sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A VELHA MARMITA RANÇOSA DA MÍDIA BRASILEIRA



Por Cristóvão Feil, do Diário Gauche (publicado originalmente no Jornalismo B*)


O jornal britânico Financial Times, uma das bíblias do neoliberalismo, caiu na real e está fazendo uma série de matérias sobre a crise estrutural do capitalismo, se dando a liberdade de cogitar que estamos experimentando o limiar de um novo sistema de produção, mesmo não se sabendo ao certo aonde iremos. 
Esse não é qualquer jornal. O FT é uma publicação que circula desde 1888, tem uma tiragem diária de 2,1 milhões de exemplares, circula em 140 países e tem agências editoriais em 50 países.
.     
Corte rápido.
.
O diário paulistano O Estado de S. Paulo estampou em suas páginas, no dia 23 de janeiro último, um artigo do ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, em que ele afirma que os altos ganhos salariais são um dos fortes fatores da atual crise econômica da eurolândia. Pronto, sobrou para os assalariados! É inacreditável que a essa altura da crise alguém ainda atribua a mesma motivações que não as das finanças hipertrofiadas, o descontrole do crédito e a desregulação geral da atividade econômica, em especial a liberdade de ação dos grandes capitais bancários na Europa e no mundo todo. 
Observem que enquanto um jornal de reputação internacional – podemos questionar a sua afiliação político-ideológica – trata da crise de forma direta, frontal e corajosa, o outro, um jornal provinciano como o Estadão, insiste em manter um séquito de especialistas em produzir vianda requentada, como se fora algo fresco e atual, para assuntos tão relevantes como a crise do capitalismo. 
Essa é a grande dificuldade da mídia brasileira: servir marmita rançosa como se estivesse oferecendo peixe fresco grelhado sobre folhas tenras. O problema não é o proselitismo de direita tout court, o problema é o proselistismo de direita, proferido por velhos funcionários da ditadura civil-militar (como Maílson e tantos outros) envolto no papel engordurado do palpite manjado, da opinião pessoal e interessada travestida de vontade geral e republicana.
Prestem atenção: a mídia está coalhada de indivíduos, colunistas, apresentadores, leitores de telepromter e outros quetais que estão ali para expressarem as vozes dos seus donos (ou dos seus patrões e dos amigos dos seus patrões). Entretanto, querem representar o papel de porta-vozes do universal, do democrático e do espírito de nosso tempo.
Ainda bem que eles são péssimos atores e atrizes. 
Coisas da vida.

*O blog Jornalismo B está em campanha de assinatura da sua publicação em papel. Clique aqui e prestigie.

18 comentários:

Ignez disse...

Brilhante, Miguel. Claro, concreto, conciso e completo! Vou re-ler porque vale a pena! Obrigada.

Zeza disse...

Miguel?? A Dona Ignez parece íntima do Sr. Cloaca...

Chicão disse...

Comentários vindos de Mailson da Nóbrega não podem ser lavados a sério. Mailson, um Zé Mané vindo dos grotões da Paraíba, foi cooptado pelas elites para atuar como jagunço no desmonte do Banco do Brasil objetivando a sua privatização. Deram-lhe o título de "economista" para aproveita-lo no Ministério da Fazenda do Governo Sarney onde, com poderes ditatoriais, implantou uma política de terra arrasada e de perseguição aos seus ex-colegas do Banco do Brasil.È mais falso do que uma nota de três reais. Em suma, um canalha!

Diego disse...

http://diego1dias.blogspot.com/2012/01/dilma-e-as-pesquisas.html

Alexandre Haubrich disse...

Vale complementar chamando todos os cloaqueiros a conhecerem a apoiarem o novo projeto do Jornalismo B:
http://catarse.me/pt/projects/501-jornalismo-b-impresso-2012

Wilsoleaks Alves disse...

Dona Zeza, esse seu “migué” é típico.
Bem vinda ao rol das lavandeiras!

Fernanda disse...

O Estadão e o Globo estão disputado pra ver qual é o pior jornal do Brasil.
A folha "AINDA" perde pros dois. Tem alguns jornalistas que salvam a reputação do jornal, um deles Kennedy Alencar.

Agora em matéria de revista não tem pra ninguém, Veja é o lixo, do lixo, do lixo. Só tem rato.

