sábado, 13 de dezembro de 2008

ETRUSCO PARA OS LEITORES *
.

A partir de amanhã, a “Gazeta de Três Barras” publicará, em fascículos, a tese de doutoramento do jovem Laudelino Villaça, “Um caso de exoftalmia pulsátil bilateral idiopática”, numa justa homenagem ao conterrâneo que fez a Capital se curvar ante nossa inteligência.

ERRATA

O sr. Juvenildo Pereira vem reclamar que este jornal estampou, ontem, seu nome, assim: “Juvenal Peneira”, quando o certo é Juvêncio Pedreira. A retificação está feita, pois. CARLITOS Em Porto Fraga, o menino Carlitos Ruas planejava fugir de casa, num navio, pois estava farto da escola. Mas quando soube que existiam navios-escola, preferiu bicicleta, por via das dúvidas. MATADOURO DE SANTA CRUZ Neste matadouro foram abatidos ontem: 1050 reses, 178 porcos, 124 carneiros, 88 vitelos e, por engano, o cavalo do administrador, que, depois de reembolsado, mandou diminuir um pouco o ritmo de trabalho.

*Extraído de “O Rapto da Mulher Barbada”, de Cláudio Feldman (Editora Taturana, Santo André, 1978). Tombada na biblioteca do Cloaca News, a obra, de 53 páginas, foi adquirida certa noite daquele distante ano, em uma rua do bairro do Bexiga, em São Paulo, das mãos do próprio autor, que por ali deambulava. Curiosamente, naquele tempo, o futuro editor do Cloaca News também vagueava entre os boêmios atrás de leitores para seu recém lançado folheto de cordel que desancava a ditadura. Para saber mais de Cláudio Feldman, clique aqui.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

VAMPIRO PAULISTA CHUPA MEDIDAS DE LULA. FOLHA NÃO SEGURA A BABA

O pacote do governo federal para aquecer a economia e aliviar os efeitos da crise financeira global no Brasil foi anunciado ontem. Na edição impressa da Folha de hoje, sexta-feira, o assunto ganhou a seguinte manchete: "Pacote reduz IR e incentiva consumo". Assim mesmo. O sujeito da oração é o "pacote", e não o Governo Lula.
. Há pouco - precisamente às 18:30h - a Folha Online soltou o seguinte título: Governo de São Paulo lança pacote anticrise e pode adotar novas medidas. Ao clicar sobre o dito cujo, eis que: "SP lança pacote anticrise e pode adotar novas medidas". Assinada por Ygor Salles, o texto começa assim: "O governador de São Paulo, José Serra, anunciou nesta sexta-feira um pacote de medidas fiscais e financeiras para ajudar na redução dos impactos da crise financeira global. O anúncio foi feito no dia seguinte ao pacote do governo federal ". Não vamos chupar a notícia, já que você pode lê-la clicando aqui. Mas queremos fazer uma aposta com você, cara leitora, caro leitor. Na manchete que os pulhas da Barão de Limeira certamente já bolaram para sábado, o sujeito da oração terá o nome e o sobrenome do tucano hematófago. Duvida?

PERIODISMO DE MIERDA

Imprensa golpista boliviana leva chavascada de Evo Morales
.
Depois de receber críticas de associações voltadas ao jornalismo que consideram que ele humilhou um jornalista durante um ato público, o presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que em seu país “não somente há liberdade” de expressão, mas também “libertinagem para que a imprensa ofenda a todos”. "Se não houvesse liberdade de expressão, não haveria a seguinte manchete: 'Evo negociou sinal verde com os contrabandistas'", disse ele em discurso. Segundo Morales, ele só tentou se defender quando obrigou, na última terça-feira, um repórter do jornal La Prensa a não sair do seu lado para entregar documentos que supostamente desmentem a notícia de que negociou com contrabandistas dois meses antes de estourar um escândalo na região de Pando, quando a Polícia deteve 33 caminhões que pretendiam passar ao Brasil. O jornalista, que não foi o autor da reportagem, ouviu de Morales que se não se aproximasse significaria que tinha mentido na matéria. Associações de imprensa, veículos de comunicação e opositores consideraram o ato uma humilhação. "Se esse periódico, 'La Prensa', comprovar que Evo negociou, apresente-me os documentos, terei a moral para desculpar-me, se não apresentar nenhum documento (...) o periódico deve se desculpar com Evo Morales, com o Governo e com o povo boliviano", disse o presidente.
.
Sifu, muchachos!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

MUTRETA DE GOVERNADORA TUCANA É VETADA PELO GOVERNO FEDERAL

-Yeda Crusius quer prorrogar, sem licitação, contratos de pedágio em rodovias gaúchas.
- Ministério dos Transportes diz "não" à trapaça.
- Imprensa venal tenta desqualificar o veto . Em fax enviado ao Palácio Piratini pelo Ministério dos Transportes, nesta quarta-feira, o governo federal deu parecer contrário ao projeto de renovação das praças de pedágio no RS. Sem o aval da União, o trambique tucano vai para o beleléu, uma vez que vários dos trechos rodoviários são federais. Mal a informação tornara-se pública, os veículos do grupo RBS mobilizaram-se para fazer cumprir sua sina sevandija. A infantaria sabuja do tablóide Zero Hora, por exemplo, tascou em sua edição online o seguinte projetil: "Duplica RS: Yeda questiona conteúdo de fax enviado pelo Ministério dos Transportes". Assinada por um certo Rodrigo Orengo, da Rádio Gaúcha, a nota diz: "Após analisar o fax enviado pelo Ministério dos Transportes formalizando a negação ao projeto Duplica RS, a governadora Yeda Crusius afirmou que não entendeu o significado do documento. Para Yeda, trata-se de uma colagem e argumentos jurídicos com resultado confuso. ". Em seguida, dá voz ao secretário-chefe da Casa Civil guasca, um certo José Alberto Wenzel: " — Temos de esperar uma análise desse fax. À primeira vista me parece uma interferência indevida em um momento muito sério pelo qual o Rio Grande do Sul está passando." Por sua vez, a colunista-abelha - aquela dos melífluos sabores - ainda sem os releases de Yeda, promete em seu blog "mais detalhes na Página 10 de amanhã". Acordaremos cedo, pois.
.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

