Diagnóstico científico parcial, respaldado nas informações do blog Zero Corrupção. Ajude-nos a identificar com mais precisão a verdadeira moléstia da ré tucana.
Durante boa parte do dia de ontem, a versão digital de Zero Hora manteve em sua capa esta inacreditável enquete, ao lado da reportagem de Rodrigo Lopes, enviado especial do tablóide a Honduras : "Você acha que o que aconteceu em Honduras foi um golpe? Deixe a sua opinião. Ela poderá ser publicada em reportagem de Zero Hora".
Se tomarmos como exemplo esta densa reportagem produzida por Lopes, também disponível em vídeo no blog do jornalista, não é difícil imaginar o tipo de "opinião" que prevalece no "mural". Aliás, devemos todos agradecer a Rodrigo Lopes - e a seus editores - por ter nos brindado com a profundidade da análise política feita pelo vendedor de ferramentas de Gramado sobre os desdobramentos da crise institucional hondurenha. Decerto, não haveria, em toda a América Central, observador mais avalizado e facundo para nos ajudar a ter uma "opinião" formada sobre o momento "delicado" por que passa aquele país.
Hoje, na edição impressa, enquanto nos traz estes importantíssimos relatos sobre as últimas 24 horas em Tegucigalpa, o destemido enviado especial estará cumprindo a ordem criptografada que recebeu de sua chefia, em Porto Alegre: "busca en los basureros alrededor de la embajada, chico".
A manchete de domingo já está prontinha: "Diários secretos de Zelaya revelam estratégia golpista de Chavez". E o sub-título: "Manuscritos confirmam: Lula sabia de tudo".
Alguém aí quer hacer una apuesta?
Desmascarar a máfia midiática que infesta nosso país.