terça-feira, 2 de dezembro de 2008

PARA O ESTADÃO, TUDO O QUE DESCE SOBE

Os marginais quatrocentões do rio Tietê pularam cedo da cama hoje. Às 6:54h, hora de Brasília, já estava luzindo em seu portal Ãoãoão este admirável atavio do jornalismo hodierno: "Inflação em SP desacelera e sobe 0,39% em novembro". A notícia, obviamente, seria a de que o Índice de Preços ao Consumidor - IPC - aferido pela FIPE em novembro despencara 0,11% em relação ao mês anterior, passando de 0,50% para os 0,39% anunciados na manchete. Mas, para os pilantras do jornalão ribeirinho, a realidade é que a inflação "subiu", como se a palavra inflação já não contivesse o significado intrínseco de elevação de preços. Oximoros caem bem em textos literários, não em noticiário de Economia. Dizer que a inflação "desacelerou e subiu", além de uma sem-vergonhice jornalística, é um tapa na cara de qualquer leitor minimamente instruído, algo que, imaginamos, o vetusto jornalão tem cada vez menos. Nessa categoria de títulos paradoxistas, ficamos com outro - este, sim, genial - estampado no saudoso Planeta Diário, em 1985: "Médici morre mas passa bem".

7 comentários:

Anônimo disse...

"FORA FHC" . ATENÇÃO UOL E FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Acabei de chegar do Parkshopping , em Brasília. O comércio está em pleno vapor com lojas cheias de consumidores e mercadorias, aliás algumas já estão em falta e foram pedidas reposições. O próprio Shopping concluiu a reforma com aumento de 20% de lojas e já começou um anexo de mais 30% de lojas. Naturalmente quem aumenta espaço para lojas pretende vender mais , obviamente não no país de FHC , mas no país de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.
Todo o comércio, que aqui em Brasília chamamos de "comércio das quadras" está cheio de consumidores.
No trajeto do meu apartamento ao Shopping , mais ou menos oito minutos de carro , vi obras nas estradas já concluídas, não são "tapa buracos" são construção de novas estradas. Com as chuvas a cidade está toda verde e bonita e estamos especialmente felizes que Fernando Henrique Cardoso, que quase destruiu a carreira do serviço público , os aposentados e o próprio Brasil , não é mais o presidente do Brasil.
Graças a Deus a ave de mau agouro Fernando Henrique Cardoso só fala besteira e tudo que ele diz se vira contra ele próprio. É um homem amargo que devia se mudar do nosso país para todo o sempre.
"FORA FHC"

Anônimo disse...

Olá!

Agradeço-lhe imensamente por este seu trabalho na Internet.

Até hoje tenho dificuldade em discernir as mentiras da imprensa e o seu blog me ajuda a entender como funcionam as armadilhas dos jornalistas e empresários de mídia corruptos.

Comecei a visitar este seu blog diariamente faz pouco tempo e não planejo parar de fazê-lo, inclusive sempre que eu puder e for propício, vou recomendar a sua página.

Um grande abraço e tudo de bom para você!

Anônimo disse...

Caro blogueiro!

De fato, temos muito a agradecer...Afinal, através de suas observações, vamos nos conscientizando ainda mais das barbáries e distorções. Além dos riscos de sermos influenciados por profissionais indignos.

Continue, parabéns!
Branca.

Anônimo disse...

Gente cruel!!!
Tadinho da cavalgadura que escreveu esta pérola literária.
Quem sabe, não seria ele um poeta, transcendendo todas as antinomias mundanas.
Dá-lhe blogueiro.
Hermione.

Unknown disse...

Caro Blogueiro

Visitei o Cloaca, e apesar do local, gostei do cheiro e já adicionei aos meus favoritos.Parabéns !!!
Este paulista com "estágio" de quatro anos em Porto Alegre de onde trouxe uma filha, te convida a conhecer um pequeno Blog "de depenação de tucanos" a "atropelamento de Demo" no seguinte endereço:
http://optremdastreze.blogspot.com/
Venha fazer uma viagem e tomar um trago, ficarei honrado.

Anônimo disse...

Nós x a "realidade" deles

Cheguei em casa, depois de 1 dia corrido e fui dar 1 olhada nas “manchetes” da imprensalao. Se eu fosse idiota - como eles gostariam q fosse - daria 1 tiro nos miolos, pelo q eles plantam, e qerem q assim seja. Inventam as 7 pragas do Egito, prometem o fim do mundo, avisam da hecatombe final, enfim, nao sei do q ou de qem falam, só sei q nao é prá mim, menos ainda de mim. Uns reportam as “previsoes dos bancos”. Q bancos? Se nem eles mesmos se acreditam, de qual banco fala aqela manchete? Qual grau de qlqr coisa se dá prá esses q vivem dando “nota prá gráu de investimento”, e dias depois … qebram e ainda por cima nao vao prá cadeia? Sei lá. Parece q os jornaloes qerem mesmo nosso emprego, qerem ver todos nós no olho da rua, mesmo q á base de mentiras … na marra mesmo.

Inté,
Murilo

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

A maior Piada do seculo é perceber que o maior estado(SP) do Pais, acredita nos abutres da Patria, e a midia que não pussui etica, possui somente bolso, apoia.