terça-feira, 16 de julho de 2013

PASSE LIVRE EM PORTO ALEGRE - ZERO HORA LEVA JORNALISMO AO FUNDO DO POÇO




O tabloide gaúcho Zero Hora, braço impresso da organização mafiomidiática RBS, conseguiu superar seu próprio recorde de sabujismo e de sem-vergonhice jornalística, além de prestar um grandioso desserviço à população. 

Na noite desta segunda-feira, 15, em sua edição digital, o jornalixo apresentou trechos de uma entrevista feita com o prefeito de Porto Alegre, o lenhador José Fortunati, a propósito da ocupação da Câmara Municipal por integrantes do Bloco de Luta pelo Transporte Público. De joelhos dobrados, a repórter escalada para a tarefa faz a primeira pergunta, levantando a bola para o chefe do Executivo dizer o que já havia combinado com o editor, no caso, que o "prefeito descarta passe livre em Porto Alegre".

"Zero Hora — Há possibilidade de instituir o passe livre para estudantes e desempregados em Porto Alegre?"

A resposta, seca como um Merlot 2005 do Vale dos Vinhedos, trouxe uma revelação extraordinária.

"José Fortunati — Não. Em Porto Alegre nós já temos passe livre para os alunos das escolas municipais e estaduais. As pessoas não sabem disto, mas já existe."

Uau!!! O maior prefeito que a capital gaúcha já teve (1,98m) acabara de dizer que, em Porto Alegre, já existe o passe livre para os estudantes, mas que o povo dormita na ignorância do fato. Quer dizer, então, que aquele pessoal todo acampado no plenário da Câmara Municipal há dias, sem tomar banho e se alimentando de marmitex, está fazendo papel de trouxa? Ei, otários, desocupem imediatamente a Casa do Povo! Vocês estão muito mal assessorados. Não ouviram o prefeito dizer que já existe passe livre em Porto Alegre? Como é que vocês, estudantes profissionais, não sabiam disso? 

A questão é que, segundo o próprio Fortunati, "as pessoas não sabem disso". Mais curioso ainda é que a repórter, genuflexa, seguiu em frente, sem questionar o alcaide sobre a "existência" súbita de espampanante benefício. Como diria o grande humanista contemporâneo Boris Casoy, até mesmo o mais humilde gari, do alto de sua vassoura, teria replicado ao Grande Homem Público que raio de passe livre é esse!!! "Como é que nóis faiz pra usufruir desse direito, senhor doutor prefeito?", quereria saber qualquer porto-alegrense. Qualquer um, exceto Zero Hora e seu jornalismo-cidadão, preocupado mesmo é com a saúde financeira e com o lucro gordo das empresas de ônibus - permissionárias de serviço público, convém não esquecer. 

Mais adiante, já lambendo os sapatos número 45 do Magrão, a moça pergunta se ele, prefeito de Porto Alegre, já estava ciente de que, no final da tarde, uma juíza havia determinado a suspensão da ação de reintegração de posse na Câmara Municipal. "Não vi. Mas está bem", disse ele, revelando, por tabela, seu grau de interesse pelos assuntos da cidade que governa. 

Abaixo, copiamos o texto da histórica entrevista, considerando que ZH tem o saudável hábito de fazer sumir os links de suas reporcagens antológicas. 

Prefeito José Fortunati descarta passe livre em Porto Alegre
Chefe do Executivo disse município já fez tudo que podia com relação à redução da passagem

