Forte concorrente ao Prêmio Jabuti, na categoria Ficção, o recém-lançado "Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística" do Grupo RBS desponta, também, como candidato hors concours ao Troféu Pinocchio de Empulhação.
Lançado com pompa na última sexta-feira, 9, o pretenso código deontológico da corporação mafiomidiática sulista não vale mais que o traque de um guaipeca, tamanha a desvergonha de seus corolários.
A imagem que ilustra esta postagem foi capturada da página 38 da brochura distribuída pelos paladinos da ética e da transparência. Trata-se do item que "separa" o que é conteúdo editorial do que é conteúdo publicitário - portanto, pago. "Todo anúncio que possa ser confundido com conteúdo jornalístico deve trazer um aviso de que se trata de publicidade", prega o livrinho. Na prática, porém, a teoria é outra.
Desde os primórdios deste Cloaca News, denunciamos o caráter mercantil do "jornalismo" praticado pelos veículos do Grupo RBS.
Nossa postagem de 6/12/2008 já consagrava o loquaz "comentarista político" da corporação, Lasier Martins, como um talentoso vendedor de salames coloniais em festas agrícolas de cidades do interior gaúcho. Se você clicar aqui, verá que os mafiosos tiveram o cuidado de retirar o vídeo do portal, imaginando que, sem aquelas hilariantes imagens, não teríamos como comprovar o caráter venal da organização. Considerando que somos do tipo "malandro-ovelha", que já nasce de pulôver, podemos tranquilizar os leitores, visto que temos cópia daquela emissão em nosso poder. A prática do jornalismo-michê, no entanto, é recorrente entre os veículos do Grupo RBS. Para demonstrar, desafiamos você a encontrar qualquer "aviso" na "reportagem" de que tratamos nesta postagem de 8/2/2009. A matéria em questão, que ocupou mais de 50% do tempo do - perdão! - Jornal do Almoço, custou ao anunciante a baba de R$ 300 mil. Se podemos provar? Sim, podemos.
18 comentários:
Estou curioso para saber como os jornalistas "éticos" e "imparciais" da RBS vão repercutir o livro do Amaury. Sim, porque quando a Veja aponta (sem provas) algum problema no governo federal eles fazem um estardalhaço dos diabos. Tem que ver e ouvir os discursos...Até jornalista esportivo vira fiscal...
Ou seja, a RBS é uma empresa que vende mercadorias na informalidade, à margem de suas atividades precípuas: vendem uva, vinho, salame,ilusão, a mãe... (esta, vendem mas não entregam). Aliás, jornalismo, que é bom, "neca de pitibiriba".
Ou seja, a RBS é uma empresa que vende mercadorias na informalidade, à margem de suas atividades precípuas: vendem uva, vinho, salame,ilusão, a mãe... (esta, vendem mas não entregam). Aliás, jornalismo, que é bom, "neca de pitibiriba".
"Opportunity pode ter descoberto evidências sobre a existência de água em Marte", do Yahoo notícias
http://br.noticias.yahoo.com/opportunity-pode-ter-descoberto-evid%C3%AAncias-exist%C3%AAncia-%C3%A1gua-marte-153009563.html
Mas observe que isso não tem nada haver com o Daniel Dantas tentando mudar de assunto, já que o livro do Amaury está bombando ...
Opportunity nesse caso é o carrinho da Nasa em marte... ufa...
Ou seja, a RBS "esconde o salame".
Nessas incursões salamísticas, o LM leva junto um assistente de nome Vasinildo. Vez ou outra, o LM se virá e diz: Vasinildo, o salame é por trás. Por trás, Vasinildo! Dizem que, no final da reportagem/publicidade, o LM volta recheado de salame.
Nem vendo esta postagem o PIG entende por que esta perdendo leitores para os blogs. Um dia eles saberão o que é denunciar e provar, parabéns CLOACA.
Neste Natal, dê o livro do Amaury de presente.
E o pior q até o Tarso Trairão estava neste evento. Tarso se vendendo por trinta dinheiros a RBS para sacanear os servidores públicos e bajular os verdadeiros donos do poder. A propósito, ouvi dizer q no escândalo do Banestado, referido por Amaury Jr. em seu livro tem digital de Syrotsky importante
VACA AMARELA ...
O silêncio dos coniventes (por Gilberto Maringoni -
O silêncio maior, evidentemente, fica com os meios de comunicação. Desde o início da semana passada, quando a obra foi para as livrarias, um manto de silêncio se abateu sobre jornais, revistas e TVs, com a honrosa exceção de CartaCapital.
As grandes empresas de mídia adoram posar de campeãs da liberdade de expressão. Acusam seus adversários – aqueles que se batem por uma regulamentação da atividade de comunicação no Brasil – de desejarem a volta da censura ao Brasil.
O mutismo sobre o lançamento mais importante do ano deve ser chamado de que? De liberdade de decidir o que ocultar? De excesso de cuidado na edição?
Um curioso espírito de ordem unida baixou sobre a Rede Globo, a Editora Abril, a Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e outros. Ninguém fura o bloqueio da mudez, numa sinistra brincadeira de “vaca amarela” entre senhores e senhoras respeitáveis. Que acordo foi selado entre os grandes meios para que uma das grandes pautas do ano fosse um não tema, um não-fato, algo inexistente para grande parte do público?
leia artigo completo
"A mídia não sabe o que fazer com “A privataria tucana”
http://www.viomundo.com.br/politica/gilberto-maringoni-internautas-furam-a-censura-privada.html
A famiglia RBS tem tudo a ver com as falcatruas citadas no livro A Privataria Tucana.
O grupo de rebolation 'Armênio' e seus parentes é ou era súcio...do chiqueirinho aqui do Sul. Esse manuel de ética e etiqueta pode ser renominado como Manuel d'Etitica, coisa de mané, não é?
Hoje podemos presenciar mais uma notícia mentirosa e tendenciosa da RBS que falava sobre as estradas da região sul. Eles tiveram a coragem de reclamar da estrada que liga Rio Grande a Pelotas, sem mostrar as maravilhosas obras de duplicação que o governo federal realiza. Ao mesmo tempo, conseguiram elogiar a precária estrada BR 116 que liga
Pelotas a Guaíba - estrada estreita, mal sinalizada e com pedágios caríssimos da empresa Ecosul, que coicidentemente patrocina a RBS! Mostraram um pequeno pedaço de acostamento que foi consertado (escondendo os outros 200km precários) e também a reforma de uma ponte sem mencionar que, a passo de tartaruga, levou mais de seis meses para ficar pronta)...
Seu Cloaca, olho vivo nas seguidas reportagens a respeito de pesquisas feitas por professores da Unisinos. Só porque a Unisinos é anunciante não significa que o fato de somente a Unisinos emplacar esse tipo de serviço leve à conclusão de que a ZH publica anúncios da Unisinos disfarçadinhos como matérias a respeito da evolução da ciência em nosso bom Estado. Não. Afirmar isso seria maldade de blogs sujos.
CPI da Privataria Tucana Já!
Julgamento dos Mensaleiros já.
O ilustre anônimo das 22:04 pode se frustar ao saber que os memsaleiros são filiados em partidos como o PSDB e PFL.
Mensaleiros do PSDB e do PFL.
Postar um comentário