sábado, 25 de abril de 2009

FOLHA DÁ AULA DE CANALHICE (MAIS UMA)

A notícia publicada na Folha Online, às 15:57h deste sábado, assinada por um certo Márcio Falcão, tem cara de inocente. Sob o título "Berzoini diz que PT não vai alterar planos de campanha de Dilma para 2010", no entanto, abriga-se uma torpeza típica daquele diário. Está logo no primeiro parágrafo, que reproduzimos a seguir. O grifo é nosso. "A direção do PT não pretende diminuir o ritmo da pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à sucessão presidencial de 2010. O anúncio de que a ministra terá que fazer quimioterapia contra um linfoma --um câncer nos gânglios linfáticos-- por pelo menos quatro meses foi recebido com otimismo por dirigentes do partido". Para ler o resto disso aí, clique aqui.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

APOIAMOS BARBOSA. E ASSINAMOS EMBAIXO

Se você concorda com o ministro Joaquim Barbosa e acha que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, está "destruindo a credibilidade do Judiciário" e que ele deveria "sair às ruas" para julgar de acordo com as necessidades do povo brasileiro, e não em favor das elites, clique aqui e assine este manifesto de apoio. Até o momento em que preparávamos esta postagem, já havia 1542 signatários.

EU QUERO TER UM MILHÃO DE AMIGOS

.
Deputado mato-grossense diz que "Gilmar não tem capangas"
.
Em comovente e inflamado discurso, ontem, no plenário da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, o deputado José Riva (PP), presidente "vitalício" daquela Casa, quase levou os presentes a um pranto coletivo. Do púlpito, bradou: "O ministro Gilmar Mendes não tem em Mato Grosso capangas. Ele tem uma legião de admiradores pelo seu trabalho no mundo jurídico, especialmente como advogado geral da União; como diamantinense é um homem que construiu muito à custa do seu trabalho e pelo cargo que galgou no Supremo Tribunal Federal". E disse mais o nobre deputado, como se verá clicando aqui, no que foi aparteado pelos seus pares João Malheiros (PR) e José Domingos Fraga (PR), que apoiaram a posição de Riva e "condenaram" o ministro Joaquim Barbosa. Para quem são sabe, José Geraldo Riva tem poucos "admiradores" no Ministério Público Eleitoral de seu Estado, visto que, entre outras coisas, é investigado judicialmente por abuso de poder econômico e compra de votos no município de Santo Antônio de Leverger (leia aqui). Já no circuito forense de Cuiabá, desdobramentos da Operação Arca de Noé demonstram uma amizade antiga de Rivas com ninguém menos que o "Comendador Arcanjo". Documentos apreendidos na Confiança Factoring, de propriedade de João Arcanjo Ribeiro, apontam para "uma inusitada movimentação financeira de um grande volume de cheques sacados contra a conta corrente da Assembléia Legislativa". A notícia está aqui, fresquinha, publicada no Correio do Noroeste.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

CAPANGAS PROTESTAM NO MATO GROSSO

.
Após tensa reunião, terminada com menos da metade do quórum inicial por causa da eliminação de vários participantes, o Sindicato dos Pistoleiros e Assemelhados de Diamantino emitiu nota oficial acerca dos recentes acontecimentos envolvendo sua laboriosa categoria.
Diz o documento: "Nós, cabras, cabras-de-peia, cacundeiros, curimbabas, espoletas, guarda-costas, jagunços, mumbavas, peitos-largos, pistoleiros, quatro-paus, satélites e sombras deste rincão do Brasil Central, reafirmamos a confiança e o respeito (sic) ao Senhor Nosso Chefe, lamentando o episódio ocorrido na data de ontem".

quarta-feira, 22 de abril de 2009

SUPREMA CORRIOLA SOLTA NOTA DE APOIO AO LÍDER DO BANDO

Logo após a histórica sessão desta quarta-feira, em que o Ministro Joaquim Barbosa lavou a alma do povo brasileiro (veja postagem anterior), os membros do Supremo Tribunal Federal - exceto o próprio Joaquim e Ellen Gracie, ausente - reuniram-se para desagravar o atual presidente daquela Corte e declarar eterno amor e subserviência. Leia aqui. De quebra, usando suas prerrogativas - e sem maiores explicações - Gilmar Mendes, de cabeça inchada, resolveu cancelar a sessão plenária desta quinta, 23.