Época está tentando se igualar a VEJA, mas não deve conseguir. Pelo menos, eqto tiver um jornalista como Paulo Moreira Leite, que não se dobra a Globo, calou Alvaro Dias em plena TV tucana, digo Tv cutura SP.

Fernanda disse...

Sr. Cloaca.

Não sei como andam as disputas pra prefeito nas cidades do Brasil.
Mas aqui em SAMPA, a maior cidade do Brasil, a coisa está feia.

Haddad deve apanhar muito, pra isso alguns lacaios já estão a todo vapor.
Os mesmos que não conseguiram derrotar Dilma.
Tinha um ai, que tinha até pesquisa que dizia que Serra ganharia de Dilmma por 54X46.
Agora esses mesmos, todos os dias estão batendo no Haddad.

É de fundamental importância o PT voltar a governar SP.
Se isso acontecer, o PT será o único partido que governou a cidade de SP por 3 vezes. Até agora está empatado com o partido do Maluf.

Precisamos de todos os blogueiros do Brasil, de todos os militantes do PT, pqe esse é o maior sonho do Lula, o PT voltar a prefeitura de SP.

Vamo, que Vamo. A hora é agora.

Fernanda disse...

VEJA, aquela revista que é revestida de ratos, vem com mais uma, contra o PT.
Agnelo Queiroz e Dias Toffoli.. O delator, Durval Barbosa.

Será que depois, da VEJA ter descido o pau na Globo, no BBB,no Boninho e, no Pedro Bial, a Globo vai repercutir a matéria no JN e nos seus telejornais?

Se tratando da Globo, tudo é possivel.

NITX disse...

O problemas desses cagas é que 'a PIPA do vovô não sobe mais' e eles são 'a mosca na própria SOPA'. Eles espantam leitores e pedem pila ao falarem mal do governo. São chantagistas, gigôlos da desinformação. Legítimos herdeiros do Chatô. Aliás, a leitura de 'Chatô, o rei do Brasil' pode dar uma boa ideia de como se relacionam mídia e poder no Brasil.

NITX disse...

É só ler 'Chatô, o rei do Brasil' e comparar com a realidade atual. O que o PiG faz é chantagem, exige compensação financeira para que o denunciado possa se defender. Estão quebrados. Não sei se ' a PIPA do vovô não sobe mais' mas que eles 'são a mosca na SOPA' isso são.

Gilson Raslan disse...

Mailson quem? Lembrei: ele foi o ministro dos 80% de inflação mensal no Governo Sarney.

Wilsoleaks Alves disse...

Oi gente Cloacófila.
Hoje está fazendo cinco meses que o cartunista Marcos César Lukaszewigz nos deixou para ir morar lá no Olimpo. Apesar de ter ido parar no “O limpo” o Lukas era blogueiro dos mais sujinhos. Lukas também era companheiro, otimista, corajoso, inteligente, progressista e brasileiríssimo, além de exímio profissional.
Vejam alguns de seus trabalhos:
Lá no Blog do Nassif na seção de hoje de “Fotos, charges e tirinhas” postei alguns de seus trabalhos e também no Casa do Nóia.

Anônimo disse...

Se o ex-ministro Mano Brega for economista o meu cachorro vira-latas é professor de economia no M.I.T. ou em Sorbone.

Jose Mario HRP! disse...

Mailson da Nóbrega?
Esse sujeito é um morto vivo dentro do universo economico/financeiro!

Zeza disse...

Wilsoleaks! Fazia tempo que tu não te manifestavas a meu respeito. Bem, tua sorte é que minha TPM acabou ontem, se não eu ia te dizer quem é a lavadeira aqui... Quanto à companheira Ignez, a gente se entende. São apenas recadinhos, coisa de meninas, tu não entenderias.
beijo!

MARCIO WILK disse...

Sr. Cloaca,por obséquio: Poderia o Senhor postar um comentário sobre a participação de Marina Silva, aquela Verde/Tucana/Traíra, e sua participação no Fórum Social Mundial, li pela net paulistana que ela voltará em 2014, será?

Anônimo disse...

Será que a Marina verde entubada tá pensando em voltar ou fará como aquela outra que era Senadora por Alagoas e mudou de Pastido e se lascou de vez. Quem a Verdolenga ai tá pensando é ser? Vereadora lá no Acre . Pode ser né.
O Brasil está cansado deste tipo de gente igual o Mailson da Nóbrega: Os tais que ficam de plantão na Globo e quando precisam de um palpiteiro ele aparecem.