sábado, 22 de maio de 2010

PORQUE ZERO HORA NÃO TEM RIVAL NO RANKING DOS JORNALIXOS


Tabloide gaúcho denuncia abandono de Porto Alegre, mas poupa o responsável e omite que recursos para revitalização do centro histórico são do governo federal
.
Em uma daquelas reportagens “colaborativas”, em que os leitores sugerem pautas para os editores, a edição digital de Zero Hora publicou matéria na seção “Pelas ruas” com o seguinte título: “Pedras soltas, monumentos pichados e prédios mal cuidados mancham cartão postal no Centro”.
O subtítulo, também chamado de “linha fina” no jargão dos jornalistas, que deveria complementar a informação do título, trouxe este dado: “Praça da Matriz faz parte do Projeto Momumenta (sic) Porto Alegre e deve ter a revitalização finalizada em 2011”. Ou seja: nenhuma relação entre o apêndice caudal e as calças. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Mas, prossigamos com a leitura do primeiro parágrafo:
.
“A Praça da Matriz, cartão postal de Porto Alegre, está na UTI. São monumentos pichados, pedras soltas em calçadas e prédios históricos mal conservados. Os turistas reclamam do estado da patrimônio público, que compromete o visual da cidade”.
.
Devastador, não é mesmo? Parece texto saído de um Boletim Informativo do PT de Porto Alegre, publicado um mês atrás. A diferença é que Zero Hora não pronuncia o nome de José Fogaça, agora ex-prefeito, que abandonou o cargo e a cidade para tentar a sorte como governador do Estado. Na bica de virar réu em três ações criminais, Fogaça esculhambou não apenas o belo centro histórico da capital gaúcha, mas avacalhou e desarranjou o município inteiro.
Para Zero Hora, no entanto, o estrago está praticamente resolvido, graças ao Monumenta, citado na “linha fina”. Para o típico leitor de ZH, fica a certeza de que Fogaça saiu, mas deixou tudo encaminhado.
O que a xexelenta gazetinha do Grupo RBS não informa na notícia é que o Monumenta é um programa do Ministério da Cultura, que tem como foco, entre outras coisas, a recuperação e a preservação do patrimônio histórico.
.
Para ler na íntegra a sensacional e esclarecedora reportagem de Zero Hora, clique aqui.
Para conhecer os detalhes do Programa (não “Projeto”) Monumenta, do governo federal, clique aqui.
.
Para quem não sabe, Zero Hora é aquele mesmo veículo que costuma basear suas reportagens em supostos materiais apócrifos e anônimos encontrados em latões de lixo de estacionamentos (aqui e aqui)

18 comentários:

Anônimo disse...

Além de vendidos, são analfabetos.

Anônimo disse...

Se o Tarso ganhar a eleição, será que o pessoal da RBS vai quebrar tudo igual ao Britto?

NITX disse...

Faz tempo que a imprensa marrom está com o "de cujus" na estaca...

Anônimo disse...

Fiquei com uma dúvida seu Cloaca.
Será que um dia eles vão revirar o meu lixo e descubrir os meus papéis apócrifos.
será que saberão ler o que está borrado?

Anônimo disse...

Vocês viram a nova Capricho???
Parece que a editora Abril quer influenciar as adolescentes brasileiras!!
J[a estão dizendo que "ele" será o novo herói da saga Crepúsculo (aquela dos "vampiros-emo")....
Vejam:
http://api.ning.com/files/KbfmB7963dn4TgbnXuHKOtRqpy-uLcjzVEr7m2tAAF-uh5AAKXNp4bAzqAAce63JQ0iv9SvOb2l94OEC63cr8zOkYAlEkMcX/serra_colrio.jpg

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Jornalixos de baixo nivel, salarios baixos e capachos de seus Patroes.

Cláudio E disse...

Seo Cloaca
Creio que para os milhares de leitores destas bem traçadas linhas, torna-se inútil a referência "Para ler na íntegra...", porque no Cloaca News falou tá falado, além do mais ler a ZH, tenha dó.

K.T.E. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

É bom lembrar que nenhum desses problemas citados na materia existiam antes do Fogaça bobo vira prefeito.

H.Pires disse...

Fora da matéria, solicito permissão para ALERTAR o ISENTO TSE que: Neste momento, 22/05/2010 às 20:58', a PROPAGANDA POLITICA DO PSDB/DEM está sendo feita na cbn/globo. Dra. Sandra Cureau, como fica? Sua OBRIGAÇÃO é de fazer e não de ESPERAR pra fazer.

H.Pires disse...

Retificação. A radio não é a cbn/globo. É a NOVA BRASIL FM.

Teresinha Carpes Tarso e Dilma disse...

Todas as TVS estão divulgando o Serrassuga no programa dos Demos,24 horas por dia nas TVS(principalmente)de 3 em 3 minutos lá está a criatura com aquele trololó conhecido!Este senhor(José Serra)deve ter o mesmo problema mental da des-governadora Yeda Crusius Créido(PSDB)ãmbos estão surtando!!!

ProfeGélson disse...

Fora do assunto mas vou registrar: na coluna do P. Santana(ZH) de ontem ele comenta o assalto à uma mulher DENTRO da delegacia, no Rio de Janeiro......OPA!!!Mas não foi em São Paulo????

IV Avatar disse...

Há uns 3 meses atrás a revista Veja fez uso ilegal, não autorizado, de fotos de internautas, para dizer que aquelas pessoas apoiariam Serra, o que não era verdade.
Aí vieram com um blá blá segundo o qual ela (turma do esgoto) teria inauguradoo marketing viral neste Pais.
Mentira.
O primeiro viral desta natureza foi de iniciativa do nosso amigo o artista multimídia Arthur Leandro, do Pará.
Este viral de 2009, portanto bem antes do viral criminoso da Veja.
A conferir

http://criados-mudos.blogspot.com/2009/03/imprima-copie-cole.html

Historinhas desimportantes disse...

O Zero tem concorrÊncia sim, em São Paulo, a Folhinha inaugurou seu projeto gráfico novo com cartunistas de 14 anos (nada contra, acredito nos jovens, no que poder trazer de novo, de vigor). Mas acredito que isso é para economizar com salários...Esperar o que de um jornal que manda estagiários trabalhar como correspondentes?

Anônimo disse...

Este jornaleco conservador e atrasado é um lixo,com mania de grandeza.

Andre disse...

Nao estranho nada que venha do jornalismo de esgoto da Veja!!!

Anônimo disse...

Realmente é muito interessante esse tablóide da Azenha. Continuam citando o Monumenta, dessa vez explicaram ser do Ministério da Cultura, como responsável por problemas de trânsito. Vejam reporcagem de hoje na mesma coluna do nefasto jornalixo: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2915428.xml