sábado, 22 de maio de 2010

PORQUE ZERO HORA NÃO TEM RIVAL NO RANKING DOS JORNALIXOS


Tabloide gaúcho denuncia abandono de Porto Alegre, mas poupa o responsável e omite que recursos para revitalização do centro histórico são do governo federal
.
Em uma daquelas reportagens “colaborativas”, em que os leitores sugerem pautas para os editores, a edição digital de Zero Hora publicou matéria na seção “Pelas ruas” com o seguinte título: “Pedras soltas, monumentos pichados e prédios mal cuidados mancham cartão postal no Centro”.
O subtítulo, também chamado de “linha fina” no jargão dos jornalistas, que deveria complementar a informação do título, trouxe este dado: “Praça da Matriz faz parte do Projeto Momumenta (sic) Porto Alegre e deve ter a revitalização finalizada em 2011”. Ou seja: nenhuma relação entre o apêndice caudal e as calças. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Mas, prossigamos com a leitura do primeiro parágrafo:
.
“A Praça da Matriz, cartão postal de Porto Alegre, está na UTI. São monumentos pichados, pedras soltas em calçadas e prédios históricos mal conservados. Os turistas reclamam do estado da patrimônio público, que compromete o visual da cidade”.
.
Devastador, não é mesmo? Parece texto saído de um Boletim Informativo do PT de Porto Alegre, publicado um mês atrás. A diferença é que Zero Hora não pronuncia o nome de José Fogaça, agora ex-prefeito, que abandonou o cargo e a cidade para tentar a sorte como governador do Estado. Na bica de virar réu em três ações criminais, Fogaça esculhambou não apenas o belo centro histórico da capital gaúcha, mas avacalhou e desarranjou o município inteiro.
Para Zero Hora, no entanto, o estrago está praticamente resolvido, graças ao Monumenta, citado na “linha fina”. Para o típico leitor de ZH, fica a certeza de que Fogaça saiu, mas deixou tudo encaminhado.
O que a xexelenta gazetinha do Grupo RBS não informa na notícia é que o Monumenta é um programa do Ministério da Cultura, que tem como foco, entre outras coisas, a recuperação e a preservação do patrimônio histórico.
.
Para ler na íntegra a sensacional e esclarecedora reportagem de Zero Hora, clique aqui.
Para conhecer os detalhes do Programa (não “Projeto”) Monumenta, do governo federal, clique aqui.
.
Para quem não sabe, Zero Hora é aquele mesmo veículo que costuma basear suas reportagens em supostos materiais apócrifos e anônimos encontrados em latões de lixo de estacionamentos (aqui e aqui)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

SERRA PAGOU PARA TER MOTOQUEIROS EM CARREATA


.
Em sua passagem por Juazeiro do Norte, Ceará, onde foi pedir a benção de Padim Ciço, o tucano Zé Chirico foi recepcionado por uma legião de motociclistas, que o acompanhou pela cidade desde o Aerporto do Cariri. Sabemos agora o motivo da calorosa recepção: a distribuição, pela campanha de Serra, de um vale-combustível no valor de R$ 20 a cada “manifestante” sobre duas rodas.
Não é nada, não é nada, é bem mais que o  vale-cachorro-quente distribuído por Yeda Crusius aos “militantes” tucanos às portas do Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Os detalhes da carreata serrista em Juazeiro do Norte podem ser lidos aqui.
.
ATUALIZAÇÃO - O link acima está bloqueado para não-assinantes do site. No entanto, você poderá conferir a íntegra da notícia clicando aqui, no blog Veja Juazeiro.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

TUCANOS MATAM AS COBRAS (E A IMPRENSA NÃO MOSTRA O PAU)












Do blog de Guilherme Scalzilli

.
Há culpados pela tragédia do Butantan
.
Mesmo que os funcionários desafiem o medo de represálias por parte da truculência do governo do Estado, a mídia serrista boicotará qualquer denúncia que o responsabilize pelo incêndio que destruiu parte do Butantan. Mas alguém precisa dizer que esse absurdo de conseqüências incalculáveis teria sido evitado se a administração tucana concedesse mínimos recursos para equipamentos de segurança na instituição.
Não faltou hegemonia eleitoral para essas medidas preventivas. E não faltaram recursos. O que faltou mesmo foi vontade política, competência administrativa, preocupação com um patrimônio científico de porte mundial, construído por alguns abnegados, que em algumas horas desapareceu para sempre.
É o mesmo descaso que proporcionou as destruições das enchentes no interior. E novamente a imprensa mergulha em sua criminosa quietude eleitoreira.

SERRA CONFESSA

.

domingo, 16 de maio de 2010

CHUPA, QUE É DE PISTACHE!

.
دعا الرئيسان الايراني محمود احمدي نجاد والبرازيلي ايناسيو لولا
داسيلفا الى اقامة علاقات استراتيجية بين البلدي.
وأكد احمدي نجاد خلال اجتماع مع داسيلفا الاحد في ...
.
Tradução do persa (Cloaca Translator System): Alô, editores, colunistas e capachos da imprensa pestilenta e golpista do Brasil: vão catar coquinho! Hello, Ms. Clinton, are you fine?
.
Mais aqui, aqui, aqui e aqui.