DO SUS,SEGUNDO A OPERAÇAO TERMOPILAS DA POLICIA FEDERAL.FOI INVESTIGADO,SOMENTE ELE EM UM ANOS E POUCO.ERAM UM VALOR DE. REAIS 18.000.000.00.DEZOITO MILHOES DE REAIS,DO SUS,ENTAO ISSO E UM CORTE RAZOAVEIS,DE CORTAR,5,4.ISSO SEGNIFICA QUASE SEIS BILHOES.E AQUI ERAM SOMENTE UM DEPUTADO,VALTER ARAUJO,QUE HOJE ESTA ESCONDIDO,NO CANADA,ESTA NUMA BOA,LA GASTANDO OS MILHOES DE SEUS TRABALHOS,POIS AFINAL,ELE TEM, APOIO DE VARIOS COMPARSAS,DE DIVESAS ORGANIZAÇOES,ENTAO ISSO E UMA TRISTEZA.PARA NOS ELEITORES,QUE SOMOS OBRIGADOS,A VOTAR NELES,E SE NAO VOTARMOS,SEREMOS CONDENADOS A PAGAR MULTAS.POIS A FINAL.QUEM GASTA,O DINHEIRO DAS MESMAS,SAO OS PARLAMENTARES,ENTAO PARABENS A NOSSA PRESIDENTA DILMA.POR ESSES CORTES DE 75 BILHOES,QUE ERAM ROUBANDOS DA SAUDE,NO BRASIL,ENTAO SUCESSO,E CADA VEZ,MENOS DESVIOS.PARA NAO DIZER A PAVRA SERTA,NA NOSSA LINGUAGEM.NOSSO MUITO OBRIGADO.HERMES CAVALHEIRO