domingo, 24 de fevereiro de 2013

CADA UM TEM A BLOGUEIRA CUBANA QUE MERECE

.
Norelys no BlogProgRS, em mesa mediada por Carla Kunze (Café & Aspirinas)
CLIQUE PARA AMPLIAR
Foto: Cris Rodrigues

.
Enquanto nossa imprensa golpista e pestilenta regozija-se com a tourneé internacional da Rapunzel do Caribe, a blogosfera suja comemora a primazia de ter trazido uma blogueira cubana ao Brasil antes de qualquer um. Aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2011, no 1º Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do Rio Grande do Sul (BlogProgRS), realizado na Câmara Municipal de Porto Alegre. 
Convidada de honra do evento, Norelys Morales Aguilera, titular do blog IslaMía, veio diretamente de Havana, sem escolta policial, contar suas experiências e falar do ativismo digital n'A Ilha dos comedores de criancinhas. Para conferir as terríveis privações a que Norelys é submetida diariamente, visite também El Blog de Norelys, integrante da rede Blogueros y Corresponsales de la Revolución

O titular deste Cloaca News orgulha-se de ter integrado a comissão organizadora do 1º BlogProgRS e de ter protagonizado a cerimônia de abertura do evento. E, com a alma jubilosa, reproduz, abaixo, postagem de Roni Chira, do blog O que será que me dá.
.
Yoani Sánchez, a onça de papel
.
Depois do derretimento da teoria da globalização e da consolidação de vários governos de centro-esquerda, as oposições sul-americanas e suas mídias (sempre à tira-colo) buscam causas e personagens para manterem-se minimamente palpáveis no cenário. Nem que seja com um figurino ultrapassado…

Yoani Sánchez faz parte deste script. O objetivo central da “turnê” mundial desta ativista anti-castrista vai muito além da “luta pela liberdade” na ilha onde nasceu. É um ataque preventivo do PiG sul-americano contra os movimentos que exigem mais democracia e pluralidade nas comunicações que, aos poucos, vão adquirindo consistência em vários países do nosso continente.

Não queria escrever sobre Yoani Sánchez – essa mulher que a “Imprensa Cachoeira” e as redes sociais evidenciam exageradamente (como planejado por sua trupe, aliás…). Mas é inevitável. Em cartaz há uma semana na mídia, não dá pra não falar.

Desde que surgiu, ecoada por aí, na mídia, Sánchez tenta se encaixar na “programação”. O  problema é que o tempo passa e ela continua sendo uma sucata enferrujada, sobra da guerra fria. Só compra quem nutre o velho ódio tolo a Cuba e vê comedores de criancinhas nos governos de centro-esquerda da América sdo Sul.

Yoani é tão patriota quanto uma mosca. Ainda mocinha, vislumbrou um mercado potencial (se opor ao governo cubano), vendeu seu peixe e se deu bem. Financeiramente, é claro. O resto é folclore: mártir, perseguida por Fidel, blogueira de sucesso, milhões de fãs e seguidores no Twitter, tudo fraudado. É uma onça de papel.

De onde vêm os recursos que a “estrela” do PiG usa para viagens, hospedagens, transporte, alimentação, etc?

Yoani ganha muita grana da SIP (Sociedade Inter-americana de Imprensa – que é a máfia que reúne os donos dos meios de comunicação do nosso continente – além de organizações de ultra-direita espalhadas por vários países do mundo, inclusive no Brasil (Millenium) e escreve alguns artigos para as publicações mais reacionárias do planeta como o El País – aquele jornal que publicou foto falsa de Hugo Chaves como se estivesse com o pé na cova. A cubana inda tem dois guarda-costas: CIA e FBI. (Muito antes de Obama sonhar em ser presidente…)

A “VIP” foi fotografada, gravada, filmada e impressa. Vai servir como bandeira, embora já meio desbotada, da causa da libertinagem de imprensa. Mas não engana muita gente. Me faz lembrar daqueles coitados, popstars de terceira categoria, que vez por outra aparecem em pequenas turnês no Brasil para levantar um troco – já que em seus países não faturam nada. No caso de Yoani, além de financeiro, o troco é político. Sempre contra seu país.

Durante um evento em Feira de Santana, foi-lhe oferecida uma chance de conquistar um bocadinho de credibilidade: Que assinasse um manifesto contra os 50 ANOS de bloqueio econômico dos EUA a Cuba e libertação de 5 conterrâneos seus, presos nos EUA. Previsível e patriota fajuta que é, recusou-se a assinar!

Enquanto Yoani Sánchez e o PiG continuam agarrados ao cadáver da guerra fria, Cuba segue pioneira: acaba de patentear uma vacina contra o câncer de pulmão. Fico pensando… Se essa ilha minúscula, com uma população 100% alfabetizada, sem miséria, com uma das melhores taxas de mortalidade infantil de todo o continente, com a qualidade indiscutível do esporte, da saúde e da educação, promovesse eleições diretas também para presidente, onde certamente a direita seria fragorosamente derrotada, Yoani ficaria satisfeita? Ou teríamos aquele sorriso amarelo de quem perdeu todos os “clientes” que financiavam suas mordomias?