Letícia Costa
leticia.costa@zerohora.com.br

Em entrevista ao jornal Zero Hora, na noite desta segunda-feira, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, alegou que o município já fez tudo que podia com relação à redução da passagem do transporte coletivo. Mesmo com a pressão popular, com a ocupação do plenário da Câmara de Vereadores [sic] desde quarta-feira, ele alega que não há possibilidade de instituir atualmente o passe livre para estudantes e desempregados. Apostando na licitação que deve ser aberta no final do ano para uma mudança na qualidade e preços do transporte coletivo, Fortunati diz que o orçamento já está sendo prejudicado pela isenção do ISSQN que reduziu a passagem de ônibus para R$ 2,80 no começo do mês. Confira alguns trechos da entrevista:
Zero Hora — Há possibilidade de instituir o passe livre para estudantes e desempregados em Porto Alegre?
José Fortunati — Não. Em Porto Alegre nós já temos passe livre para os alunos das escolas municipais e estaduais. As pessoas não sabem disto, mas já existe.
ZH — E por que não se pode estender para desempregados?
Fortunati — Em primeiro lugar, porque é muito difícil estar acompanhando quem está desempregado ou não. Obviamente alguém tem de pagar a conta. A verba poderia vir via verba federal, pegar um recurso do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Precisa ser um política nacional.
ZH — A proposta dos manifestantes é de que as próprias empresas cubram o valor das passagens gratuitas, sem envolver governos. Isto é viável?
Fortunati — Claro que não. Vamos fazer uma licitação do transporte coletivo no final do ano e uma das condições é por menor preço. Neste momento não tem como mudar pura e simplesmente a planilha, até porque é pública. Vamos preparar a licitação e, a partir dela, quem oferecer as melhores condições vai vencer. Se algum empresário oferecer passe livre para desempregado, isso vai contar. Se algum oferecer passe livre para estudantes como vantagem vai constar como ponto positivo.
ZH — A pressão popular pode ajudar a prefeitura a avaliar uma possível mudança?
Fortunati — Não tem mais como. Já abri mão do ISS, de R$ 15 milhões que está fazendo falta no Orçamento Participativo. O que o município podia fazer, fez. O próximo passo agora é licitação do transporte coletivo.
ZH — De que forma você está se envolvendo com a ocupação da Câmara de Vereadores [sic] por manifestantes?
Fortunati — É um poder independente, só prestei minha total solidariedade, porque acho que é muito perigoso nós assistirmos ao Poder Legislativo sendo cerceado e a uma decisão judicial não sendo cumprida. São dois poderes para mim que foram afrontados.
ZH — Acha que deve ocorrer a intervenção da Brigada Militar?
Fortunati — Isso é outro poder, não é comigo.
ZH — O senhor viu que no começo da noite a Justiça desistiu da reintegração de posse?
Fortunati — Não vi. Mas está bem. Respeito as decisões judiciais. Acho que quando começamos a desrespeitar e rasgar decisões judiciais e afrontar o Legislativo, não permitindo que trabalhe normalmente, é muito perigoso. Esta história começa desta forma e termina de forma autoritária, isso me preocupa.

15 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rodrigo disse...

"É muito difícil estar acompanhando"!!!!!!!! Esta doeu, bem fundo... Além de lambe-botas, a jornalista é anarfa.

Anônimo disse...

Em Lisboa, alunos da rede pública têm redução de 25% apenas no valor das passagens. Aposentados e quem comprova se hipossuficiente tem 50% de desconto (tarifa social). Aqui é bem mais favorável. A revolta da tarifa tem conotações políticas, já que é incentivada por partidos.

Cloaca News disse...

Caro anônimo das 15h41: aceite, pois, nossa sugestão e vá morar em Lisboa. Lá, antes de pegar o autocarro, você precisa entrar na bicha...

António Je. Batalha disse...

Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

Anônimo disse...

Em NY, a tarifa básica de metrô e ônibus (sem trocador também) custa 6 reais. O Metrô de NY é uma m.... e todo mundo sabe disso. O busão de lá anda correndo, só recebe a grana trocada ou um ticket no valor da passagem. Em Bs.Aires a tarifa mínima é barata, mas é pra um trecho de até 3 km. Cada vez que você aumenta o percurso, o valor sobe consideravelmente. As gratuidades e reduções também são limitadas. O metrô argentino é velho e apertado. Pra fazer um trajeto grande, paga-se muito e viaja-se mal. Aqui, no Brasil, não é o pior dos mundos mas tem gente que tenta mostrar isso pra obter gano político pra partido que quer emergir na cena. É só isso. Cada um dos deputados e vereadores desse partido têm carro oficial e o utilizam.

Anônimo disse...

E ai Cloaca? O que você tem a dizer sobre a avaliação do desgoverno da Dilma? Realmente de poste em poste o Brasil vai acabar num apagão. Apagão não, agora na era Lula Apagão é apenas interrupção temporária de eletricidade. Apagão mesmo é coisa do famigerado FHC.

Ary disse...

Somente um estúpido, alguém profundamente ignorante, sem noção, um néscio por completo, usa, sem o menor critério, expressões tipo "em Lisboa é assim, na França isso e aquilo, na Inglaterra sei-lá-o-que, no Japão os professores não sei o que...". Ora, deixem de serem estúpidos. Uns bostas!

Ary disse...