PUGILATO NA EGRÉGIA CASA

.

MAIORIA DA CÂMARA FARREOU NOS ARES DO MUNDO

De janeiro de 2007 a outubro de 2008, 261 deputados federais – 51% do total de 513 parlamentares – utilizaram sua cota de passagens aéreas viajar ao exterior, vários deles em companhia de cônjuges ou familiares. A revelação foi feita há pouco pelo site Congresso em Foco. Para ler a lista completa dos viajantes, e respectivos destinos, clique aqui.

LULA MOLHA A MÃO DE REVISTA GRINGA

.
Enquanto o DJ e barrigueiro da Globo vira a madrugada caçando assunto nos jornais dos outros tentando esculhambar o governo do Presidente Lula (clique aqui para ver), a edição petista da revista Newsweek traz aos leitores das Américas um artigo 100% chapa-branca, em que trata o Brasil como "gigante regional único", entre outras babações. Do you can't believe it? So, push here. Seu inglês está pior que o nosso? Então, espere sentado até que Folha, Globo, Estadão, Zero Hora e quejandos "repercutam" a reportagem dos ianques vendidos. Ou clique aqui e veja o resumo da BBC Brasil sobre o assunto.

terça-feira, 21 de abril de 2009

IMIGRANTE SOBREVIVE A NAUFRÁGIO EM BÓIA DE POLENTA, AGARRADO AO RABO DE UMA MULA

No último fim de semana, Edgar Maróstica, morador na cidade de Serafina Correa, na Serra Gaúcha, relatou ao mundo a extraordinária saga de seu avô italiano, por ocasião da chegada deste ao Brasil, em 1875.
É verdade que a narrativa de Edgar não chega aos pés, por exemplo, do caso contado pela revista Veja, sobre os dólares enviados por Cuba ao PT em caixas de whisky, em um teco-teco. A história de Maróstica, igualmente, não seria páreo para o caso do "boimate", da mesma semanal de ficção. Ou para o conto dos grampos de Gilmar. Mas, para Edgar, felizmente, os imaginativos jornalistas da Editora Abril não apareceram para contar um lorota nova, e ele voltou para casa pilotando um Celta zerinho, zerinho. Edgar Maróstica foi o grande vencedor do XV Festival da Mentira de Nova Bréscia.
Se você for capaz de entender o macarrônico italiano do divertido patranheiro, veja o vídeo aqui. Se preferir, a transcrição traduzida - também macarronicamente - da epopéia está aqui.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

CANSADAS GANHAM PRÊMIO NA BAHIA

.
Não se sabe se João Dória Jr., famoso promotor de desfiles de quadrúpedes, levou para Comandatuba seu esquadrão de "empregados" para limpar as solas dos pés dos convidados ao Fórum Empresarial, ocorrido neste fim de semana. Certo é que, ao final desse concorrido evento de "líderes", até mesmo a Viúva Porcina garantiu seu trofeuzinho como "Personalidade da Cultura", por sua importante contribuição às Artes. Outra laureada no festim, como "Personalidade Empresarial Feminina", foi Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, aquela mesma que obrigou seus funcionários a fazer figuração na "passeata" do Cansei, em São Paulo, sob pena de demissão sumária. Até mesmo o capo da RBS, Nelson Sirotsky, levou seu bibelô. E, adivinhe quem foi a Yeda Crusius escalada para entregar o caneco ao dito cujo? Por falar em tucanos, somos obrigados a noticiar, pesaroros, este funéreo momento do regabofe.

domingo, 19 de abril de 2009

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE FRANKLIN MARTINS

Enquanto os golpistinhas de plantão queimam a mufa atrás de factóides, este Cloaca News traz até você o imperdível depoimento que o capixaba Franklin de Souza Martins deu ao Projeto Memória do Movimento Estudantil sobre sua participação na luta contra a ditadura. A entrevista é longa, mas você nem vai perceber que meia hora passou voando. Clique aqui para ler.
Depois, se tiver curiosidade e paciência, clique aqui e leia o que disse José Serra ao mesmo projeto.
.
Atualizado às 13:30h - O Google Docs, onde abrigamos o texto integral do depoimento, está com problemas. Para ler a entrevista de Franklin Martins, abra o arquivo PDF que você encontrará clicando aqui.