Deixo uma sugestão para a popstar de araque, elevada a “mártir” pela nossa imprensa: por que não continua a greve de não cortar o cabelão enquanto o bisneto de Fulgêncio Batista não for eleito vereador em Havana? Seria engraçado ver como arrastaria a longa cabeleira branca pelo chão antes de virar o pó da história ao qual esta condenada a ser…
.

19 comentários:

Anônimo disse...

O tempo passou na janela, e só Carolina não viu.

Chico acordado - SP

Anônimo disse...

Há que se aplaudir a ação da UJS(Juventude Socialista), frente a esse entulho Yoani. Nossa Pátria estará, com certeza, muito melhor nas mãos dessa Juventude aguerrida e que nos orgulha muito. Lamentavelmente, o amigo do "governo" Globo/PSDB, o Sen. Suplicy, com a UJS em seus calcanhares, não teve vida fácil com sua amada Yoani. Ficou só de cuecão vermelho, vestido com ajuda da Sabrina Sato, a espera da "primeira" noite com Sanchez, ainda que remota, de dar certo.

Roni disse...

Sempre orgulhoso pela sua acolhida, meu caríssimo amigo!Um abraço.

Anônimo disse...

Fico feliz em pagar com meu dinheiro suado de contribuinte a um blog como o seu, Seu Cloaca. Parabéns por mais essa propaganda ditada pelo partido.

Guteri disse...

O Brasil,de vez em quando recebe lixo do mundo inteiro. Com alguma presteza, descobre-se e devolve ao porto de origem o lixo que vem camuflado. Deve-se fazer o mesmocom esse detrito cubano chamado...como é mesmo o nome da coisa?

cerdo disse...

Seu Cloaca, estava com saudades de ler o blog, esse parasita que veio ao Brasil mostra como é Boba essa gente do PIG. valeu!!1

Zeza disse...

Bonita a foto, Cloaquinha. Esse momento com a Norelys no 1º BlogProgRS foi maravilhoso. Que ela venha muitas e muitas vezes ao Brasil. Fora, Yoani!

Diz-me com quem andas...2 http://goo.gl/RGSXT

grito da mandragora disse...

Que pena que ela não é patriota. Já foi dito que patriotismo é a crença que teu país é o melhor porque tu nasceu nele.

Ary disse...

Que tal colocar uma foto dela de costas?

Luis disse...

Aspirante a burguesa, lavaria muita privada no jet set daqui e não entraria nunca.

Professor Kico CEBRAPAZ-PR disse...

Esperamos tod@s na XXI Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba-Foz do Iguaçu de 13 a 15 de Junho e desde já pedimos ao blogueir@s que divulguem em suas redes.


http://www.facebook.com/events/416899825045517/

Norelys Morales Aguilera disse...

Muito obrigada a tod@s. A verdade é a verdade ea mentira tem pernas curtas

Anônimo disse...

Vacina contra o câncer?
Então como não conseguiram tratar o câncer do Hugo Chavez, e deixaram ele voltar para Venezuela tetraplégico para morrer?

Anônimo disse...

CÚba, segundo pesquisas, é a única ilha do planeta que não possui uma frota pesqueira.

É que é tão bom morar em CÚba, que se derem barcos para os pescadores se lançarem ao mar, TODOS eles acabarão indo parar em Miami.

Viva La revolución!!!

Ary disse...

O Instituto Millenium tinha, até então, 999 membros. Com a mais nova aquisição - Yoani -, passará a ter 1000 membros. Mudará de nome e se chamará "Milânus".

henrique de oliveira disse...

O asnônimo imbecil , a vacina é contra o câncer de pulmão e não de musculo (como é o caso de Chaves) outra coisa , CUBA tem sim uma frota pesqueira , e o governo se voce quizer dar uma de coitado e se aventurar até a Florida eles mesmos te põe no barco.

Anônimo disse...

Essa mulher é um monstro mesmo. Bacana é o cesare batisti, o sarney, o maluf, o dirceu, a marta, o renan e todos os outros aliados de vcs. como podem ser tão criticos aos outros e não assumirem que também não passam de um balde de esgoto?? Como se sentem tão puros?

Teresinha Carpes disse...

Anônimo medroso!!!

Anônimo disse...

Não tenho medo nenhum. O problema de vcs PTistas é que não aceitam o diferente e não conseguem argumentar sem ofender. Veja pelos comentarios desse post e de outros. Não quero receber msg em meu email ou twitter ou qualquer outro meio que não esse aqui. E você, Teresinha Carpes, por não ter intelecto suficiente para rebater o argumento, tenta ofender o argumentador. Saida tipica de quem não tem saida. Então se quiser manter um diálogo será com um anonimo mesmo. O dia que aprenderem a coexistir, quem sabe terei um nome. Medo de vagabundo eu não tenho e não terei, tenho é bode de gente chata.