sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

PORQUE A FOLHA É O QUE É: UM JORNALÃO INDIGNO, TORPE E DESPREZÍVEL

Leia com atenção esta notícia sobre a taxa de desemprego - que acabou de ser publicada pelos pulhas da Barão de Limeira - e aprenda a distorcer a realidade. . Vamos copiar a matéria, tal e qual está na Folha Online. Os grifos são nossos e os comentários estão em marrom. . Taxa de desemprego sobe para 7,6% em novembro, diz IBGE CIRILO JUNIOR da Folha Online, no Rio Atualizado às 9h22 . A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil teve pequeno avanço em novembro, ficando em 7,6%, acima dos 7,5% verificados no mês anterior, informou nesta sexta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação a outubro do ano passado (8,2%), o índice recuou 0,6 p.p. (ponto percentual). (embora o índice tenha variado para cima em espantoso 0,1% de um mês para o outro, a variação anual foi negativa em percentual seis vezes maior; o título da matéria, então, é uma descomunal sem-vergonhice jornalística) É o melhor resultado para um mês de novembro desde o início da série, em 2001. O resultado marca, no entanto, a primeira alta do índice desde julho deste ano, quando a taxa estava em 8,1%. (os pulhas só vão admitir que o cenário é favorável no segundo parágrafo; ainda assim, recorrem ao tradicional recurso do "no entanto" para desqualificar imediatamente o caráter alvissareiro da informação) Já o rendimento médio real dos trabalhadores ocupados teve alta de 0,9% frente a outubro, ficando em R$ 1.273,60. Na comparação com igual período em 2007, foi constatada alta de 4%. (nesse quesito, mais dois índices positivos; qual é mesmo o título da reportagem?) O contingente de desocupados totalizou 1,8 milhão de pessoas no total das regiões pesquisadas. Isso indica estabilidade em relação a outubro e redução de 6,1% na comparação com novembro de 2007. (veja que interessante: o desemprego "subiu", mas o número de desempregados diminuiu...) A população ocupada somou 22,1 milhões de pessoas também ficou estável nas seis regiões metropolitanas pesquisadas. Na comparação com novembro de 2007, houve expansão de 2,9%. (mais interessante ainda: há mais gente "ocupada" hoje do que havia um ano atrás; entendeu?)

7 comentários:

Anônimo disse...

Seu Cloaca, só restou prá essa cambada cobrir as chuvas que anunciam o verão. O resto eles tem que inventar mesmo.

Anônimo disse...

É qui nóis não gosta muito do nervosinho do Arthur Virgilio, Demostenes Torres, Héraclito Fortes (cara de sapo), ACMinho, Agripino Maia, aquele otário lá do Sul um tal de Lorenzonne. Bem o resto você imagina. "Não sei porque, acho que é até injustiça!"

Cloaca, obrigado por fazer um comentário no meu blog. Só um recado, tá um pouco tarde (para mim)logo tracaremos umas ideias.

Saudações,

Que diacho é isso de Cloaca?

Cloaca News disse...

Caro Simei: na Roma Antiga, lá pelas priscas do século VI a.C., Tarquínio Prisco, também conhecido como Tarquínio, o Soberbo, construiu a Cloaca Maxima, uma portentosa rede de esgotos que virou referência para o resto do mundo civilizado. Quando o Império Romano caiu, ela ainda funcionava bem. Capice?

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Boa Cloaca, so uma rede de esgoto para esta midia que féde.

Anônimo disse...

Tú és rápido no gatilho em companheiro, valeu.

Sim a tempo, fiz um comentário no blog do Noblat num artigo do próprio, onde critiquei suas constantes investidas no presidente Lula. Moço, ele me respondeu mas peguei um "pito" daqueles. Nervosinho!

Abobrinhas Psicodélicas disse...

Aqui no Rio lemos em "O Globo" todos os dias que o final dos tempos está próximo! Só falta dizer que só FHC salva e que José Serra é seu messias!!! A Miriam Leitão, o Merval Pereira, o Arnaldo Jabor e o Ricardo Noblat são os quatro cavaleiros do apocalipse, em versão tupiniquim pós-moderna! Já inclui a "Cloaca" entre os blogs que recomendo no "Abobrinhas Psicodélicas". Abraços.

Anônimo disse...

A Globo não só faz previsões más com seus comentaristas(?!) econômicos, como até no Zorra Total. No de ontem, colocou um navio e um comandante barbado (alegoria ao Presidente). Mudei o canal para a NBR, mas voltei e dei uma olhadinha, o navio estava fazendo água. Ou seja, já que eles não conseguem na realidade, tentam no humor.