O ANÔMALO "das 19:28" me faz lembrar de uma piada. É assim: "duas cidades rivalizavam para ver onde tinha o cabra mais macho. O cara que aguenta tudo, mesmo! Um deles foi provocado pelo outro: Se você é macho mesmo, se és um homem durão, mesmo, te desafio para o seguinte: Amanhã, lá pelas dez horas, quando terminar a missa (domingo, igreja lotadíssima), você ficará no meio da praça, por onde o povo da missa vai passar, e ficará nu, sendo carcado por um cara bem dotado. Se você for homem, mesmo, de verdade, fará isso. O "macho" aceitou e no domingo, na frente de umas trezentas pessoas, ficou de quatro enquanto o outro cara fazia o serviço. Durante o ato ele bradava: Você está metendo num macho! Sou homem! Me coma para valer! Mete tudo que eu sou durão! Sou cabra macho!". Pois é, o ANÔMALO se comporta como o cara passivo da piada. Ele está sendo enrabado e grita que é macho! Bocó!

Anônimo disse...

este ai de branco é um blogueiro da Rede de Difamação lambendo as botas de quem da a bufufa para suas atividades fofoquisticas.

Roberto disse...

Porque Dilma quer derrotar o PT nas próximas eleições? Um artigo de José Joaquim.
Acho que agora ninguém mais tem dúvidas. Ficou claro que Dilma, Paulo Bernardo e sua “entourage” da chamada base aliada, querem que o PT seja fragorosamente derrotado nas próximas eleições.
E eles fizeram isso na boa: dando ministérios em penca para uma chusma de ladrões e entupindo a mídia adversária e golpista com bilhões e bilhões por ano. E sem mídia aliada, sem política de comunicação social, ninguém pode esperar ter apoio popular. Só com a Voz do Brasil e 10 segundos de TV por semana dos enfadonhos discursos de nossa presidenta, o que nos resta é só esperar que a derrota pelo menos venha no campo da democracia, sem golpe militar e sem a proibição dos partidos políticos.
A questão é: por que ela faz isso? Porque Dilma quer que o PT perca as eleições e se desgaste cada vez mais? Porque ela não vai na reunião do Partido ? Porque ela quer mostrar que não é o PT? A resposta imediata é: para beneficiar Marina e Aécio. Ou será que Dilma e seu grupo tem algum outro candidato, mais de sua confiança, para nos impor à ultima hora como “salvador da democracia”? Ou ela preferiria que não houvesse eleições e que uma insurreição popular acabasse com seu governo e com o PT, principalmente? Mas por que alguém com o passado dela, faria isso? E em troca do quê?
“Síndrome de Estocolmo” ? Terá ela sofrido de Obama, alguma ameaça pessoal à sua vida ou de seus familiares, como Lula sofreu de George Bush? Ou simplesmente é uma questão política e ela sempre foi assim, preferindo continuar no governo com a direita, inclusive a extrema, e criminalizar o PT?
Afinal o PT, não Lula nem ela, eram ( eu disse eram ) o principal perigo para os interesses do império no Brasil, ao unificar a maior parte das forças de esquerda.
O PT é ( ou era?) o perigo para o império. Não Dilma. Nem Lula. Esses são mortais, são cooptáveis, são convencíveis, pessoas físicas. Que tem interesses, medos e ambições pessoais.
O PT é que precisa ( ou precisava ) ser destruído, por fora e por dentro pelo império através de seus muitos e bem pagos agentes.

Anônimo disse...

O PT de Lula está preparando um golpe contra Dilma. Duas das principais articulações são levar Franklin Martins para a Casa Civil e Ricardo Berzoini para o Ministério das Relações Institucionais. Este é o principal motivo para que a "presidenta" não vá ao encontro do PT, hoje, em Brasília. Quer mostrar independência em relação à Lula.

Ary disse...

Numa coisa eu concordo com o Roberto: O grande alvo é o PT - nunca foi Lula e nem é Dilma. O "time" dos EUA não é eleitoral. É histórico.

Anônimo disse...

Tu tá bem de branco né Cloaca? Ficaste na posição correta para lamber as botas do Lula.

Anônimo disse...

Quer comprar remédios controlados sem receita médica e sem complicação? Vendo emagrecedores, calmantes, anabolizantes, etc. Entre em contato pelo e-mail: acalantisprimeira@gmail.com e terei o maior prazer em atende-lo de maneira segura discreta e eficiente! Entrega em todo Brasil via Sedex ou Pac