TUCANA FLAGRADA NA MENTIRA

Em seu afã de perpetrar mais uma trambicagem - no caso, a prorrogação sem licitação dos contratos de pedágio nas estradas gaúchas -, e às voltas com a tentativa de coerção da maioria na Assembléia Legislativa, a governadora fascista do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, espalhou que seu projeto contava com o aval da Agência de Regulação dos Serviços Delegados do Estado (AGERGS). Hoje, em resposta a um ofício enviado por deputados da oposição, a Agência garante que o desventurado projeto "é de exclusiva responsabilidade do Executivo", e que sequer analisou a viabilidade jurídica da prorrogação dos contratos, entre outros aspectos. Para quem não sabe, a atual inquilina do Piratini chegou a botar o nome do Ministro dos Transportes nas minutas à revelia do mesmo. Pilantragem da boa que a imprensa venal destes pagos tratou de amenizar dando ao episódio o eufêmico nome de "mal estar". Para acudir a governadora tucana nessa nova patranha, a colunista-abelha do tablóide Zero Hora - aquela que depura "melífluos sabores" - apressou-se em dizer, em seu blog, que "a presidente em exercício da Agergs, Gertrudes Pelissaro dos Santos, acrescenta que, (sic) o fato de a Agergs não ter sido ouvida não é ilegal, já que, por lei, o aval da agência é exigido somente no momento da homologação dos contratos".
Como dizia o poeta Mário Quintana, "a mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer".

"EU QUERO MORRER!", DIZ DIRIGENTE DA MÍDIA GOLPISTA SOBRE PIB DE 6,8%

.
As redações da mídia tucano-golpista estão em polvorosa. Os números divulgados pelo IBGE sobre o crescimento do PIB no terceiro trimestre pegaram os mafiosos de ceroulas nas mãos. .
Na Folha Online, a notícia, por enquanto, não apresenta qualquer conjunção adversativa "mas". Já no G1, o portal da famiglia Marinho, a manchete sobre o tema ganhou três versões em menos de meia hora. Neste momento, 12:26h, lê-se: "Economia do país terá alta superior a 4% em 2008, diz IBGE". Minutos antes dizia: "PIB cresce 6,8% no terceiro trimestre". O sub-título, ainda sem link, é primoroso: "Ainda sem crise, PIB cresceu 6,8% no 3º trimestre". Ainda! No portal dos marginais quatrocentões do Tietê, os maus agouros já estão online: "Mercado prevê queda no PIB brasileiro já no 4º trimestre". Nossa reportagem apurou que Miriam Leitão e SarDEMberg sofreram alguns delíquios, mas já voltaram a respirar sem ajuda de próteses ventilatórias.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

A VOLTA DOS MORTOS-VIVOS

Jornalzinho gaúcho convoca múmia de estimação para falar mal de Lula .
Em um artigo sem pé nem cabeça, repleto de lugares-comuns, o ex-senador e "ministro aposentado do STF", Paulo Brossard, ressurge do nada que a História lhe reservou para repisar candentes temas do mundo dos vivos, tais como: marolinha, diarréia e "outras expressões impublicáveis". O portentoso opúsculo do jurista embalsamado ocupa espaço nobre nas primeiras páginas da edição de hoje do tablóide Zero Hora. Curiosamente, o homem que, no século passado, destacou-se por afrontar a ditadura, não diz uma palavrita sobre as mutretas estaduais envolvendo o governo fascista da tucana Yeda Crusius. Preferiu exibir seus vastos conhecimentos da Literatura Universal, saindo-se com esta: "Não bastasse, proclamou-se um novo Dom Quixote. O célebre personagem de Cervantes era também conhecido como “o cavaleiro da triste figura”, neste ponto o presidente parece ter razão". Se você gosta de sofrer e está com boa disposição, clique aqui para ler mais esta baboseira do magistrado de pijama (e chapéu de palha).

domingo, 7 de dezembro de 2008

O HUMOR DE ZERO HORA

O Cloaca News estava prestes a inaugurar a seção Piada em Debate quando recordou de uma frase dita pelo finado escritor e jornalista americano Elwyn Brooks White: "o humor pode ser dissecado, mas, a exemplo de uma rã, a coisa morre no processo e suas tripas são repulsivas, exceto para a mente puramente científica". Encontramos o batráquio abaixo na página 54 da edição deste domingo, 7 de dezembro de 2008, do tablóide da RBS. O autor assina "Marco Aurélio". Acreditamos não ser necessário passar o bisturi no bicho. Mas, se alguma "mente científica" quiser se manifestar, fique à vontade.
.